Investimentos para empresas: 4 alternativas para montar um portfólio

Resumo do texto

  • Saiba como funcionam os investimentos para empresas;
  • Entenda a importância desse tipo de investimento;
  • Confira as vantagens dos investimentos empresariais.

 

A melhor maneira para uma empresa alcançar seus objetivos é por meio de muito estudo e planejamento. E, para que isso se torne uma realidade, considerar os investimentos para empresas é uma das melhores alternativas.

Afinal, com a possibilidade de um maior ganho, será mais fácil garantir estabilidade no mercado, crescimento saudável, garantia de um bom serviço e mais segurança para funcionários e apoiadores. Sem contar na possibilidade de passar pelas crises de forma mais tranquila.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Como funcionam os investimentos para empresas?

Os investimentos para empresas são basicamente os mesmos para investidores de pessoa física. Dessa forma, é possível aplicar em títulos públicos e privados, ações, Fundos de Investimento, etc. 

Apesar de algumas pequenas diferenças burocráticas, os investimentos empresariais são fáceis de realizar e trazem retornos muito positivos, desde que sejam feitos de maneira planejada e segura. 

Entenda a importância dos investimentos para pessoa jurídica!

Se você é um bom empreendedor, certamente, um dos principais objetivos de sua empresa é aumentar sua margem de lucro. E, para que isso ocorra, os investimentos empresariais são uma ótima solução.

Além disso, destacamos outros pontos de vantagens, como:

  • possibilidade de expansão do negócio;
  • desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços;
  • expansão do mercado/público;
  • desenvolvimento de reservas de emergência para funcionamento saudável da empresa.

No entanto, os investimentos PJ são uma faca de dois gumes. Eles podem, sim, aumentar a sua margem de lucro, mas isso tem dois poréns. Primeiro, é importante que não confunda margem geral de lucro da sua empresa com margem de lucro do produto. 

Em segundo lugar, é preciso ficar muito atento, pois o rendimento irá para a linha de receitas da empresa por não ter relação com a atividade-fim do seu negócio. Com isso em mente, confira algumas opções de ativos para a sua empresa investir.

Saiba o que é preciso levar em conta antes de investir

Antes de começar seu investimento para empresas, é necessário conhecer a legislação que norteia as aplicações destinadas a pessoas jurídicas. 

É importante salientar que os investimentos para PJ devem apresentar riscos baixos e ter rentabilidade compatível com esse risco. Isso porque a tributação é delimitada de acordo com a atividade exercida pelo empreendimento.

Sendo assim, os ganhos com investimentos podem ser altamente tributados se forem muito altos, pois apresentam lucro que foge do objetivo social da empresa.

Também é importante estudar sobre o melhor momento para investir, uma vez que o pagamento de taxas e tributos precisa ser considerado.

Dessa forma, considerar não apenas os lucros do investimento, mas também os seus custos, é o ideal para não cometer erros e não ter mais prejuízos do que rentabilidade. Alguns exemplos de despesas com os investimentos empresariais são a taxa de corretagem e de custódia.

Veja exemplos de bons investimentos para empresas

Quer começar a fazer investimentos para sua empresa, mas não sabe qual escolher, nem por onde começar? Então, confira os principais tipos e veja qual melhor se adapta ao perfil investidor do seu negócio.

1. CDB

Os CDB ou Certificados de Depósito Bancários são bons investimentos, pois são muito seguros e possuem rentabilidade diária. 

Os títulos são emitidos por instituições financeiras e possuem diversas formas de remuneração, podendo ser prefixados, pós-fixados e híbridos.

Além disso, os CDB são extremamente acessíveis, uma vez que o valor mínimo de investimento é de R$ 1.

2. LCA/LCI

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos de renda fixa emitidos por bancos. O primeiro financia projetos imobiliários, já as LCAs destinam seus recursos aos produtores rurais e cooperativas. 

Os investimentos em LCIs e LCAs rendem mais que a poupança e também podem superar os ganhos de aplicações mais populares como os títulos do Tesouro Direto e CDBs.

Mas isso não é uma regra. Por isso é importante estar atento à rentabilidade acordada no momento da aplicação. 

Nesse caso, também é imprescindível ficar atento à carência e liquidez do investimento. Afinal, caso ele não esteja alinhado com o fluxo de caixa da sua empresa, você pode ter problemas.

Por fim, vale ressaltar que diferentemente das pessoas físicas, as empresas não contam com o benefício de isenção de IR nessas aplicações.

3. Debêntures

As debêntures são títulos de dívida emitidos por uma empresa. Trata-se de um investimento em renda fixa que gera um direito de crédito ao investidor. 

As empresas fazem a emissão das debêntures para arrecadar capital. O que costuma ser uma alternativa mais vantajosa para conseguir crédito, já que nessa modalidade, os juros são mais baixos quando comparados aos empréstimos bancários.

Já em relação ao investidor, esse tipo de investimento funciona assim:

  • Os investidores emprestam dinheiro à empresa e, em troca, recebem juros regularmente;
  • As debêntures têm uma data de vencimento, e a empresa é obrigada a devolver o valor emprestado ao final desse período.

No entanto, é preciso ter o mesmo cuidado que citamos no caso de LCI e LCA, ou seja, carência e liquidez.

Atenção: nas debêntures incentivadas as empresas não são isentas de IR, como ocorre para pessoas físicas.

4. Fundos de Investimentos

Nos Fundos de Investimentos, empreendedores se reúnem e realizam aplicações dentro de uma estratégia já definida. Eles, portanto, são ideais para quem deseja diversificação — desde que também tenham atenção quanto à carência e liquidez, focando sempre no longo prazo.

Isso porque os Fundos de Investimentos existem em diversas áreas, como a imobiliária, de dívida externa, de previdência, etc. Além disso, devem ser escolhidos analisando os riscos e a rentabilidade desejada.

Confira as vantagens dos investimentos empresariais

Realizar investimentos para pessoa jurídica pode ser algo novo para muitos empreendedores. Mas, o que todos os investimentos para empresas têm em comum são as suas vantagens. Confira:

Movimente seu dinheiro

Apesar de parecer uma opção mais segura, manter o dinheiro de sua empresa parado não é uma boa estratégia de lucro. Ainda mais quando existem alternativas mais rentáveis no mercado.

Atualmente, é possível abrir uma conta PJ com rendimento automático de 100% do CDI, por exemplo. Essa opção contempla, inclusive, empresas que estão começando a investir agora.

Rentabilize seu capital

Além de dar segurança a quem empreende, os investimentos para empresas também possibilitam um excelente retorno financeiro, quando aplicados de forma adequada. Dessa forma, o negócio pode usufruir da melhor maneira de seus lucros, aplicando, rentabilizando e valorizando seu patrimônio.

Invista com segurança

Investir é se antecipar aos problemas. Afinal, por meio dos investimentos, sua empresa pode ter a segurança de retorno financeiro em caso de dificuldades. 

Sendo assim, mesmo que haja gastos que não estavam previstos ou um baixo faturamento, por exemplo, os bons investimentos ainda poderão ser uma alternativa para o negócio. Eles ajudarão o negócio, funcionando como uma reserva de emergência.

No entanto, não é indicado começar a investir sem antes construir um fundo de emergência para a empresa. Isso porque o foco dos investimentos deve ser o longo prazo e, caso movimente o capital da empresa antes da hora certa, poderá perder dinheiro.

Quais as diferenças entre investimentos para PJ e PF?

Basicamente, os investimentos PJ e PF se diferenciam em 3 pontos:

  • Diversidade de opções: para quem é investidor PF, existem mais opções disponíveis para realizar aplicações, como é o caso do Tesouro Direto. Entretanto, as possibilidades de investimento para empresas são extensas e muito lucrativas, como ações, fundos de investimentos e BDRs;
  • Processos burocráticos: apesar do tipo de documentação entre investimentos PJ e PF serem distintos, com a assessoria correta, é possível simplificar os processos burocráticos;
  • Pagamento de impostos: o investidor PF pode usufruir de condições especiais, como alíquotas menores, além da isenção no Imposto de Renda. Já os investidores PJ são tributados nas aplicações em LCA/LCI.

Entenda como escolher o melhor investimento para sua empresa!

Para saber qual o melhor investimento para sua empresa, é necessário conhecer a fundo a realidade do seu empreendimento, seus objetivos e prazos para conquistá-los. 

Além disso, é importante identificar o momento financeiro da empresa e os objetivos para o negócio, considerando os riscos aos quais você e sua empresa estarão dispostos a assumir. Assim, você selecionará as melhores opções de investimentos.

Comece a investir com o PagBank!

Ideal para quem deseja realizar investimentos para empresas de forma prática e segura, o PagBank é um grande parceiro dos empreendedores em qualquer escala, pois possui inúmeros benefícios como:

  • Produtos para todos os perfis de investidores, portes e momentos econômicos das empresas;
  • Rendimento automático de 100% do CDI;
  • Movimentações e transferências via Pix;
  • Suporte de especialistas na área de investimentos para PJ;
  • Conta digital gratuita;
  • Plataforma de investimentos e muito mais.

Conheça todas as opções de investimentos para empresas disponíveis para o seu negócio. 

Conheça os investimentos do PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”