Perfil de cliente ideal: saiba como se conectar com os consumidores e impulsionar as vendas

Resumo do texto

  • Entenda o conceito de perfil de cliente ideal;
  • Veja quais são os benefícios de usar essa estratégia;
  • Desenvolva seu PCI em 5 passos.

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Traçar o perfil do cliente do seu negócio faz toda a diferença na hora de tomar decisões estratégicas e direcionar os esforços de marketing, vendas e atendimento. Conhecer o cliente ideal te permite oferecer produtos/serviços alinhados aos desejos desse perfil.

Além disso, desvendar o consumidor, possibilita a criação de campanhas mais eficientes, nos canais mais utilizados, com a linguagem mais consumida. E fique tranquilo, porque elaborar esse mapeamento é simples e vamos te mostrar como fazer.

Aprenda como saber o perfil ideal de cliente para o seu negócio e veja os benefícios dessa estratégia para alcançar sucesso nas vendas e maximizar os resultados!

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O que é um perfil de cliente ideal?

O perfil do cliente ideal (PCI) é uma descrição minuciosa das características do seu melhor comprador. É quem se identifica com seu negócio e vê no seu produto/serviço a solução para suas dores e problemas.

Para criar o PCI, você deve analisar vários elementos, incluindo:

  • Comportamentos;
  • Valores;
  • Cultura;
  • Sociais;
  • Pessoais;
  • Psicológicos.

Qual a diferença entre perfil de cliente, público-alvo e persona?

Embora os conceitos sejam similares, cada um possui uma abordagem diferente. Vamos esclarecer:

  • Público-alvo: é uma segmentação mais ampla. Representa um grupo com maior propensão a comprar da sua marca. Geralmente, é definido com base em critérios demográficos, socioeconômicos e comportamentais, como idade, sexo, formação educacional, localização geográfica, poder aquisitivo, entre outros;
  • Perfil de cliente ideal: é uma representação do comprador perfeito para o seu negócio, um retrato refinado do público. É aquela pessoa que se encaixa perfeitamente com o que a empresa oferece, tanto em valores, como em produtos/serviços;
  • Persona (buyer persona): nela, você deve criar um personagem com as principais características do seu cliente ideal. Para elaborar, considere comportamento de compra, objetivos de vida, desafios, preferências, motivações, etc.

Veja os benefícios de entender o perfil do cliente

Sem ter um perfil de cliente ideal, você não saberá para onde direcionar os esforços na gestão do empreendimento. Seria como oferecer calça jeans para quem procura trajes esportivos. Não funciona. 

Portanto, o maior e mais significativo benefício de considerar o PCI é maximizar seus recursos – tempo, dinheiro e estratégia. Desta forma, você não apenas impulsiona o seu negócio, mas também o faz de maneira eficiente e produtiva.

Além disso, a comunicação passa a ser melhor direcionada. Isso não se limita apenas ao conteúdo da mensagem, mas abrange também o tom da conversa e o meio utilizado para se comunicar. 

Por exemplo, um cliente fictício chamado Carlos, que pratica esportes ao ar livre e procura uma vida mais saudável, provavelmente responderia a uma campanha em parceria com lojas de bicicletas, mas talvez não a uma colaboração com uma doceria.

No dia a dia, conhecer as principais características do cliente também ajuda a:

Quais são os tipos de perfil de cliente?

Conhecer bem os perfis dos seus clientes é como ter uma bússola confiável para nortear as suas decisões. Agora, conheça 4 perfis fundamentais, baseados na psicologia e comportamento do consumidor:

Perfil pragmático

É aquele cliente que gosta de ir direto ao ponto. Se esse é o seu perfil ideal, esqueça uma conversa mais longa na hora da venda. Foque em argumentos práticos, destacando as vantagens e características únicas daquilo que você oferece.

Perfil analítico

Este tipo de pessoa gosta de informação e quer conhecer todos os detalhes possíveis antes de tomar uma decisão de compra. Neste caso, é preciso paciência para responder tudo que ele quiser e conhecimento profundo sobre o produto/serviço ofertado.

Perfil afável

Este cliente ideal é menos racional e mais emocional. Ele valoriza a confiança e gosta de conversar com o vendedor, entender mais sobre quem está do outro lado e se envolver com a compra. Mostre que você está sendo sincero e que ele pode acreditar na venda! 

Perfil expressivo

Também conectado com as emoções, esse perfil ideal gosta de atenção. Ele quer rapidez no atendimento, mas diferente do pragmático, prefere construir uma relação interpessoal com quem está vendendo. Gosta de ser o centro das atenções e precisa sentir que é a prioridade naquele momento.

Qual é o Perfil de Cliente Ideal do seu Negócio?

5 dicas para descobrir o cliente ideal do seu negócio e se beneficiar dessa estratégia

Agora é hora de saber como identificar o perfil do cliente da sua empresa. São poucos passos para ter informações concretas e mais duas dicas para aplicar as estratégias baseadas no PCI.

1. Analise a base de clientes atual

Comece observando aqueles que já compraram da sua marca. Procure informações como o custo de aquisição e o tempo de negociação para auxiliar na definição do perfil ideal do seu cliente.

Para isso, analise dados da sua plataforma de vendas e chame toda sua equipe para trocar ideias. Se seu time é quem tem contato com os consumidores constantemente, ele terá informações valiosas para te passar!

2. Identifique padrões

Com as informações em mãos, procure por tendências de comportamento, localização, preferências, gênero, idade, etc.

No caso, se as transações no seu negócio são concluídas rapidamente, seu perfil de cliente ideal pode ser mais voltado para o pragmático ou expressivo. Se a equipe de vendas percebe que a interação é formal e distante, isso pode indicar que ele é pragmático.

Se o seu negócio ainda não está em atividade, considere se basear nos concorrentes, consultar pesquisas online, como as da Opinion Box e criar um esboço dele. Aos poucos, com mais informações, refine a ideia.

3. Desenhe o seu PCI

Com os dados que foram recolhidos e analisados já dá pra começar a traçar o perfil de cliente ideal do seu negócio. Lembre-se de incluir idade, sexo, hábitos de compra e outras características para filtrar o público-alvo e ter um retrato mais detalhado.

Para garantir que o PCI criado faz sentido para seu negócio, faça um acompanhamento de perto! É essencial ficar de olho em indicadores, como taxa de conversão, ticket médio, custo de aquisição e satisfação do cliente. Tudo isso vai ajudar a definir se o cliente ideal condiz com o desenhado.

4. Desenvolva estratégias para esse público

Ter a informação do consumidor ideal em mãos é só o primeiro passo, transformar isso em inteligência de mercado é o grande diferencial! 

Dependendo da solução oferecida, o empreendimento pode ter mais de um tipo de PCI. Isso significa que será necessário usar mais de uma estratégia para atrair potenciais compradores e fidelizá-los.

5. Eduque sua equipe

Todo o time precisa ter acesso ao PCI para entender os consumidores, suas dores, quais as soluções que procuram e como lidar com eles no cotidiano. Afinal de contas, cada um prefere ser tratado de determinada maneira.

Fidelize seu consumidor ideal com o ClubePag!

Conhecer o perfil ideal de cliente é o diferencial para estratégias de marketing e vendas mais certeiras. Da captação ao pós-venda, as interações tornam-se mais significativas e eficazes. Com essa abordagem personalizada, a fidelização de clientes fica ao seu alcance.

E quando o assunto é fidelização, é preciso oferecer diferenciais. Além de todas as estratégias pensadas exclusivamente para o consumidor ideal, você pode contar com uma ferramenta que permite a criação de um clube de fidelidade, o ClubePag. 

Com ele, você cria ofertas exclusivas para atrair mais olhares e estimular o retorno do consumidor.

São quatro opções de ofertas:

  • Boas-vindas: para ajudar aumentar a base de compradores;
  • Aniversariantes: para encorajar as compras no período comemorativo;
  • Clientes sumidos: para incentivar quem não vai ao seu estabelecimento há um tempo;
  • Programa de Cashback: ative o programa de Cashback e toda vez que a pessoa comprar, acumula parte do valor para usar em uma futura compra!

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