Conheça ações simples para economizar e reduzir os custos domésticos

Resumo do texto

  • Veja como cortar gastos de maneira eficiente;
  • Dicas para reduzir custos e manter as contas em dia;
  • Saiba como administrar seu dinheiro com uma conta digital completa.

Baixe já o app PagBank!

 

Cortar gastos pessoais e reduzir despesas domésticas é um desafio para a maioria das famílias brasileiras, no entanto é uma etapa essencial para equilibrar as contas e seguir um planejamento financeiro saudável.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fecomercio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o valor médio das despesas essenciais das famílias brasileiras, incluindo gastos com alimentação, combustível e habitação, aumentou em 33% nos últimos 12 meses.

O resultado? Muitas vezes as despesas mensais ultrapassam o orçamento disponível, causando endividamento. Saiba como reduzir custos domésticos e manter as finanças em ordem com dicas simples.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

É possível cortar gastos de maneira eficiente?

Sim, é possível cortar despesas da casa sem diminuir drasticamente sua qualidade de vida. Qualquer pessoa, independentemente da sua renda, pode começar a reduzir custos com um planejamento financeiro.

O planejamento é uma forma de controle das suas despesas e renda mensal. De forma simples, você separa despesas fixas (como água, luz e alimentação) de despesas variáveis (como material escolar, cartão de crédito e lazer) e observa para onde sua renda mensal está indo.

Para facilitar sua vida, temos uma planilha que te ajudará a montar seu planejamento financeiro e ter um controle maior sobre o seu dinheiro.

Baixe a planilha de gastos anual e organize seu orçamento!

Por que reduzir os custos da casa pode ser uma boa para você?

Economizar com despesas domésticas durante todo o mês traz diversos benefícios para sua saúde financeira.

Primeiro, economizar significa mais dinheiro para investir. Se você tem como sonho comprar sua casa própria ou fazer uma viagem inesquecível, cortar custos e aplicar esse dinheiro em algum investimento te deixará ainda mais próximo de realizar seu sonho.

Outro ponto positivo é a diminuição do estresse. Sem controle financeiro, suas dívidas acabam virando uma grande bola de neve, com atrasos e juros altos. Quando fazemos um planejamento e entendemos como cortar custos, assumimos o controle do nosso dinheiro e evitamos esse problema.

Tudo isso ajuda você a se tornar uma pessoa mais disciplinada em relação ao dinheiro e valorizar ainda mais cada centavo da sua renda!

10 dicas para reduzir custos e cortar gastos

Se você está enfrentando dificuldades em identificar quais custos reduzir ou cortar, preparamos essas dicas para ajudar no seu planejamento financeiro!

1. Coloque na ponta do lápis quais são seus gastos fixos

Despesas recorrentes são aquelas que se repetem todo mês e que você tem uma certa previsibilidade sobre o valor, como por exemplo:

  • Aluguel do seu imóvel;
  • Contas de luz, água, gás e internet;
  • Cartão de crédito (importante também separar cada gasto do cartão);
  • Seguro do automóvel;
  • Mensalidades de escolas, faculdades ou cursos;
  • Plano de saúde;
  • Impostos como IPTU e IPVA;
  • Alimentação e compras de materiais de limpeza, higiene pessoal, etc;
  • Gastos com transporte público ou combustível;
  • Pagamentos de dívidas, como empréstimos.

Porém, apesar de serem despesas fixas, é possível reduzir alguns desses gastos. 

Procurar por opções mais econômicas, como um plano de internet mais novo, renegociar valores de dívidas, ir com uma lista para o mercado e outras pequenas atitudes ajudam a reduzir custos de forma significativa.

Aprenda como quitar dívidas com 5 dicas essenciais!

2. Defina o que é essencial e o que não é

Colocando suas despesas fixas na planilha de planejamento financeiro, você consegue identificar melhor quais gastos são essenciais e quais estão consumindo muito do orçamento.

Muitas vezes fazemos compras por impulso, gastamos mais do que o planejado ou assinamos produtos e serviços que não são usados com frequência.

Reflita sobre os seus gastos e entenda quais são prioritários no seu dia a dia!

3. Monte um orçamento mensal

Com as despesas fixas e essenciais anotadas, o próximo passo é criar um orçamento mensal para ser seguido à risca.

Uma forma prática para montar seu orçamento mensal é a regra 50-30-20. Ela ajuda a dividir seus gastos e distribuir o seu dinheiro para contas, lazer e investimentos.

Por meio dela, o orçamento mensal é dividido da seguinte forma:

  • 50% da sua renda destinada a gastos fixos;
  • 30% destinado a gastos variáveis, como lazer;
  • 20% aplicado em investimentos, para garantir um futuro financeiro mais estável.

O objetivo é equilibrar sua receita e gastos de forma objetiva, de modo que você consiga pagar suas contas em dia, aproveitar a vida e cuidar do seu futuro.

Descubra como aplicar a regra 50-30-20 de forma prática!

4. Mantenha suas contas em dia

Qual maneira mais eficaz de cortar custos do que evitar juros por contas em atraso?

Por mais básico que essa dica possa ser, muitas pessoas não têm controle sobre o vencimento das suas contas e acabam pagando juros elevados.

Para manter suas finanças em dia, você pode recorrer a duas práticas: colocar a mesma data de vencimento para todas as contas ou deixá-las em débito automático, evitando que você perca prazos.

Não consegue colocar tudo em débito automático? Então, marque no calendário o dia exato para pagar boletos e despesas.

5. Conte com a ajuda de um planner financeiro

Já colocamos a planilha de planejamento financeiro antes, mas não custa reforçar, pois essa dica é muito importante!

O planner permite uma melhor visualização de suas finanças e te ajuda a tomar decisões mais conscientes. Com ele, será possível organizar seus ganhos, despesas e investimentos, tendo uma visão clara de suas finanças pessoais.

6. Na hora de comprar, pesquise preços e promoções

Quando for planejar qualquer compra, seja ela grande ou pequena, é preciso pesquisar para encontrar a melhor oferta. Se você possui o hábito de comprar por impulso e sem procurar preços e outras opções, dificilmente conseguirá economizar e provavelmente vai ter o arrependimento da compra.

Não se deixe levar pela tentação de explorar as novidades e produtos que estão em alta. Além disso, procure cupons de descontos e plataformas de cashback para reduzir ainda mais o custo do produto.

Dessa forma, é possível evitar gastos desnecessários e manter as finanças pessoais sob controle.

7. Utilize o cartão de crédito com sabedoria

O cartão de crédito pode ser seu pior inimigo na luta para reduzir custos e despesas. Em 2022, os juros rotativos do cartão saltaram de 347,4% para 409,3% ao ano.

Ou seja, ao usar seu cartão de forma descontrolada, não só contrairá uma dívida grande, como também terá dificuldade de conseguir outras formas de crédito em bancos.

Por isso, defina um limite de gastos que respeite seu orçamento mensal. Faça o acompanhamento dos gastos diariamente e evite parcelar a fatura do seu cartão para fugir de juros e encargos financeiros.

À vista ou parcelado? Descubra as vantagens e desvantagens!

8. Escolha operadoras com bom custo-benefício

Ter um bom plano de internet, telefone, televisão à cabo e celular é essencial no nosso dia a dia. Mas, será que você escolheu a opção com melhor custo-benefício disponível?

Hora de pesquisar e comparar os preços! Muitas empresas oferecem combos com preços mais atrativos, gerando maior economia em despesas da sua casa no final do mês.

E muita paciência na hora de negociar! Ligue para cada operadora, veja a possibilidade de descontos e faça a escolha final após esgotar todas suas opções.

9. Prefira fazer refeições em casa

É muito fácil cair na tentação de sair para comer fora ou pedir um delivery. Por mais que essas opções sejam realmente práticas, o susto com a fatura é grande no final do mês.

Para cortar gastos em relação à alimentação, uma boa prática é cozinhar mais em casa e preparar marmitas com almoço e lanches para levar para o trabalho, faculdade, escola e outros locais. Seu bolso e a sua saúde agradecem!

10. Leve uma lista de compras para o supermercado

Um biscoitinho mais caro ali, um produto de limpeza diferente aqui… Ir ao supermercado sem planejamento é o terror de quem precisa economizar.

Não que você deva abrir mão de um doce que tanto gosta, mas é preciso que esse gasto esteja dentro da sua lista e do seu planejamento. 

Além de contribuir para o corte de gastos, outro benefício da lista é ter maior consciência na hora das compras e evitar desperdício de alimentos.

Fazer essa lista, é mais simples do que você imagina. Aprenda como planejar suas compras e economizar no mercado!

Tenha uma conta digital para agendar pagamentos, investir e muito mais!

Quer a solução perfeita para controlar seu orçamento mensal, com cartão de crédito, boletos e investimentos sem pagar nada por isso? 

A conta digital PagBank foi feita para ajudar a reduzir gastos de forma prática.

Criando sua conta, você tem acesso a:

  • Agendamentos de boletos para organizar seus pagamentos;
  • Investimentos em CDBs PagBank sem limite de aplicação e o valor será convertido em limite de cartão de crédito;
  • Outras opções de investimentos, como Tesouro Direto, Fundos de Investimentos, Ações, Fundos Imobiliários e muito mais;
  • Conheça também o Poupar Automático com saldo da conta do PagBank!

Aproveite essas e outras diversas funcionalidades para administrar seu dinheiro e economizar!

Baixe já o app PagBank!