Veja como usar um planner e transforme a sua rotina com nossas dicas!

Resumo do texto

  • Entenda a importância de organizar a rotina e definir metas;
  • Confira 5 passos de como usar um planner corretamente;
  • Aprenda a escolher o formato ideal para as suas necessidades.

PagBank: a conta PJ gratuita para a sua empresa!

 

Organização é a palavra chave no mundo dos negócios! Definir planos e metas é, certamente, uma tarefa essencial  na rotina de um empreendedor. Por isso, é preciso que você entenda como usar um planner de forma prática e fácil.

Essa é uma ferramenta versátil e que pode ser estruturada semanalmente ou mensalmente. Diferente da agenda tradicional, possui uma variedade de áreas para anotações específicas, como planejamento financeiro e definição de objetivos.

Como dono ou gestor de uma empresa, você precisa saber como utilizar a administração do tempo ao seu favor. Logo, organizar os compromissos torna o dia mais produtivo e a gestão de negócios mais eficiente.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Qual a função de um planner?

O planner não ajuda apenas a organizar as tarefas do dia a dia, mas também contribui para o planejamento do mês, do semestre e até mesmo do ano! Portanto, é importante escolher um formato que atenda a necessidades específicas.

Precisa planejar melhor a gestão financeira do seu negócio, por exemplo? Busque por modelos que tornem mais simples e prática a visualização de ganhos, gastos, investimentos e objetivos a curto, médio e longo prazo.

E lembre-se: o planner só funciona se você usá-lo constantemente para verificar seus compromissos!

Afinal, como usar um planner corretamente?

Apesar das diferentes possibilidades, a estrutura de como montar um planner é simples. Separamos algumas dicas que te ajudarão a gerenciar o tempo de forma mais eficiente.

Planeje cada semana com antecedência

Prevenção é tudo! Isso porque, além de ter em mente os compromissos e demandas da empresa, é necessário se planejar conforme feriados e datas especiais que alteram a rotina dos negócios.

O calendário comercial é uma ferramenta essencial para a estratégia de vendas e marketing. Sem ele, você estará perdendo a oportunidade de vender mais durante períodos comemorativos!

Entenda as motivações de compra dos consumidores e separe as datas que são importantes para o seu negócio. Assim, você planeja com antecedência sem ser pego de surpresa!

Defina uma meta principal semanalmente

Muito além do controle de tarefas, o planejamento ajuda a manter a motivação para alcançar objetivos! O processo é lento e pode ser difícil se sentir estimulado a manter o foco, especialmente quando não se vê resultados imediatos.

Por isso, definir pequenas metas mantém você centrado no propósito a longo prazo. Por exemplo, se é do seu interesse melhorar o engajamento nas redes sociais, dedique um período exclusivo na sua rotina para criar estratégias.

Seja objetivo! É mais efetivo especificar “reunião diária de 15 minutos com o marketing” do que “falar com a equipe todos os dias”. Dessa forma, progressivamente, você se sentirá confiante em alcançar metas cada vez mais desafiadoras.

Anote todas as reuniões e compromissos da semana

O gerenciamento do tempo é uma etapa muito importante na hora de preparar e programar a rotina. É necessário estar ciente de todos os compromissos previstos na semana para evitar imprevistos de última hora.

Se você tem dificuldade em realizar uma grande tarefa, a divida em pequenas atividades. Assim, você terá mais claro quais são as etapas, os recursos e o tempo necessário para realização. Procure também entender como usar um planner para destacar prazos e urgências.

Programe todas as atividades

O planner semanal é excelente para ter uma visão ampla de compromissos e atividades a médio e longo prazo. A organização de tempo é ainda mais otimizada quando você define um dia para revisar a programação completa.

Assim, é possível encaixar novas reuniões com potenciais clientes, por exemplo. Saber definir prioridades ajuda a tornar seu dia mais produtivo e a manter o foco nos objetivos.

É importante criar o hábito de verificar, no dia anterior ou no início de cada dia, os compromissos previstos no seu planner empreendedor. Além de te manter mais calmo e centrado, ajuda a aumentar a sensação de controle.

Adicione intervalos para ter tempo de descanso

Cuidado para não exagerar na dose! É importante saber como usar um planner para não enchê-lo apenas de tarefas e gerar ansiedade. Respire: a sua saúde é mais importante do que sua agenda!

Lembre-se de ser realista com relação ao tempo e energia necessários para cada atividade. Se você tem uma reunião importante e que exige muita atenção, separe alguns minutos extras para preparação e descanso.

mulher fazendo anotações em planner com celular na mão

Quais são os tipos de planner existentes?

É preciso  que você encontre o modelo de planner que melhor atende às suas necessidades. Existem opções em formato diário, semanal, mensal ou anual. Outros modelos também são mais práticos e oferecem a opção de organização em listagem, por exemplo.

Para encontrar o planner ideal, é necessário avaliar a utilidade que essa ferramenta terá na sua rotina e como pode ajudar a atingir objetivos. A principal diferença está no layout e na organização de tópicos, como controle financeiro, contatos, checklist, dentre outros.

Baixe gratuitamente o planner financeiro do PagBank!

Como escolher o melhor planner para a sua rotina?

Agora que você já entendeu como usar um planner, sabe que essa é uma excelente ferramenta de planejamento. Porém, ainda precisa se perguntar: quais resultados eu desejo?

Assim, você coloca seu projeto no papel e consegue dividi-lo em etapas, tarefas e atividades menores. Organizando a rotina dos negócios, você tem uma gestão eficiente e tranquila, evitando surpresas e sabendo definir aquilo que é importante para a sua empresa.

PagBank é o banco completo e grátis para a conta PJ do seu negócio!

Agora que você já sabe como organizar um planner empreendedor, aproveite e tenha mais controle e praticidade no dia a dia. Para isso, conte com o PagBank, um banco completo e grátis, feito para facilitar a rotina financeira do seu negócio!

A conta PJ PagBank oferece diversos benefícios para MEI, Microempresário, Empresário Individual ou Empresa de Pequeno Porte.

Por meio dela, você consegue fazer saques nos caixas do Banco24horas, usar o cartão virtual para pagar contas da empresa e até pedir empréstimos!

PagBank: a conta PJ gratuita para a sua empresa!