Entenda o que é e para que serve o Valuation!

Resumo do texto

  • O que é Valuation?
  • Veja os principais tipos de Valuation;
  • Aprenda a calcular o valor real de uma empresa.

 

Valuation não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam. Apesar de ser um assunto bastante técnico, é possível entender de forma fácil os pontos mais importantes desse método e como funciona o seu cálculo.

Então, se você é um investidor ou se interessa por negócios em geral, vale a pena conferir este conteúdo!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é valuation?

Valuation ou “avaliação de empresas” é uma técnica utilizada para encontrar o valor de uma empresa, ação, imóvel ou qualquer outro ativo. Esse termo também é associado à ideia de preço justo.

No entanto, precisamos entender que valor é algo muito subjetivo. Ou seja, o que é muito valioso pra você pode não ser para outra pessoa.

Então, para fazer a avaliação de um bem, é preciso contar com cálculos matemáticos, avaliar indicadores e outros recursos para determinar o seu preço de mercado.

Quando ele é indicado?

O Valuation é aplicável em vários negócios e, geralmente, é utilizado por empresas ou investidores nas seguintes situações:

  • Quando estão abrindo capital;
  • Passando por mudanças de sócios;
  • Colocando à venda parte do seu negócio;
  • Ou avaliando a sua performance financeira.

Conheça os principais tipos de valuation!

Fluxo de Caixa Descontado

Nesse tipo de avaliação, o principal recurso é o Fluxo de Caixa Descontado, ou seja, a sua capacidade de gerar dinheiro no futuro.  

Múltiplos de Mercado

É uma avaliação por comparação entre empresas do mesmo setor, por meio de alguns indicadores como, Preço/Lucro, EV/Ebitda e Dividend Yield.

Vale destacar, porém, que não é possível aplicar o método de múltiplos de mercado em todas as empresas/investimentos, já que eles precisam ter o mesmo modelo de negócio e atuarem no mesmo setor.

Valuation Contábil

Como o próprio nome indica, esse método tem como base os dados contábeis de uma empresa, mais especificamente o seu patrimônio líquido.

Resumidamente, patrimônio líquido é a diferença entre o que uma empresa tem e o que ela deve, sem considerar outros ativos como, marcas, patentes e bens intangíveis.

Valuation Pré-Investimento

Aqui, o foco está no valor antes de qualquer investimento de terceiros. Por exemplo: imagine que uma empresa aberta recentemente vale R$ 800 mil e que depois de um ano recebeu um investimento externo de 1 milhão de reais.

Nesse caso, o Valuation pré-investimento considera apenas a quantia inicial de R$ 800 mil.

Valuation Pós-Investimento

Diferentemente do anterior, esse método considera o resultado depois de um investimento, ou seja, o valor original mais a injeção de capital.

Veja alguns exemplos práticos de valuation!

Veja os métodos mais usados por investidores para avaliar uma empresa/ação:

Múltiplos de Mercado:

  • Exemplo 1: antes de comprar ações de uma companhia de energia, um investidor compara o Dividend Yield com outra empresa do mesmo setor para avaliar o histórico de pagamento de dividendos;
  • Exemplo 2: para avaliar se uma ação está cara ou barata, um investidor faz a comparação do Preço/Lucro entre duas empresas com atividades semelhantes.

Fluxo de Caixa Descontado:

Exemplo 3: imagine que um negócio gera 100 mil reais por ano e você quer saber quanto a empresa vale, pois tem alguém interessado nela.

Então, você faz uma estimativa de caixa durante um determinado período. Porém, é necessário trazer esse valor para o presente aplicando uma taxa de juros, que nada mais é do que o Fluxo de Caixa Descontado.

Confira o nosso material com as análises das principais empresas da bolsa.

Passo a passo: aprenda como calcular valuation

Vimos que existem várias formas de calcular o Valuation de um negócio. E para simplificar o entendimento, veja esse exemplo de como usar o método de avaliação por múltiplos, que nesse caso será o Preço/Lucro:

  • Determine o valor de mercado da empresa: preço de uma ação multiplicado pela quantidade de ações no mercado;
  • Pesquise o último lucro líquido anual da empresa;
  • Por fim, para encontrar o múltiplo Preço/Lucro, divida o preço de mercado da ação pelo lucro encontrado.

Esse resultado indica o tempo necessário para recuperar o investimento nas ações de uma empresa. Nesse sentido, o investidor compara os resultados com outras do mesmo setor para avaliar qual é a opção mais vantajosa.

Atenção: é importante avaliar também a capacidade de geração de lucro no futuro. Não é seguro considerar apenas o resultado do último ano, mas a estimativa de crescimento nos anos seguintes.

Por que é importante fazer o valuation das empresas?

O Valuation é um método para encontrar o valor mais real possível de um negócio. Essa informação é útil para negociar uma participação societária, captar investimentos, entre outras situações em que o “preço justo” precisa ser considerado.

Essa lógica também funciona para os investimentos na Bolsa de Valores. E é um dos recursos mais usados por investidores na hora de comprar ações. Entenda mais sobre o assunto: Saiba como fazer a análise de investimentos em renda variável.

Agora que já sabe como calcular o Valuation de um ativo, pode começar a investir com mais segurança, usando os números como indicadores!

Com a plataforma de investimentos do PagBank você pode comprar ações, ETFs, Fundos Imobiliários e vários outros ativos de renda variável. E o melhor de tudo: direto do seu celular! 

Veja como é fácil acessar o nosso Home Broker pelo super app:

  • Abra o super app PagBank;
  • Na aba Investimentos, clique em Aplicar meu Dinheiro; 
  • Selecione a opção Renda Variável. 

Invista em renda variável no super app Pagbank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”