Como fazer uma gestão de investimentos eficiente e cuidar da sua carteira?

Resumo do texto

  • O que é gestão de investimentos e quais são os tipos?
  • Como fazer uma boa gestão da carteira?
  • Veja a melhor opção para investir e diversificar sua carteira.

 

A gestão de investimentos é uma prática fundamental para quem deseja realizar sonhos. Seja a compra da casa própria, uma viagem ou apenas para garantir uma aposentadoria tranquila.

No entanto, muitos acreditam que é uma atividade complexa ou têm medo de tomar decisões erradas na hora de investir.

Se o mundo dos investimentos é uma novidade para você ou caso o seu desejo seja aprimorar sua estratégia para ter retornos melhores, é essencial aprender como gerenciar sua carteira de investimentos de forma eficaz.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Entenda o que é gestão de investimentos!

A gestão de investimentos possui como principal objetivo maximizar os lucros e minimizar riscos obtidos após a aplicação de dinheiro em algum ativo. Sendo que esses lucros podem vir por meio de dividendos, juros ou ganho de capital, que nada mais é do que o lucro resultante da venda de um ativo.

É um processo essencial para qualquer pessoa que deseja multiplicar o dinheiro investindo.

Há também profissionais especialistas na área, conhecidos como gestores de investimentos. Eles atuam na supervisão dos investimentos de seus clientes, dividindo a carteira por objetivos e administrando os ativos.

Como funciona a gestão de investimentos?

O processo de gestão de investimentos envolve seleção, monitoramento e ajustes dos ativos de uma carteira de investimentos, com o objetivo de maximizar o retorno dentro do nível de risco escolhido.

As etapas da gestão envolvem:

  • Identificação dos objetivos de investimentos, como aposentadoria, educação, compra de um lar, dentre outros;
  • Definição do perfil de risco, considerando fatores como idade, conhecimento sobre investimentos, tolerância a riscos e potenciais perdas;
  • Alocação de ativos financeiros, que estabelece uma estratégia de alocação entre as diversas classes de produtos, que incluem ativos pós-fixados e prefixados, ações, entre outros;
  • Seleção dos investimentos, com base em análises e previsões de desempenho;
  • Monitoramento e ajustes da carteira, de forma regular, para evitar grandes perdas.

Toda gestão de investimentos também deve considerar outros fatores, como momento político, risco de crédito, de mercado e de liquidez. Eles interferem diretamente no rendimento dos ativos.

Quais são os tipos de gestão de investimentos?

Quando se trata de gestão de investimentos, há duas abordagens principais: ativa e passiva. A principal diferença entre as duas são os resultados esperados.

Na gestão ativa, o objetivo fundamental do gestor é superar os índices econômicos de referência, buscando um rendimento acima da média. Já na gestão passiva, o objetivo é replicar o desempenho do índice, sem tentar superá-lo.

A escolha do melhor tipo de investimento depende dos seus objetivos e do seu conhecimento no mercado financeiro.

1. Gestão de investimentos ativa

A gestão ativa tem como objetivo superar os índices do mercado financeiro como um todo. É um processo que envolve tomadas de decisões complexas e para quem está disposto a assumir riscos maiores.

Os gestores de investimentos ativos fazem análises detalhadas de empresas e setores, utilizando informações macroeconômicas, como juros e inflação no caso da Renda Fixa, para identificar tendências do mercado e tomar decisões com base nelas.

Como muitas pessoas não possuem tempo e conhecimento para buscar de forma detalhada essas informações, existem fundos e carteiras automatizadas que aplicam em diversos produtos de investimentos.

2. Gestão de investimentos passiva

Aqui, o gestor monta a carteira para que ela reflita as variações de um determinado ativo ou índice (benchmark).

Por exemplo: os ETF, sigla para “Exchange Traded Fund”, são negociados diretamente na B3. Como referência, estes fundos utilizam algum índice da Bolsa de Valores (como o Ibovespa) ou outros indicadores econômicos atrelados a sua rentabilidade.

Nesse caso, não há nenhuma avaliação de oportunidade, apenas a reprodução do índice de referência. Por isso o termo “gestão passiva”, já que ela depende do comportamento de um outro elemento.

Outro exemplo de gestão de investimentos passiva é a uma carteira com benchmark CDI e aplicações em Tesouro Selic. Desse modo, o objetivo é alcançar uma rentabilidade próxima ao indicador escolhido.

Como fazer uma boa gestão de Investimentos?

Como fazer uma boa gestão de investimentos?

Ao contrário do que muitos acreditam, não é preciso ser um grande especialista do mercado financeiro para fazer uma boa gestão da sua carteira de investimentos.

Hoje, investir é algo democrático e simples, com opções para todos os perfis e objetivos. Selecionamos algumas dicas e boas práticas para ajudar na gestão dos seus investimentos:

Quais são seus objetivos financeiros?

Essa é a primeira pergunta a ser feita para ajudar na definição da sua estratégia de investimentos. É preciso definir metas de curto, médio e longo prazo, confira alguns exemplos:

  • Metas de curto prazo: economizar para uma viagem de férias, pagar alguma dívida ou fazer uma compra grande, como uma geladeira moderna ou a televisão que você sempre quis;
  • Metas de médio prazo: juntar dinheiro para dar entrada em um imóvel, comprar um carro zero quilômetro, fazer uma reforma na sua moradia ou abrir um negócio;
  • Metas de longo prazo: poupar para sua aposentadoria, alcançar a tão sonhada independência financeira, quitar um imóvel ou fazer investimentos para ter renda passiva.

Conheça seu perfil de risco

Perfil de risco é uma maneira de avaliar o quanto você estará disposto a assumir riscos em seus investimentos. Há três perfis mais comuns: 

  • Conservador, que preferem investimentos de baixo risco, como títulos de Renda Fixa e poupança;
  • Moderado, que buscam equilíbrio entre segurança e retorno financeiro, diversificando seus investimentos com ativos de Renda Fixa e Renda Variável;
  • Agressivo, que são investidores dispostos a assumir riscos significativos em troca de retornos financeiros potencialmente mais altos.

Lembrando que os perfis de risco são apenas uma maneira de avaliar seu momento atual para investir e é algo que pode mudar ao longo do tempo.

Busque opções de acordo com seu perfil

O próximo passo é buscar opções de investimentos que estejam de acordo com seu perfil. Há diversas opções, desde CDBs até a compra de ações do mercado. 

É importante fazer uma análise prévia para entender se o investimento é seguro e qual o retorno esperado no vencimento. Lembre-se de conferir o desempenho do seu portfólio para garantir evitar perdas e aproveitar oportunidades de investimentos que surgirem.

Conte com o auxílio de profissionais experientes

Se você não tem tempo para estudar sobre o assunto, pode contar com a ajuda de profissionais experientes e com bom histórico de resultados. Isso pode ser feito na contratação de um fundo ou individualmente.

Fique ligado: todo gestor de investimentos precisa ter a autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para prestar os seus serviços.

O que um gestor de investimentos faz?

É o profissional responsável pela administração da carteira, com liberdade para fazer aplicações e mudar os investimentos de acordo com o perfil e objetivo do fundo.

Gestores podem atuar em corretoras de investimentos, bancos ou em empresas independentes. Estão sempre buscando informações e análises detalhadas sobre o mercado financeiro para ajudar a maximizar a performance da carteira.

Em troca, cobram taxas de administração e performance por seus serviços.Isso significa que os gestores ganham conforme o valor investido pelo cliente e também se conseguirem entregar resultados acima do benchmark de comparação.

Invista com o PagBank e veja seu dinheiro render!

Agora que você já aprendeu como fazer uma boa gestão de investimentos, é hora transformar na prática todo seu conhecimento em rendimentos. Um ponto essencial para fazer uma boa gestão é a diversificação da sua carteira!

Pensando nisso, o PagBank criou opções de investimentos incríveis para você investir com toda segurança e fazer a gestão de forma prática, mesmo que você nunca tenha feito isso antes.

Dentro do super app, você investe no CDB que rende o dobro que a poupança, carteiras de investimentos automatizadas com ativos escolhidos por especialistas, ações e muito mais!

Como encontrar as melhores opções para você?

Primeiro, faça o teste de perfil de risco no super app e encontre uma seleção de ativos ideais para o seu momento atual. E claro, todos os investimentos são liberados para pessoas físicas e jurídicas.

Abra agora sua conta gratuita e comece a transformar seus sonhos em realidade investindo no seu futuro.

Abra sua conta no super app PagBank e comece a investir!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”