Entenda o que é tokenização e como ela é aplicada em pagamentos digitais!

Resumo do texto

  • Entenda o que é a tokenização para pagamentos digitais;
  • Saiba quais as vantagens de tokenizar ativos;
  • Veja como funciona o uso de token nos pagamentos.

Mais segurança com o Checkout PagBank no seu negócio!

 

As transações online envolvendo aplicativos de entrega, transporte e lojas virtuais se popularizaram no cotidiano. Garantir a segurança desses processos é essencial para proporcionar tranquilidade aos clientes. A tokenização é uma das tecnologias para isso.

A boa notícia é que tokenizar as transações pode ser mais simples e barato do que parece! Confira como essa proteção aumenta a segurança dos consumidores e impacta a reputação da loja.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é a tokenização de pagamentos?

É um método que protege dados sensíveis ao substituí-los por códigos aleatórios durante transações financeiras online. Ele aumenta a segurança e reduz o risco de fraudes.

Na prática, é como embaralhar informações importantes, como o número do cartão de crédito. Quem acessar esses dados não conseguirá identificar as informações reais.

Transformar os dados em tokens aumenta a segurança e impede que os mesmos sejam roubados ou clonados. Mesmo que um hacker acesse o banco de dados, não vai conseguir decifrar o conteúdo.

Quais os benefícios da tokenização de pagamentos?

Além da segurança, seu negócio vai ganhar muito ao inserir essa camada de proteção nas transações. Entenda:

Aumento da segurança

A tokenização fortalece a proteção no processo de pagamento online ao “esconder” os dados reais, ocultando as informações sensíveis.

Aumente a confiança do público

Na hora de comprar, o cliente prefere uma loja virtual que garanta proteção. A tokenização contribui para a geração de confiança, pois protege os dados sensíveis do cliente durante as transações online, oferecendo uma experiência segura e tranquila.

Aprimoramento do checkout

A tokenização de pagamentos agiliza a finalização da compra. Isso porque, o sistema de segurança armazena as informações do usuário e, sempre que ele voltar à loja, poderá comprar rapidamente.

Melhoria na experiência do consumidor

Mais segurança, praticidade e rapidez na hora de pagar deixam o cliente satisfeito. Uma boa experiência de compra gera mais vendas e fidelização.

tokenização

Como funciona a tokenização?

Quando as informações de pagamento na loja virtual são inseridas, esses dados são enviados para um servidor de tokenização.

Lá, serão criptografados, transformados em uma sequência alfanumérica que não faz sentido sozinha. Os dados se tornam indecifráveis para quem está fora desse sistema.

Quando a tokenização é utilizada?

A tokenização pode ser usada sempre que houver troca de dados sensíveis online:

Tokenização de pagamentos e ativos: entenda como funciona

A tokenização de pagamentos protege ativos, como número do cartão e CVV, inseridos pelos consumidores na hora da compra.

Eles são enviados para diferentes empresas (adquirente, subadquirente, emissor do cartão, etc) na forma de sequências alfanuméricas aleatórias ou tokens.

De forma resumida, acontece dessa forma:

  1. Consumidor insere dados sensíveis, chamados de ativos;
  2. Eles são transformados em sequências aleatórias, os famosos tokens;
  3. Os tokens são enviados às empresas envolvidas no processo;
  4. Que são armazenados na forma do token, aumentando a proteção!

Diferença entre tokenização e criptografia

Apesar de ambos serem uma camada extra de segurança, não são iguais.

Na tokenização dos pagamentos, não é possível reverter o processo. O dado se mantém como uma sequência aleatória e só pode ser lido pelo sistema que o gerou.

Já a criptografia é reversível. Com uma chave específica, é possível recuperar a informação original.

Como a tokenização é utilizada no PagBank?

Se você está integrado via API ou usa o Checkout PagBank, a tokenização é uma solução que aumenta a segurança nas transações online.

Ela assegura que você, empreendedor, não tenha acesso ao número de cartão e CVV. Isso garante ao usuário confiança para efetuar compras, retornar à loja e recomendá-la a outras pessoas!

Mais segurança com o Checkout PagBank no seu negócio!