Resumo do texto
- Como dar o primeiro passo para aumentar as vendas?
- Aprenda a importância do marketing para o seu negócio;
- Confira 12 dicas para aumentar suas vendas!
Quem é empreendedor conhece a necessidade de se reinventar quando o fluxo de clientes começa a cair. Aumentar as vendas é a solução para manter seu negócio saudável, mas como fazer isso?
Um dos primeiros passos em direção ao sucesso da sua loja é estar atento às tendências de mercado e conhecer as principais técnicas para atrair mais consumidores. Continue a leitura e conheça 12 dicas para aumentar as vendas e o lucro do seu negócio!
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Como dar o primeiro passo para aumentar as vendas?
Saber por onde começar costuma ser a principal dúvida de quem tem um negócio e precisa aumentar as vendas. O primeiro passo é construir estratégias para melhorar o seu relacionamento com o cliente e a imagem que ele tem da sua marca.
Para isso, uma ótima solução é investir seu tempo e recursos em estudar o marketing para vendas. Veja qual a importância dele para a sua empresa.
Qual a importância do marketing para as vendas?
O marketing é mais do que simplesmente promover um produto ou serviço. É uma ferramenta estratégica que, quando bem executada, constrói a confiança dos clientes em sua marca, molda a percepção dos consumidores e gera valor para o seu negócio.
Por meio de campanhas de publicidade eficazes e promoções direcionadas, o marketing não apenas impulsiona as vendas, mas também estabelece relacionamentos duradouros com os usuários.
12 dicas para aumentar suas vendas
Agora que você sabe como dar o primeiro passo para impulsionar suas vendas, e porque o marketing é tão importante para isso, chegou o momento de conferir 12 dicas que vão te ajudar a atrair os consumidores. Veja a seguir:
1. Utilize as redes sociais
As redes sociais dão lugar à oportunidade de mostrar seus produtos para milhões de usuários sem precisar investir muito dinheiro para isso, faça o seguinte:
- Poste fotos bem produzidas, com um fundo branco para dar destaque ao produto;
- Crie conteúdo interessante, detalhando os benefícios da sua solução para os clientes;
- Responda os comentários e demais interações do público;
- Defina quem são as pessoas com quem sua marca precisa conversar.
Isso atrai o olhar das pessoas e também é ótimo para inspirar confiança delas com a sua marca.
2. Capacite sua equipe de vendas
Capacitar a equipe de vendas é importante para melhorar o desempenho e aumentar o número de negócios fechados. Quando são treinados, os vendedores conhecem mais os produtos e podem responder às principais questões levantadas na rotina.
Eles também passam a se comunicar melhor, entender quais as necessidades dos consumidores e ser persuasivos durante as negociações, o que melhora a experiência de compra.
3. Organize sua loja
Seja na sua loja física ou e-commerce, é fundamental ter organização para que todos encontrem facilmente aquilo que procuram. Para isso, siga essas dicas:
- Coloque os produtos mais vendidos em áreas de destaque;
- Posicione esses itens populares em lugares mais altos, para que fiquem no mesmo nível dos olhos das pessoas;
- Mantenha o ambiente limpo ou, no caso do e-commerce, evite o excesso de informações em cada página;
- Crie categorias, promoções e uma política de devolução ou troca;
- Deixe o estoque sempre organizado para facilitar a reposição das prateleiras.
4. Tenha bons fornecedores
A escolha de parceiros comerciais tem uma influência direta no sucesso do seu negócio, pois são eles que asseguram a qualidade dos produtos e rapidez na entrega. Saiba o que considerar ao selecioná-los:
- Pesquise por empresas próximas ao seu local;
- Verifique as avaliações de quem já contratou os serviços do fornecedor cogitado;
- Compare os preços entre diferentes opções, para encontrar um bom custo-benefício;
- Veja se o fornecedor tem um bom atendimento e um prazo de entrega curto.
5. Personalize o atendimento
Todo usuário quer se sentir especial, e você pode usar isso a seu favor! Um atendimento personalizado cria uma conexão mais forte entre a pessoa e a sua loja, melhorando a experiência de compra. Conheça algumas alternativas para isso:
- Crie promoções em cima dos produtos mais vendidos;
- Ouça os feedbacks dos clientes para conhecer melhor suas necessidades;
- Faça recomendações de itens para solucionar os problemas deles.
6. Invista no pós-venda
O relacionamento com o usuário não pode acabar depois que ele faz o pagamento na sua loja. É necessário investir em pós-venda para gerar fidelização. Veja como fazer isso:
- Envie um agradecimento por e-mail ou redes sociais após a compra;
- Se coloque à disposição para responder dúvidas ou resolver problemas;
- Faça pesquisas de satisfação para avaliar como está seu atendimento;
- Informe seus consumidores em primeira mão sobre descontos em produtos.
7. Tenha vários canais de distribuição
Com mais canais de distribuição você alcança um público muito maior do que centralizar toda a operação em uma única plataforma ou lugar. Confira algumas alternativas:
- Loja física, para os que preferem fazer compras presencialmente;
- Loja virtual, como a do PagVendas, para quem prefere comprar pela internet;
- Faça parcerias com outras empresas para expandir a presença da sua marca.
8. Unifique as vendas físicas e online
Já pensou na facilidade que seria para o seu público fazer uma compra online e retirar na loja sem precisar pagar o frete? Ou encontrar no seu site aquele produto que viu na vitrine, mas estava sem tempo para entrar na loja? Unificar as vendas físicas e digitais proporciona uma melhor experiência de compra.
Veja como você pode fazer isso:
- Crie um estoque único para ambas as formas de venda e evite problemas como o desabastecimento;
- Ofereça preços e condições semelhantes, tanto no site, quanto na loja física;
- Invista em um bom atendimento;
- Permita que os clientes decidam se querem receber o produto em casa ou retirar no local.
9. Esteja presente em marketplaces
Marketplaces são como shoppings centers digitais, onde o encontramos produtos de diferentes marcas e nichos de mercado no mesmo lugar. Estar presente nessas plataformas é uma ótima maneira de alcançar um público maior e segmentado.
Essa é uma alternativa certeira para aumentar as vendas da sua loja.
10. Faça um calendário de campanhas
As datas comemorativas são uma excelente forma de aumentar as vendas. Black Friday, Natal, Ano Novo, Páscoa, entre outros, são períodos em que a população fica mais disposta a comprar. No entanto, é preciso montar um calendário para não perder nenhuma ocasião e fazer tudo de maneira planejada. Saiba como:
- Agende as campanhas com antecedência para ter tempo de preparação;
- Considere apenas as datas sazonais que fazem sentido para a sua loja, como Black Friday e Natal, entre outras;
- Determine o público-alvo que você planeja alcançar com essa estratégia;
- Escolha os canais por onde vai divulgar as informações, como redes sociais, e-mail, etc.
Depois de cada campanha, tire um tempo para analisar os resultados e entender o que você pode melhorar para as próximas.
11. Defina metas claras
Ter metas bem definidas é fundamental para dar um direcionamento ao seu negócio. Veja as principais relacionadas a vendas:
- Receita total: representa o faturamento das vendas em um período;
- Taxa de conversão: reflete a proporção de visitantes da sua loja que fizeram uma compra;
- Ticket médio: é o valor médio que os clientes gastam por compra;
- Ciclo de vendas: mede a quantidade de tempo necessário para fechar uma venda;
- Churn Rate: avalia a perda de clientes ao longo de um espaço de tempo.
12. Fique de olho na concorrência
Observar os concorrentes é uma estratégia valiosa. Ao identificar o que funciona para eles, você pode adaptar essas práticas à sua loja, maximizando seus pontos fortes e evitando potenciais erros. A seguir, destacamos aspectos essenciais a serem monitorados:
- A participação de mercado de cada concorrente;
- Compare os seus preços e margem de lucro para ajustar os valores dos produtos;
- Analise os comentários positivos e negativos que os consumidores fazem sobre a empresa;
- Acompanhe se há crescimento nas vendas deles e entenda porque aconteceram e se servem para a sua loja;
- Aprenda com as estratégias de marketing dos concorrentes e estude como adaptá-las ao seu negócio.
Como se manter atualizado nas novas tendências de mercado?
Em um ambiente de negócios em constante evolução, manter-se informado pode ser desafiador. No entanto, existem ótimas estratégias para estar sempre à frente. Veja algumas dicas:
- Dedique um momento diário para aprofundar-se em seu segmento;
- Monitore as ações de seus concorrentes;
- Fique de olho nas redes sociais, grandes propulsoras de novidades;
- Participe de feiras e eventos relacionados ao seu setor;
- Estabeleça conexões com profissionais da área, trocando insights valiosos.
Com essas práticas, você estará melhor posicionado para se adaptar às novas direções do mercado e potencializar suas vendas.
Bônus: crie programas de fidelização de clientes
Criar programas de fidelidade é uma excelente forma de captar novos clientes e manter aqueles que já costumam frequentar o seu estabelecimento. Com isso, o ClubePag pode ajudar!
Ele é a solução do PagBank criada para fidelizar os seus consumidores, por meio de cashback próprio e ofertas imperdíveis. Veja os benefícios:
- Divulgue seu negócio de maneira efetiva;
- Economize tempo;
- Defina a porcentagem de cashback em cada compra;
- Atraia mais clientes para o seu negócio.
O ClubePag também está integrado ao PagVendas, a ferramenta de automação comercial do PagBank. Isso garante mais autonomia e facilidade para fazer a gestão do seu negócio por completo.