Método AIDA: entenda o que é e saiba como utilizá-lo no seu negócio!

Resumo do texto

  • O que é o método AIDA?
  • Entenda como funcionam as etapas desse ciclo;
  • Confira dicas para usar o método AIDA no seu negócio!

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Para vender mais, o empreendedor precisa conhecer o processo de compra do cliente. Ou seja, as etapas que ele passa até finalizar o pagamento. Elas podem ser resumidas por: Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que juntos compõem o método AIDA.

O AIDA ajuda a tomar decisões focadas em cada momento. Como, por exemplo, criar ações específicas para chamar atenção, despertar interesse, criar desejo e estimular a ação. Levando assim, ao aumento das vendas.

Entenda o que significa AIDA e como esse método pode ser aplicado para melhorar o desempenho do seu negócio.

O que é o método AIDA?

O método AIDA é a representação do ciclo que uma pessoa passa antes de realizar uma compra. De acordo com esse pensamento, são 4 passos que todo cliente passa.

Mesmo que uns sejam mais rápidos que outros, todo mundo passa por:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Como surgiu o método AIDA?

O responsável pela criação do método é o norte-americano Elmo Lewis. Inicialmente, ele só considerava as três primeiras etapas. Mas alguns anos depois a parte final, de “Ação”, foi incluída.

Como funciona a metodologia?

Aplicar a metodologia vai além de conhecer os passos apresentados acima. É preciso aplicar essas etapas conforme o seu público-alvo. 

Ou seja, antes de focar na metodologia AIDA em si, crie sua persona e conheça seus clientes.

Conheça todas as etapas do modelo AIDA!

Agora que você já conhece a origem do AIDA e os passos que formam esse método. Entenda melhor cada etapa:

Etapa 1: A de Atenção

Chamar atenção do público para seu produto ou marca é o começo de tudo. Especialmente quando falamos da internet, onde a disputa é ainda maior, saber como atrair o olhar do consumidor é essencial.

Para isso, use um design arrojado, textos chamativos, argumentos diferenciados e um tom de voz que sua persona se identifique.

Etapa 2: I de Interesse

Chegou o momento de despertar o interesse do público! Isso porque apenas chamar atenção não traz a vontade de comprar, mas o interesse já se aproxima da Ação.

Desperte o interesse mostrando os diferenciais do produto e mostre como a vida do cliente pode melhorar ao comprar seu produto/serviço.

Etapa 3: D de Desejo

Depois de chamar atenção e despertar interesse, faça o cliente querer o produto. Nessa fase, é importante apelar para os sentimentos e desejos.

Por isso, mostrar como aquele produto ou marca geram felicidade e realização para quem tem é um caminho. A Apple, por exemplo, explora a diferenciação de quem usa a marca.

Etapa 4: A de Ação

Para finalizar, é hora de dar aquele empurrão final para aquisição. Quem chegou até aqui já percorreu a maior parte do caminho, mas ainda falta o principal.

Nesta etapa, é preciso pensar no que o cliente procura. Oferecer meios de pagamento variados, mimos extras ou, até mesmo, frete grátis são formas de incentivar a ação.

Saiba qual a importância do método AIDA nas vendas

O método AIDA ajuda a alinhar a comunicação com foco nos processos que o cliente passa. Com ele, você consegue organizar ações específicas com objetivos definidos. 

Além disso, é possível treinar seu time e criar um processo de vendas que guia o cliente pelas etapas. Às vezes, ele passa por todo o ciclo de uma só vez, ao entrar na loja, por exemplo.

Método AIDA: exemplos para se inspirar!

Conhecer a metodologia te ajuda a entender como funciona a teoria. Mas você sabe como aplicar o ciclo AIDA na empresa? Veja como estas marcas fizeram:

Netflix

Para chamar atenção do público e despertar o interesse, a empresa cria anúncios de suas séries adaptados à região em que estão sendo divulgados. Por exemplo, neste vídeo, chamou personalidades brasileiras para divulgar uma série americana.

Coca-cola

Famosa pelas campanhas publicitárias de Natal, a Coca-cola desperta o interesse e cria o desejo em quem assiste aos vídeos. Ela é mestre em dar aquela sensação de “não sabia estar com desejo, mas agora estou”.

Apple

A marca, já conhecida na área de tecnologia, continua se dedicando a chamar atenção dos clientes. Com vídeos e anúncios inesperados para divulgar os aparelhos da marca, ela capta o olhar de quem trombar com esses vídeos.

É verdade que são 3 grandes marcas, mas isso não quer dizer que você não possa aplicar essas ideias ao seu negócio!

Quais são os benefícios de implementar o método AIDA no seu negócio!

Com essas 4 etapas em mente, sua marca ganha mais assertividade na hora de colocar em prática ações de marketing e campanhas de comunicação.

Mas não é só isso! A metodologia AIDA ainda traz mais benefícios, como:

Relacionamento com o cliente

Com essas etapas em mente, você pode falar com o cliente de forma mais clara e efetiva. Isso porque, ao saber em que fase o cliente está, você pode levá-lo para a próxima etapa, até que ele realize a ação desejada, a compra.

Conteúdo assertivo e eficiente

Um conteúdo que é claro e direto ajuda muito. Isso porque quando você cria algo assim, consegue convencer mais facilmente as pessoas a fazerem a compra. Mas é importante que cada etapa tenha um copy AIDA próprio, ou seja, você precisa adaptar o que escreve para as diferentes fases do processo de compra. 

Aumento das vendas

Não é segredo para ninguém que um negócio quer aumentar as vendas. Por isso, com o AIDA, esse também é um objetivo a ser alcançado. Afinal de contas, agora você já sabe identificar as etapas que o cliente vai passar.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios de usar a técnica AIDA no negócio. Seja no marketing, processo de vendas ou, até mesmo, no pós-venda. Na prática, você pode aplicar esse processo sempre que achar necessário.

Saiba como aplicar a metodologia AIDA na prática!

Agora que você já sabe como ela funciona, seus benefícios e conheceu casos de sucesso no uso da metodologia, é hora de entender como você pode aplicar a técnica no seu negócio. Veja 3 formas de fazer o ciclo AIDA funcionar:

1. AIDA na experiência de compra

O AIDA pode ser usado para melhorar a experiência de compra do cliente. Isso porque, ao acompanhar ele durante todo o processo, ele se sentirá acolhido.

2. Funil de Vendas AIDA

O ciclo AIDA pode ser associado ao funil de vendas. No topo do funil, é o momento de chamar a atenção do potencial cliente. No meio do funil de vendas, despertar o interesse e criar desejo de comprar o item. Enquanto no fundo, temos a chamada para ação.

Essa associação é muito utilizada no mercado, tanto para a área de vendas, como para o marketing!

3. Copy AIDA

O copy é um conteúdo textual voltado para a venda. É possível em uma só peça aplicar todo o ciclo AIDA. Ele utiliza os elementos necessários para chamar atenção, despertar interesse, criar o desejo e, claro, um convite para a ação.

Quer crescer nas vendas? Ofereça boas formas de pagamento!

Durante todo o ciclo AIDA, você lida com o cliente de forma a encaminhar ele para o processo final, a compra. Mas isso não quer dizer que você pode esquecer do empurrãozinho final.

Ou seja, na etapa de “Ação”, é preciso dar motivos para que o usuário conclua a transação. Esses motivos podem ser variados, como descontos no carrinho ou diferentes opções de pagamento.

A liberdade de poder pagar como preferir faz com que o consumidor esteja mais propenso a comprar.

Para isso, conte com as Maquininhas PagSeguro. Com elas, você oferece mais de 25 formas de pagamento para seu cliente comprar com tranquilidade.

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