Liberdade financeira: tudo o que você precisa saber para alcançar a sua!

Resumo do texto

  • O que é liberdade financeira?
  • Veja alguns passos essenciais para alcançar esse objetivo; 
  • Aproveite nossas dicas para chegar mais perto da independência financeira! 

Conta Digital PagBank: sem anuidade e sem tarifas

 

Viver a vida sem ter preocupações com o dinheiro, parece um sonho, não é? Mas você sabia que com um pouco de organização e mudança de alguns hábitos, é possível alcançar a liberdade financeira. 

Descubra como identificar oportunidades para economizar, descomplicar sua relação com o dinheiro e encontrar o caminho rumo à liberdade financeira.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

O que é a liberdade financeira?

Liberdade financeira é quando você tem controle e toma decisões sem se estressar com o dinheiro. Não é sobre ser milionário, mas sobre gastar sem peso na consciência, ou ansiedade. Quem alcançou esse estágio:

  • Pode mudar de trabalho sem medo;
  • Paga as contas e ainda curte o lazer;
  • Não se afoga em dívidas;
  • Realiza sonhos sem estrangular o orçamento;
  • Não depende apenas do salário para viver.

Qual a importância da liberdade financeira?

Ter liberdade financeira é mais do que apenas a capacidade de gastar dinheiro conforme suas vontades. Trata-se de um estado de tranquilidade mental, um marco na vida que abre uma variedade de oportunidades e possibilidades.

Imagine poder buscar uma carreira que te faça genuinamente feliz, e não apenas aceitar um emprego por necessidade, com a única intenção de pagar as contas. Isso é liberdade financeira. Ela te oferece a chance de tomar decisões profissionais com base na paixão e não na obrigação.

Qual a diferença entre liberdade e independência financeira?

Liberdade financeira é ter controle do seu dinheiro, podendo tomar decisões de gastos com tranquilidade. Já a independência financeira é quando seu patrimônio gera renda suficiente para você viver sem precisar trabalhar. 

Veja como Alcançar sua Liberdade Financeira!

O que é necessário para alcançar a liberdade financeira?

Planejamento, tempo e paciência. Fatores como dívidas, contas atrasadas e a falta de uma reserva de emergência podem atrasar seu progresso. Mas quanto antes você começar a traçar seu plano, mais fácil será chegar lá.

10 passos para planejar a liberdade financeira

Aqui estão dez passos essenciais para você iniciar sua jornada rumo ao controle de suas finanças e viver com mais segurança e tranquilidade:

  1. Faça um planejamento financeiro: definir metas claras e realistas te ajudará a controlar os gastos para que você consiga alcançar seus objetivos, além de reduzir o estresse relacionado às finanças;
  2. Avalie todos os seus gastos: anote todas as suas despesas em uma planilha de controle e analise seus hábitos de consumo. Com isso, você poderá identificar gastos desnecessários e vai pensar duas vezes antes de comprar algo por impulso;
  3. Quite todas as suas dívidas: o dinheiro gasto com esses pagamentos poderia estar sendo investido ou direcionado para algum hobby. Então, entre em contato com credores para desenvolver um plano de pagamento viável e tente não adquirir novas dívidas;
  4. Crie uma reserva de emergência: separe uma quantia todo mês para cobrir despesas inesperadas. Assim, você não prejudica seu orçamento em casos de imprevisto nem precisa fazer o saque das aplicações;
  5. Invista na sua educação financeira: aprenda sobre finanças pessoais, investimentos, orçamento, etc. Esse conhecimento é fundamental para tomar decisões inteligentes e ter uma vida mais próspera;
  6. Entenda seu perfil de investidor: é importante saber qual é sua tolerância a riscos, seus objetivos, idade e situação financeira para escolher as aplicações mais adequadas. Essas informações ajudam a direcionar seus investimentos em oportunidades que fazem sentido para você e suas necessidades;
  7. Busque uma renda extra: procure novas formas de ganhar dinheiro para não depender apenas do seu salário. Você pode vender doces, fazer projetos freelance, alugar um espaço ou instrumentos não utilizados, investir, entre outras coisas;
  8. Desapegue do cartão de crédito: tente pagar à vista sempre que possível. Os juros por atraso no pagamento da fatura são muito altos, além do mais, parcelar compras em várias vezes diminui o seu limite, o que pode ser um problema em casos de urgência;
  9. Encontre lazer de baixo custo: descubra formas de se divertir que não envolvam muitos gastos. Seja explorando atividades ao ar livre ou combinando um encontro com os amigos em casa, é possível ter bons momentos sem comprometer seu orçamento;
  10. Invista seu dinheiro: faça aplicações pensando em alcançar seus sonhos de longo prazo. Os investimentos serão uma fonte de renda passiva para que você tenha receita mesmo quando não estiver trabalhando.

Por onde começar a investir?

Se você quer investir para ter liberdade financeira, vale a pena conhecer os CDBs PagBank. Pelo super app você pode começar a aplicar a partir de R$ 1 e ter uma rentabilidade maior que a da poupança. E também dá para resgatar a quantia quando precisar.

A regra do 50–30–20 para poupar mais!

Esse método consiste em dividir sua renda mensal em três partes. A ideia é organizar o orçamento de acordo com as prioridades e poupar uma porcentagem do dinheiro.

50% para gastos essenciais

A maior parte da renda é destinada para gastos fixos e essenciais como despesas da casa, alimentação, transporte, educação e plano de saúde.

É interessante que você liste todas essas despesas a cada mês para calcular uma média. Assim, pode estabelecer uma margem de segurança caso surja algum imprevisto, como uma reforma na casa ou um cano estourado.

30% para gastos supérfluos

Na segunda parcela, entram as despesas variáveis ou supérfluas. São as assinaturas de streaming, almoços ou jantares fora de casa, passeios, etc.

Essas coisas podem ser cortadas caso seja necessário, mas ainda são importantes para o seu bem-estar e saúde mental.

20% para investimentos

Esta é a porcentagem que deve ser poupada todo mês para ser investida e reforçar sua reserva financeira. Esse montante vai te dar segurança para lidar com despesas inesperadas ou períodos de dificuldade.

Organize sua vida financeira com o PagBank!

Conquistar a liberdade financeira requer pensamento de longo prazo, paciência e muita organização. Mas é isso que vai te ajudar a viver com serenidade, sem se preocupar em pagar dívidas ou ficar no vermelho.

E sabe o que pode te ajudar nessa jornada rumo à independência? O PagBank, um banco completo e gratuito que é seu parceiro no controle de gastos.

Na conta PagBank seu dinheiro rende mais que a na poupança e cada real reservado ou investido em CDB é convertido em limite no seu cartão!

Além disso, ainda conta com vantagens como:

PagBank: banco completo na palma da mão!