Como abrir um negócio com pouco dinheiro? Conheça 10 dicas para realizar esse sonho!

Resumo do texto

  • Entenda se vale a pena abrir um negócio no cenário atual do Brasil;
  • Confira 10 dicas para começar a empreender gastando pouco;
  • 7 ideias de empreendimentos para ajudar você a abrir seu negócio.

Abra sua conta PJ gratuitamente!

 

Já pensou em ser o seu próprio chefe? A ideia de abrir um negócio é tentadora para muitos, e não é à toa. 

Adaptar-se ao que está em alta no mercado é a chave, e começar pequeno pode ser uma estratégia inteligente. Isso permite testar suas ideias, entender o mercado e crescer de forma sustentável.

Confira opções de negócios lucrativos e dicas para realizar seu sonho com pouco dinheiro. 

Por que abrir um negócio próprio?

Primeiramente, ter um negócio é ter autonomia e controle total sobre o empreendimento. Isso significa que você decide o rumo das coisas, desde os horários de funcionamento até a estratégia de atuação. Além disso, nada supera a sensação de transformar uma paixão em realidade, é um sentimento de realização que poucas carreiras oferecem.

Outras vantagens são a flexibilidade de trabalhar da maneira que preferir e o potencial financeiro (com determinação e planejamento, seu negócio pode crescer e trazer lucros significativos).

Por fim, ser empreendedor é ser eternamente um aprendiz. Você irá desenvolver habilidades diariamente, encarando desafios e superando obstáculos. Então, se você está buscando não só uma fonte de renda, e sim uma jornada de aprendizado e conquistas, talvez seja a hora de embarcar na aventura do empreendedorismo!

Como anda o cenário de empreendedorismo no Brasil?

A cultura empreendedora não é novidade no Brasil. Por aqui, a cada ano, mais pessoas estão realizando o sonho de ser autônomas. Dá para perceber isso olhando para algumas pesquisas.

Em 2019, cerca de 53,5 milhões de brasileiros estavam iniciando, mantendo ou considerando começar um negócio. No ano passado, esse número alcançou a marca de 93 milhões de indivíduos entre 18 e 64 anos.

Do total de CNPJs ativos, quase 15 milhões são de microempreendedores individuais. Segundo o Sebrae, esse é o tipo de empresa com maior quantidade de novos negócios, abrangendo uma ampla variedade de atividades.

O que faz sentido, porque adotar esse modelo é uma ótima maneira de formalizar o empreendimento e garantir direitos, como aposentadoria e auxílio-doença, sem aumentar muito as despesas. 

10 dicas para abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro

Veja como entrar no mundo do empreendedorismo com nossas dicas.

1. Faça um plano de negócios

Traçar um plano de negócios te ajuda a identificar os melhores caminhos para o sucesso. Nele, estarão a descrição dos seus produtos/serviços, dos recursos disponíveis e outros pontos importantes para que você saiba como agir no dia a dia.

Com essa organização, ficará mais fácil tomar decisões para alcançar metas e evitar erros que podem causar prejuízos no início da sua jornada.

2. Desenhe seu público-alvo

Faça pesquisas de mercado e analise os clientes de lojas semelhantes, para conhecer o seu público-alvo.

Esses dados serão importantes para encontrar formas de chegar ao seu cliente ideal com uma estratégia de marketing assertiva.

3. Defina quais serão seus produtos ou serviços

Se seu produto estiver alinhado às expectativas dos consumidores, você terá uma base sólida para lançar e crescer seu negócio com sucesso. 

Por isso, defina o que seu empreendimento irá comercializar e mantenha-se firme na proposta, buscando sempre aprimoramento e feedback para garantir as necessidades do seu público.

4. Coloque as questões burocráticas no papel

Todo dono de negócio tem que lidar com alguma burocracia — seja para formalizar a empresa, fazer a liberação de alvará, emitir notas fiscais, etc.

A burocracia é uma etapa inevitável na jornada de todo empreendedor. Ao antecipar e organizar essas questões no papel, você estará mais preparado para enfrentar desafios e conduzir seu negócio com tranquilidade e eficiência.

5. Faça networking

Se você está começando agora, nada melhor do que conversar com empreendedores já estabelecidos para descobrir como superar desafios e buscar novas oportunidades. 

Por meio de uma boa rede de contatos, é possível fazer parcerias com pessoas que têm mais recursos e experiência no seu segmento e encontrar fornecedores com melhores preços.

6. Crie um CNPJ

A vantagem do CNPJ é ter benefícios garantidos. Como falamos, quem é MEI tem uma série de direitos que trabalhadores informais não têm, além de emitir notas fiscais e receber mais formas de pagamento, como Pix Cobrança.

7. Busque capacitação

Aprender mais sobre seu segmento é essencial para não cometer deslizes que geram custos desnecessários. 

Se você não pode gastar muito no momento, uma boa dica é procurar cursos na internet com pessoas que atuam na sua área. Eles vão te ajudar a entender mais sobre o mercado e a reconhecer situações problemáticas antes que se tornem grandes prejuízos. 

8. Tenha ações de marketing

É possível fazer campanhas de marketing digital para divulgar seu comércio mesmo com um orçamento reduzido. Quanto mais pessoas você alcançar, maiores as chances de venda.

Você pode até separar uma parte da verba para pagar por anúncios, já que, além de baratos, eles trazem um bom retorno. 

9. Avalie a concorrência

Analisar seus concorrentes serve de termômetro para entender como está o mercado. Além disso, você pode aprender boas estratégias de negócios para usar na sua própria empresa. 

Com isso, você pode pegar as melhores ideias, mesmo dos negócios maiores, e usar para surpreender seus futuros clientes desde o começo.

10. Seja criativo!

A falta de recursos deve ser compensada com criatividade. Então, aproveite que você está montando uma empresa do zero para testar seus projetos mais inovadores e verificar se eles trazem receita. 

Como Abrir um Negócio com Pouco Dinheiro?

7 ideias de negócios lucrativos para você começar do zero

Existem diversos setores em que é possível atuar sem muito dinheiro. Trouxemos algumas das principais opções para você se inspirar e decidir qual será o seu negócio.

Alimentação

Para trabalhar com alimentação você não precisa abrir um restaurante. Dá para começar com algo menor, como vender marmitas ou fazer brigadeiro. As pessoas sempre precisam comer! Então esse tipo de negócio tem uma alta e constante demanda.  

Beleza

A indústria da beleza envolve cortes de cabelo, cuidado com as unhas, maquiagem, massagem, etc. Serviços que podem ser realizados na residência do cliente, sem que você precise pagar aluguel para ter um salão.

Moda

Quem quer entrar no mercado da moda pode seguir a tendência dos personal organizers e personal shoppers. O primeiro são pessoas que prestam serviço de organização de armários, já o segundo, são os profissionais que fazem consultoria para auxiliar nas compras de roupas e acessórios. 

Nenhuma dessas opções exige estrutura ou equipamentos, o que já é uma grande economia.

Revenda

Para trabalhar com revenda, não é preciso adquirir as peças, só é necessário servir de intermediário entre o fabricante e o consumidor final. 

E você pode usar o lucro recebido para pegar mais mercadorias e até abrir uma loja própria no futuro.

Artesanato

Quem tem habilidades de artesanato ou costura pode aproveitar esse talento para ganhar dinheiro.

O investimento inicial é relativamente baixo, porque você só precisa comprar os materiais que serão usados. Nesse tipo de negócio, também dá para começar com uma operação menor, como oferecer consertos de peças de roupa ou vender sua arte pelas redes sociais.

Infoprodutos

Os infoprodutos são itens digitais, como cursos online, e-books, tutoriais, etc. Nessa linha de trabalho, você tem a possibilidade de atuar como afiliado, indicando produtos ou serviços para outras pessoas ou produzindo seu próprio conteúdo.

Brechó

Os brechós estão se popularizando por ser uma opção sustentável para comprar roupas e sapatos. O modelo exige poucos recursos, pois as peças podem ser vendidas em sites ou até pelas redes sociais.

Organize as finanças da sua empresa com a Conta PJ do PagBank!

É uma ótima prática manter as contas pessoais e empresariais separadas para garantir uma gestão financeira saudável.

A conta PJ do PagBank é totalmente gratuita e 100% digital. Com ela, você tem acesso a um banco completo e com vários benefícios interessantes para quem está dando os primeiros passos como empreendedor. Confira alguns deles:

  • TEDs e Pix grátis e ilimitados;
  • Pagamentos de contas e impostos pelo celular;
  • Antecipação de recebíveis e empréstimos com as melhores taxas do mercado;
  • Rendimento automático maior que a poupança;
  • Cartão da conta Visa grátis;
  • Emissão de boletos via app.

E você ainda pode usar o PagVendas para administrar todas as áreas do seu negócio com alguns cliques.

Além disso, com as Maquininhas PagBank você vende mais, com taxa zero, sem aluguel e recebimento na hora! Veja mais benefícios:

  • Aceita todas as formas de pagamento;
  • Praticidade e segurança para o seu negócio;
  • Você leva a maquininha para onde quiser (ideal para quem presta serviço a domicílio, por exemplo);
  • Função Poupar Automático: suas vendas rendem muito mais do que a poupança;
  • Gestão completa para a sua empresa.

Centralize suas vendas e recebimentos em um só lugar com o PagBank. 

Gerencie o financeiro do seu negócio com a Conta PJ PagBank!