Conheça os detalhes e regras dos envios de encomendas pelos Correios

Resumo do texto

  • Confira detalhes sobre os tipos de envio que você pode fazer pelos Correios;
  • Entenda como funciona a logística reversa para devolução de encomendas;
  • Veja o que não pode faltar na hora de enviar um pacote para seu cliente.

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Muitos donos de negócios escolhem os Correios na hora de despachar as compras. Isso acontece porque a empresa é uma das poucas que atende todos os municípios do Brasil com preços competitivos e diversidade nas opções de envio.

Se você quer contar com este serviço de entrega, o melhor caminho é entender tudo que a transportadora oferece, desde os diferentes tipos de frete até as regras da chamada logística reversa. 

Descubra a seguir como funciona o envio pelos Correios e confira informações que vão te ajudar a escolher a melhor opção de entrega para seus clientes.

Quais as opções de envios pelos Correios?

É possível fazer envio pelos Correios de 7 maneiras diferentes, usando PAC ou Sedex. Todas elas são rastreáveis e contam com indenização em caso de dano ou extravio.

Mas antes de começar, vamos explicar algo importante: os contratos. Eles são parcerias entre um negócio e os Correios. Quem assina tem direito a preços e prazos diferenciados.

Clique aqui e saiba mais sobre os contratos dos Correios.

PAC

PAC é a sigla para Prático, Acessível e Confiável. É o frete mais econômico dos Correios, disponível em todo o Brasil. Os prazos variam conforme a distância entre a loja e o cliente, porém, a média de entrega é de 10 dias úteis.

São permitidos pacotes de até 1 metro de comprimento e peso máximo de 50 quilos, para clientes com contrato, ou 30 quilos para quem não tem contrato.

É importante lembrar que pacotes entregues como PAC não são prioridade dos Correios, ou seja, os prazos costumam ser maiores do que o Sedex. Além disso, não são feitas entregas aos sábados.

PAC Mini

O PAC Mini funciona como o PAC tradicional, porém, é um serviço focado em encomendas com pesos e medidas bem menores.

O pacote pode pesar, no máximo, 300 gramas e as dimensões não podem ultrapassar 4 cm de altura, 16 cm de largura e 24 cm de comprimento.

O prazo de entrega é de 12 dias úteis e o serviço só está disponível para quem tem contrato. 

Sedex

O Sedex é o envio de encomendas mais conhecido do Brasil. Nesta modalidade seu pacote é tratado como prioridade, o que garante menor tempo de entrega. Os prazos também variam de acordo com a distância, porém, a entrega é bem mais rápida.

O serviço funciona em todas as cidades, não precisa de contrato e permite caixas com até 1 metro e 30 quilos. As entregas via Sedex funcionam em todos os dias úteis e aos sábados. Cada pacote passa por 3 tentativas de entrega antes de ser devolvido ao remetente.

Sedex 12, Sedex 10 e Sedex Hoje

Essas três modalidades são feitas para quem precisa enviar no menor tempo possível. Todas elas trabalham com as seguintes regras:

  1. disponível para clientes com ou sem contrato;
  2. pacotes de até 10 quilos;
  3. comprimento máximo de 1 metro;
  4. 3 tentativas de entrega;
  5. envios durante dias úteis e sábados.

A diferença entre eles está no prazo. No Sedex Hoje deve chegar no mesmo dia. Com Sedex 10 a encomenda chega até as 10h da manhã do dia seguinte (desde que não seja domingo, ok?). Com Sedex 12 o limite de horário sobe para 12h. 

Vale destacar que os preços são mais altos do que o valor cobrado no Sedex comum e no PAC. Além disso, os serviços não estão disponíveis para todo o Brasil.

Confira o site dos Correios antes de oferecer essas alternativas aos clientes. Veja outros detalhes na tabela abaixo:

* Se seu negócio tem contrato com os Correios, é possível enviar PACs ou Sedex maiores do que o limite máximo, porém, é preciso acertar este envio na agência.
** Nenhuma das modalidades pode ser usada para envio internacional.

Como funciona a logística reversa dos Correios?

Você sabe quais são as regras caso uma encomenda tenha que voltar para seu negócio? É isso que a logística reversa determina. Veja abaixo como funciona a política de devolução dos Correios.

ATENÇÃO: a logística reversa permite que o cliente devolva a compra sem custos, por isso, só está disponível para lojistas que possuem contrato com os Correios.

Logística reversa em agência

Caso o cliente tenha que devolver o pacote recebido, basta ir até a agência com o e-ticket em mãos e mandar a encomenda de volta até você. O e-ticket é gerado pelo seu negócio e deve ser enviado ao cliente via e-mail.

Essa opção, que atende PACs e todos os Sedex, está disponível no Brasil inteiro e funciona de segunda a sábado em qualquer agência. 

Logística reversa domiciliar

O cliente solicita a troca do produto e depois aguarda o carteiro buscar a encomenda no endereço de entrega. O agendamento pode ser feito até 30 dias após o pedido e o recolhimento acontece apenas em dias úteis, com 2 tentativas de contato.

O serviço está disponível para PACs e Sedex em 680 cidades do Brasil. Consulte o site dos Correios para confirmar se sua região é atendida.

Logística reversa simultânea

A devolução da encomenda acontece no mesmo momento da troca. O cliente deve acionar seu negócio, pedir pela substituição e aguardar a chegada do novo pacote.

A coleta só acontece de segunda a sexta e pode ser agendada. A disponibilidade também varia de acordo com a região.

Como preencher os dados e fazer envio pelos Correios?

Para não errar na hora de despachar um pacote do cliente, nunca esqueça de seguir os passos abaixo.

1. Adicione o endereço de destino e o peso do pacote

Depois de embalar o produto na caixa certa você deve tirar as medidas. Elas servem de base para calcular o preço. São elas:

  1. peso,
  2. altura;
  3. largura;
  4. comprimento.

Com esses dados mais o destino da entrega, você pode simular o valor do frete direto no site dos Correios. Para saber o preço, o endereço precisa estar completo. Não esqueça de colocar:

  1. nome do cliente;
  2. endereço com informações sobre a rua, número do imóvel, bairro, município e complemento (exemplo: número do apartamento);
  3. unidade federativa (o Estado onde a cidade está localizada);
  4. CEP.

Agora é só preencher as informações direto na caixa ou imprimir uma etiqueta para deixar sua embalagem ainda mais profissional.

2. Coloque a declaração do conteúdo ou a NF no pacote

A declaração de conteúdo pode substituir a nota fiscal e deve informar tudo o que está dentro do pacote. Ela deve ser colada no lado de fora da caixa.

A NF é exigida em alguns casos, por isso, antes de encaminhar verifique esse detalhe. Caso você envie a nota, ela não precisa estar do lado de fora da caixa.

Deixe seu frete mais simples e econômico com Envio Fácil

O Envio Fácil foi criado para deixar o frete bem mais simples, barato e organizado. Com ele você pode despachar encomendas para todo o Brasil, tudo com seguro contra perdas e extravios, além do preço especial que não é encontrado em nenhuma agência dos Correios.

Usando o Envio Fácil, você pode diminuir o preço do frete e tem a praticidade de simular o valor das encomendas antes de fechar negócio.

Ele pode ser usado junto com os Checkouts PagSeguro, PagVendas, Link de Pagamento e na hora da postagem tudo é bem prático. Basta imprimir a etiqueta, colar no pacote e ir até à agência mais próxima de você!

Enviar pelos Correios fica muito mais fácil se você é nosso cliente! Conheça o Envio Fácil e traga economia e modernidade para seu frete!

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