Contribuição MEI 2022: veja o novo valor da taxa

Resumo do texto

  • Veja qual o valor da contribuição para 2022;
  • Entenda por que o MEI precisa pagar a contribuição mensal;
  • Conheça outras mudanças que afetam os microempreendedores.

Pague a sua contribuição MEI pelo super app PagBank!

 

Você sabia que o aumento do salário mínimo afeta a vida de quem é MEI? Se você é um Microempreendedor Individual saiba que o valor da contribuição MEI vai aumentar a partir de 20 de fevereiro.

Entenda melhor como funciona essa contribuição, os novos valores e outras mudanças para 2022.

Artigos que podem ser do seu interesse:

Confira o novo valor da Contribuição MEI 2022

O que é a Contribuição MEI?

O MEI tem direito a benefícios como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença. Para garantir tudo isso ao Microempreendedor Individual existe a contribuição MEI, no formato do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Assim como no pagamento do profissional CLT é descontado todos os meses o valor do INSS, o DAS precisa ser pago pelo MEI para manter o CNPJ regular.

Qual o valor da contribuição do MEI 2022?

O valor do DAS é 5% do salário mínimo mais os impostos de acordo com a atividade exercida. Com o aumento do salário mínimo para R$1.212, o valor da contribuição MEI também vai aumentar.

O primeiro pagamento do novo valor será em fevereiro de 2022, quando é pago o DAS referente a janeiro. No primeiro mês do ano, ainda se mantém o valor antigo, já que o DAS é referente a dezembro de 2021.

Como fazer o pagamento da contribuição do MEI em 2022?

Para ficar em dia com as contribuições do MEI, é preciso entrar no Portal do Empreendedor ou no Programa Gerador PGMEI e emitir o boleto do DAS, o documento de arrecadação. Esse acesso pode ser feito através de três canais:

O vencimento do DAS-MEI é todo dia 20 do mês. Então, já coloque um alarme no calendário do celular e não esqueça de pagar a contribuição do MEI! Agora também é possível pagar pelo débito automático, use a conta PagBank para realizar o pagamento direto do super app.

Quais são as principais mudanças do MEI 2022?

Junto com a mudança no valor da contribuição do MEI, o limite de faturamento e a contratação de funcionários também mudou. Veja:

Novo limite de faturamento

Uma mudança importante para esse ano é o aumento do limite de faturamento do MEI. O novo limite de faturamento do MEI pode passar para R$130 mil, depende da aprovação do governo.

Novo formato para contratação de funcionários

Em 2022, a quantidade de funcionários que podem ser contratados por um MEI subiu de 1 para 2. Agora, o empreendedor pode assinar a carteira de duas pessoas pagando o piso salarial da categoria ou 1 salário mínimo.

Novo valor da contribuição

Reforçando a informação, em 2022 o MEI terá que pagar um novo valor de contribuição mensal. O pagamento, que é feito através do DAS, acompanha o aumento do salário mínimo e varia de acordo com a atividade.

Confira os novos valores de contribuição do MEI 2022:

Mantenha a contribuição do MEI em dia!

Muitos profissionais estão atuando como MEI e, por isso, acham que perderam alguns benefícios como aposentadoria e auxílio-doença. Porém, isso não é verdade! Esses direitos também podem ser aproveitados por quem é Microempreendedor Individual.

Para aproveitar esses benefícios, é preciso manter a contribuição do MEI em dia. Ela é o equivalente ao pagamento do INSS de quem trabalha com carteira assinada.

A diferença é que para o profissional em CLT, o desconto é feito automaticamente e para o MEI, é preciso que ele faça a emissão do DAS e pague.

Se você deixar de pagar o DAS por 12 meses consecutivos, pode perder os benefícios, portanto, fique atento e mantenha os pagamentos em dia.

Aumento da contribuição do MEI: entenda o que muda em 2022

Neste artigo você ficou sabendo todas as mudanças que o MEI vai ter em 2022. São elas:

  • a contribuição MEI funciona da mesma forma que o INSS e garante benefícios para os microempreendedores;
  • com o aumento do salário mínimo, o valor da contribuição do MEI em 2022 aumentou, confira a tabela apresentada com os valores de acordo com a atividade;
  • o pagamento do DAS-MEI deve ser feito mensalmente e é responsabilidade do MEI emitir o boleto;
  • mantenha a contribuição em dia e aproveite os benefícios que tem direito, como auxílio-doença e aposentadoria.

Pague a sua contribuição MEI pelo super app PagBank!!