Resumo do texto
- Confira detalhes sobre os tipos de envio que você pode fazer pelos Correios;
- Entenda como funciona a logística reversa para devolução de encomendas;
- Veja o que não pode faltar na hora de enviar um pacote para seu cliente.
Muitos donos de negócios escolhem os Correios na hora de despachar as compras. Isso acontece porque a empresa é uma das poucas que atende todos os municípios do Brasil com preços competitivos e diversidade nas opções de envio.
Se você quer contar com este serviço de entrega, o melhor caminho é entender tudo que a transportadora oferece, desde os diferentes tipos de frete até as regras da chamada logística reversa.
Descubra a seguir como funciona o envio pelos Correios e confira informações que vão te ajudar a escolher a melhor opção de entrega para seus clientes.
Quais as opções de envios pelos Correios?
É possível fazer envio pelos Correios de 7 maneiras diferentes, usando PAC ou Sedex. Todas elas são rastreáveis e contam com indenização em caso de dano ou extravio.
Mas antes de começar, vamos explicar algo importante: os contratos. Eles são parcerias entre um negócio e os Correios. Quem assina tem direito a preços e prazos diferenciados.
Clique aqui e saiba mais sobre os contratos dos Correios.
PAC
PAC é a sigla para Prático, Acessível e Confiável. É o frete mais econômico dos Correios, disponível em todo o Brasil. Os prazos variam conforme a distância entre a loja e o cliente, porém, a média de entrega é de 10 dias úteis.
São permitidos pacotes de até 1 metro de comprimento e peso máximo de 50 quilos, para clientes com contrato, ou 30 quilos para quem não tem contrato.
É importante lembrar que pacotes entregues como PAC não são prioridade dos Correios, ou seja, os prazos costumam ser maiores do que o Sedex. Além disso, não são feitas entregas aos sábados.
PAC Mini
O PAC Mini funciona como o PAC tradicional, porém, é um serviço focado em encomendas com pesos e medidas bem menores.
O pacote pode pesar, no máximo, 300 gramas e as dimensões não podem ultrapassar 4 cm de altura, 16 cm de largura e 24 cm de comprimento.
O prazo de entrega é de 12 dias úteis e o serviço só está disponível para quem tem contrato.
Sedex
O Sedex é o envio de encomendas mais conhecido do Brasil. Nesta modalidade seu pacote é tratado como prioridade, o que garante menor tempo de entrega. Os prazos também variam de acordo com a distância, porém, a entrega é bem mais rápida.
O serviço funciona em todas as cidades, não precisa de contrato e permite caixas com até 1 metro e 30 quilos. As entregas via Sedex funcionam em todos os dias úteis e aos sábados. Cada pacote passa por 3 tentativas de entrega antes de ser devolvido ao remetente.
Sedex 12, Sedex 10 e Sedex Hoje
Essas três modalidades são feitas para quem precisa enviar no menor tempo possível. Todas elas trabalham com as seguintes regras:
- disponível para clientes com ou sem contrato;
- pacotes de até 10 quilos;
- comprimento máximo de 1 metro;
- 3 tentativas de entrega;
- envios durante dias úteis e sábados.
A diferença entre eles está no prazo. No Sedex Hoje deve chegar no mesmo dia. Com Sedex 10 a encomenda chega até as 10h da manhã do dia seguinte (desde que não seja domingo, ok?). Com Sedex 12 o limite de horário sobe para 12h.
Vale destacar que os preços são mais altos do que o valor cobrado no Sedex comum e no PAC. Além disso, os serviços não estão disponíveis para todo o Brasil.
Confira o site dos Correios antes de oferecer essas alternativas aos clientes. Veja outros detalhes na tabela abaixo:
* Se seu negócio tem contrato com os Correios, é possível enviar PACs ou Sedex maiores do que o limite máximo, porém, é preciso acertar este envio na agência.
** Nenhuma das modalidades pode ser usada para envio internacional.
Como funciona a logística reversa dos Correios?
Você sabe quais são as regras caso uma encomenda tenha que voltar para seu negócio? É isso que a logística reversa determina. Veja abaixo como funciona a política de devolução dos Correios.
ATENÇÃO: a logística reversa permite que o cliente devolva a compra sem custos, por isso, só está disponível para lojistas que possuem contrato com os Correios.
Logística reversa em agência
Caso o cliente tenha que devolver o pacote recebido, basta ir até a agência com o e-ticket em mãos e mandar a encomenda de volta até você. O e-ticket é gerado pelo seu negócio e deve ser enviado ao cliente via e-mail.
Essa opção, que atende PACs e todos os Sedex, está disponível no Brasil inteiro e funciona de segunda a sábado em qualquer agência.
Logística reversa domiciliar
O cliente solicita a troca do produto e depois aguarda o carteiro buscar a encomenda no endereço de entrega. O agendamento pode ser feito até 30 dias após o pedido e o recolhimento acontece apenas em dias úteis, com 2 tentativas de contato.
O serviço está disponível para PACs e Sedex em 680 cidades do Brasil. Consulte o site dos Correios para confirmar se sua região é atendida.
Logística reversa simultânea
A devolução da encomenda acontece no mesmo momento da troca. O cliente deve acionar seu negócio, pedir pela substituição e aguardar a chegada do novo pacote.
A coleta só acontece de segunda a sexta e pode ser agendada. A disponibilidade também varia de acordo com a região.
Como preencher os dados e fazer envio pelos Correios?
Para não errar na hora de despachar um pacote do cliente, nunca esqueça de seguir os passos abaixo.
1. Adicione o endereço de destino e o peso do pacote
Depois de embalar o produto na caixa certa você deve tirar as medidas. Elas servem de base para calcular o preço. São elas:
- peso,
- altura;
- largura;
- comprimento.
Com esses dados mais o destino da entrega, você pode simular o valor do frete direto no site dos Correios. Para saber o preço, o endereço precisa estar completo. Não esqueça de colocar:
- nome do cliente;
- endereço com informações sobre a rua, número do imóvel, bairro, município e complemento (exemplo: número do apartamento);
- unidade federativa (o Estado onde a cidade está localizada);
- CEP.
Agora é só preencher as informações direto na caixa ou imprimir uma etiqueta para deixar sua embalagem ainda mais profissional.
2. Coloque a declaração do conteúdo ou a NF no pacote
A declaração de conteúdo pode substituir a nota fiscal e deve informar tudo o que está dentro do pacote. Ela deve ser colada no lado de fora da caixa.
A NF é exigida em alguns casos, por isso, antes de encaminhar verifique esse detalhe. Caso você envie a nota, ela não precisa estar do lado de fora da caixa.
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O Envio Fácil foi criado para deixar o frete bem mais simples, barato e organizado. Com ele você pode despachar encomendas para todo o Brasil, tudo com seguro contra perdas e extravios, além do preço especial que não é encontrado em nenhuma agência dos Correios.
Usando o Envio Fácil, você pode diminuir o preço do frete e tem a praticidade de simular o valor das encomendas antes de fechar negócio.
Ele pode ser usado junto com os Checkouts PagSeguro, PagVendas, Link de Pagamento e na hora da postagem tudo é bem prático. Basta imprimir a etiqueta, colar no pacote e ir até à agência mais próxima de você!
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