O que é e como funciona o Copom?

Resumo do texto

  • O que é Copom?
  • Saiba por que ele é importante para economia brasileira;
  • Entenda a relação entre o Copom e os investimentos.

Invista com a conta digital PagBank!

 

Copom é a sigla para Comitê de Política Monetária, um órgão do Banco Central, que tem funções importantíssimas para a economia brasileira.

As decisões desse comitê podem impactar diretamente o seu dia a dia, desde a facilidade em obter crédito até a rentabilidade de seus investimentos.

Por isso, vale a pena entender como funciona o Copom, a sua história e que tipo de influência ele tem sobre sua vida financeira.

O que é o Copom?

O Copom é o órgão do Banco Central que determina a Selic. Essa taxa tem impacto direto na economia e no seu bolso. 

Segundo o Banco Central, a Selic é o principal instrumento de política monetária do país. Ela influencia todas as taxas de juros dos financiamentos, empréstimos e das aplicações financeiras em geral.

Quando surgiu o Copom?

O Comitê foi criado em 20 de junho de 1996, inspirado no Federal Open Market Committee e com influência do Central Bank Council, da Alemanha.

Em 1999, foram criadas as “metas da inflação”, que funcionam da seguinte maneira: 

  • O Conselho Monetário Nacional (CMN) define a meta da inflação;
  • O Copom determina a taxa de juros considerada adequada, buscando estabilizar a moeda e estimular o desenvolvimento econômico e social do país;
  • O Banco Central se compromete a fazer as mudanças na política monetária para que a meta seja atingida.

Quem são os integrantes do Copom?

O Comitê de Política Monetária é formado pela alta cúpula do Banco Central, ou seja, presidente e diretores.

Como se trata de um órgão colegiado, os integrantes consideram a maioria simples dos votos para a tomada de decisões.

Qual é a relação entre Copom e Taxa Selic?

O Copom é o responsável por definir a Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. 

A cada reunião do comitê, os seus representantes determinam se ela será alterada ou mantida.

Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Confira este conteúdo

Como funciona uma reunião do Copom?

A cada 45 dias, os integrantes do Comitê se reúnem para analisar a inflação, verificar a situação econômica do país e determinar o novo valor da Selic. 

Não existe uma regra dizendo que ela deve ser alterada a cada reunião, mas a decisão acontece com base nos relatórios econômicos.

Quando há a necessidade de desacelerar a inflação, a meta da Selic é ajustada para cima. Por outro lado, quando o objetivo é estimular o consumo, o Copom reduz a taxa básica de juros.

Essas medidas visam equilibrar a economia e influenciar o comportamento dos consumidores para promover um ambiente favorável ao crescimento econômico. 

Quando é a próxima reunião do Copom?

Deslize para mais informações
Próximas reuniões do Copom – 2023
02 agosto
20 de setembro
01 de novembro
13 de dezembro

Entenda a importância do Copom para a economia brasileira

As decisões do Copom influenciam a economia brasileira em diversos aspectos:

  • Controle da inflação: através do ajuste da taxa básica de juros, o comitê busca a estabilidade da economia e o controle dos preços;
  • Política monetária: as correções da Selic afetam o custo do crédito, os investimentos e o consumo;
  • Atratividade de investimentos: as decisões do Copom impactam a rentabilidade de diversos produtos financeiros e podem atrair ou desestimular a alocação de recursos, inclusive de investidores estrangeiros.

Como o Copom toma suas decisões de política monetária?

O Copom avalia indicadores econômicos, projeções de inflação, perspectivas para a economia e outros fatores relevantes. Aqui estão os principais pontos que influenciam as decisões do comitê:

  • Inflação: a análise da inflação é um fator chave para as decisões do comitê, que analisa tanto o cenário atual, quanto às expectativas futuras, utilizando indicadores como IPCA e IPC;
  • Contas públicas: avaliar o equilíbrio entre receitas e despesas públicas também é importante, já que um desequilíbrio fiscal pode impactar a inflação e a estabilidade econômica;
  • Atividade econômica: o Copom considera o desempenho da economia, incluindo indicadores, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o nível de emprego, os investimentos, etc;
  • Cenário externo: a instabilidade em mercados internacionais ou mudanças nas condições externas podem ter impacto sobre a economia brasileira, influenciando as decisões do Copom.

O que é e como funciona o COPOM?

Entenda a relação entre o Comitê de Política Monetária e os investimentos

Como vimos anteriormente, as decisões do Copom influenciam os investimentos e o mercado financeiro em geral.

As mudanças na Selic têm efeito nas taxas de remuneração, o que afeta a rentabilidade de várias aplicações financeiras, principalmente as de renda fixa, como:

Se a Selic aumentar, os ganhos dos investimentos pós-fixados sobem, se diminuir, o lucro desses investimentos cai.

Já os investimentos em renda variável, como as ações, FIIs e BDRs são afetados de forma indireta.

Por exemplo, quando o Copom mantém a Selic alta, os investimentos em renda fixa se tornam mais atrativos, certo? O resultado disso é que a procura por ações e outros ativos de renda variável diminui.

Além disso, a taxa Selic influencia o custo do crédito para as empresas, o que pode afetar seus lucros e, consequentemente, o desempenho das ações.

Escolha os melhores investimentos com a ajuda do PagBank

Agora que você já sabe como funciona o Copom, conheça os benefícios de investir com o PagBank. 

Sem experiência? Não tem problema. As carteiras recomendadas mostram onde colocar seu dinheiro de forma fácil e segura.

Basta clicar em uma das opções abaixo para descobrir as orientações dos nossos especialistas:

Invista com a conta digital PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”