Atacado e varejo: Tudo que você precisa saber sobre esses modelos de negócio!

Resumo do texto

  • Entenda a diferença entre atacado e varejo; 
  • Conheça as vantagens e desvantagens de cada um;
  • Veja como escolher o modelo mais adequado para o seu negócio.

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A escolha do modelo de negócio certo é importante para montar um comércio rentável. Se você está no processo de buscar novas oportunidades para empreender, entender a diferença entre atacado e varejo é fundamental!

Conhecer as características de cada um permite que você escolha qual o tipo de comércio adequado para você. Assim, será possível montar um negócio com mais chances de sucesso.

Saiba quais são os tipos de atacado e varejo que existem e veja as diferenças entre esses modelos de negócios.   

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Relembrando conceitos: o que significa atacado e varejo?

Antes de falarmos sobre as diferenças entre cada modelo, vamos começar com o básico, explicando o que é cada um.

O que é atacado?

O atacado é caracterizado pela venda de produtos em grande quantidade para outras empresas, revendedores de produtos, restaurantes, etc. Ou seja, o público-alvo costuma ser a pessoa jurídica.

Além disso, um atacadista pode vender itens variados ou focar em apenas uma categoria, como produtos alimentícios ou remédios.

Os preços nos atacados são mais baixos do que no comércio varejista, porque as mercadorias são compradas direto das fábricas e vendidas em grandes volumes.

O que é varejo?

O varejo comercializa produtos em menor quantidade. São exemplos: o supermercado de bairro, livrarias, farmácias e outros. A pessoa física é o público-alvo desse modelo de negócio.

Como o volume de vendas é menor, o preço de cada unidade acaba sendo mais elevado em comparação ao atacado. Nesse caso, o valor dos itens é calculado com base na média do mercado local.

Qual a diferença entre atacado e varejo?

As vendas no atacado e varejo têm outras diferenças além do público-alvo, volume de vendas e preço:

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Atacado Varejo
Experiência do cliente Eficiência para adquirir grandes volumes rapidamente. A atenção é voltada para a diversidade de opções, o atendimento ao cliente e o ambiente da loja.
Relacionamento com fornecedores Contato direto e relação duradoura com fabricantes e distribuidores para adquirir em quantidade. Buscam fornecedores que possam atender às demandas específicas dos consumidores.
Concorrência Pequena Alta, devido a disputa de espaço com várias outras lojas voltadas para o mesmo público.
Marketing Anunciam seu serviço direto para o consumidor final. Ações de marketing voltadas para empresas.
Investimento Alto investimento inicial para conseguir oferecer grandes quantidades de produto. Investimento inicial mais baixo.

Conheça alguns tipos de atacado

Atacado no e-commerce

Os produtos são vendidos em grandes quantidades para outras empresas. Porém, nesse caso, a venda é realizada por meio de plataformas online.

Os itens podem ser enviados para outras cidades ou países, mas é preciso atingir uma quantidade mínima para efetuar a compra nesse tipo de e-commerce.

Atacarejo

Os atacarejos são locais que vendem tanto para outros negócios como para o consumidor final, em larga ou pequena escala.

Nesse modelo, até as mercadorias compradas individualmente têm um preço mais baixo que no varejo. No entanto, quanto maior a quantidade de produtos, menor o valor pago.

Saiba quais são os tipos de varejo existentes

Varejo no e-commerce

Você já deve ter comprado algo pelo site de uma loja, certo? Nesse modelo, os produtos ou serviços são disponibilizados em uma loja virtual, ou aplicativo. Os clientes podem realizar as compras e contratar um serviço sem sair de casa.

O empreendedor pode vender em um e-commerce próprio, pelas redes sociais ou por um marketplace.

Varejo híbrido

Esse modelo, também conhecido como omnichannel, combina uma loja física com o comércio eletrônico. O consumidor pode escolher comprar pelo site e retirar o produto direto na loja, economizando o frete, por exemplo. 

Dessa forma, a experiência de compra se torna mais personalizada, atendendo às necessidades dos consumidores.

Vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio

Cada modelo de comércio tem seus benefícios e limitações. Conheça um pouco mais sobre eles:

Vantagens do atacado

  • Relacionamento mais duradouro com os clientes;
  • Maior previsibilidade de vendas e de faturamento;
  • Maior ticket médio.

Desvantagens do atacado

  • Investimento inicial mais alto;
  • Necessita de um espaço grande o suficiente para armazenar produtos e receber os compradores.

Vantagens do varejo

  • Bom desempenho do setor;
  • Grande possibilidade de rendimentos significativos.

Desvantagens do varejo

  • Encontrar fornecedores pontuais;
  • Planejamento de demandas com antecedência para não faltar mercadorias.

Também é importante pensar na experiência do consumidor – seja em um ponto comercial ou no e-commerce, é essencial criar ambientes organizados e sites intuitivos para cativar o cliente.

Veja exemplos de atacado e varejo

Para que as diferenças entre atacado e varejo fiquem mais claras, veja alguns exemplos desses modelos de negócios no país.  

Grandes atacadistas do Brasil

  • Assaí Atacadista: é uma das maiores redes de atacado do Brasil e vende tanto para consumidores finais quanto para empreendedores;
  • Makro: atende principalmente restaurantes, lanchonetes, bares e pequenos comerciantes. Apesar disso, oferece grande variedade  de produtos;
  • Atacadão: faz parte do grupo Carrefour. Oferece muitas opções de produtos a preços acessíveis;
  • Roldão Atacadista: atua principalmente no estado de São Paulo. Vende desde alimentos até produtos de higiene e limpeza;
  • Grupo Martins: é uma das maiores empresas de distribuição e atacado do Brasil, atendendo principalmente revendedores e empreendedores.

Alguns varejistas brasileiros

  • Carrefour: além de supermercado, a empresa atua nos setores de farmácia, posto de gasolina e e-commerce;
  • Grupo Pão de Açúcar: engloba algumas das maiores marcas do país, como Pão de Açúcar, Compre Bem e Club des Sommeliers;
  • Magazine Luiza: tornou-se um destaque no mercado digital;
  • Via Varejo: é dona de marcas com grande presença online, como a Casas Bahia, Extra e Ponto.

Entenda a diferença entre Atacado e Varejo

Atacado ou varejo: qual vale mais a pena para seu negócio?

Para escolher o modelo de negócio ideal para você é importante fazer a análise de alguns pontos importantes:

  • Clientes em potencial;
  • O volume esperado de vendas;
  • A facilidade de conseguir fornecedores e negociar;
  • O espaço disponível para armazenamento;
  • O valor disponível para investimento inicial;
  • A experiência que deseja oferecer ao cliente;
  • Tendências do mercado e demandas dos consumidores.

Pensar nesses pontos vai ajudá-lo a entender que tipo de empreendimento deseja ter e qual modelo de negócio é o mais adequado. E lembre-se que existe ainda a possibilidade de combinar o atacado e varejo (atacarejo) para atender aos dois públicos. 

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