O Pix oferece quatro opções de dados que podem ser usados como chaves: CPF, e-mail, número de celular ou chave aleatória (para saber mais sobre elas, clique aqui). E não tem exatamente uma chave que seja melhor ou pior para uso, mas é importante entender as diferenças e vantagens de cada uma delas.

Pix é com P de PagBank, o banco completo e grátis na palma da sua mão. Cliente PagBank tem à disposição as TEDs e transferências Pix grátis e ilimitadas, Cartões Internacionais gratuitos que não têm tarifas e nem anuidade, CDBs que rendem o dobro da poupança e a possibilidade de pagar suas contas parceladas em até 12x com cartão de crédito de qualquer banco.

Baixe o super app e crie grátis uma conta PagBank

Qual é a melhor chave Pix para usar no super app PagBank?

Todos os tipos de chave Pix funcionam da mesma maneira e tem o mesmo objetivo, porém, algumas podem ser mais adequadas para certas situações do que outras.

Elas servem para identificar e agilizar o processo na hora de uma transferência e reduzir a quantidade de erros na hora de enviar dinheiro para outra conta.

Veja a seguir cada uma das chaves Pix e dicas de como utilizá-las da melhor forma.

CPF ou CNPJ

A sugestão é usar o CPF ou do CNPJ como chave Pix para transações mais formais, como recebimento de salário ou pagamento de fornecedores e parceiros de negócios.

O uso desses documentos como chaves também é recomendado para situações como compra de bens de alto valor, como imóveis, veículos ou maquinários para seu negócio, mas saiba que não existe nenhum obrigação de usar o CPF ou CNPJ para esse tipo de situação.

Em transações com grandes valores (e também nas situações formais), é comum que a pessoa que vai mandar o dinheiro tenha o CPF ou CNPJ de quem vai receber, assim não será preciso passar mais nenhum dado para que a transferência seja feita.

Outra vantagem de usar o CPF ou CNPJ é que elas não podem ser cadastradas em outras contas, nem mesmo por engano. O que pode acontecer com chaves que são e-mails ou telefones.

Tentou cadastrar uma chave e não conseguiu? Veja como fazer a reivindicação pelo super app PagBank!

Fique atento a esse detalhe

As contas de Pessoa Jurídica não permitem cadastro de CPFs como chaves Pix. Você pode usar telefone celular, e-mail, chave aleatória ou CNPJ. Para as contas de Pessoa Física vale algo parecido: você pode usar e-mail, celular, chave aleatória ou CPF, mas nunca um CNPJ.

E-mail

A sugestão para a chave de e-mail é usá-la para agilizar as transferências feitas pelas pessoas que já têm seu endereço de e-mail cadastrado.

Por exemplo, se a sua empresa vai transferir seu salário usando o Pix, nada te impede de cadastrar seu e-mail corporativo como chave para facilitar a identificação da sua conta. Para usar o seu e-mail como chave Pix, preste atenção nesses pontos:

  1. Se o seu endereço de e-mail for muito complicado ou longo, as pessoas podem ter dificuldades para encontrar sua conta;
  2. Ao passar seu e-mail como chave, nada impede que a outra pessoa guarde seu e-mail para enviar mensagens ou outras comunicações que você não quer receber.

É importante que você saiba existe a chance de alguém cadastrar seu e-mail como chave Pix por engano. Caso isso aconteça, será preciso pedir a reivindicação da chave através do super app PagBank.

Número de celular

Cadastrar seu celular como chave Pix facilita as transferências para aquelas pessoas que tem o seu contato telefônico, como seus amigos do WhatsApp. O uso desse dado como chave Pix agiliza momentos como aqueles quando um amigo está fazendo compras para um churrasco e precisa receber de cada um da turma.

Mas saiba que o número do seu telefone é um dado que muitas pessoas podem ter, mesmo sem você passar. Se ele for usado para simular uma transferência Pix, é possível saber seu nome completo e partes do número do seu CPF (essas informações são usadas pelo sistema Pix para validar a transferência que você vai fazer).

É importante que você saiba que esse tipo de coisa pode acontecer, então, se você quiser mais privacidade, vale a pena usar outro dado como chave Pix.

Também não se esqueça que o número do seu celular pode ser cadastrado por outra pessoa e, se isso acontecer, será preciso pedir a reivindicação da chave Pix. 

Chave Aleatória

Quem usa essa chave não precisa passar nenhum dado a mais, apenas a sequência de números criada pelo sistema Pix.

Ela pode ser escolhida por quem prefere não transformar seu e-mail, celular ou CPF em uma chave que será passada para outras pessoas. A grande questão é que será preciso anotar ou memorizar esse número sempre que for receber uma transferência via Pix.

Por se tratar de uma sequência de números, seus amigos, parceiros de negócios (ou até o RH da empresa que você trabalha) podem esquecer esse dado, já que ele é mais difícil de guardar do que um e-mail ou um telefone. Mas não chega a ser um grande problema. A única ação necessária é passar a chave aleatória para eles novamente.

Atenção!

Se você é vendedor e usa as maquininhas PagSeguro, o PagVendas ou o aplicativo PagSeguro Vendas em seu negócio, será preciso cadastrar uma chave aleatória para que você possa usar o Pix como forma de pagamento na sua maquininha.

Clique aqui e saiba como vão funcionar as vendas usando Pix nas maquininhas PagSeguro.

Então, se você ainda não fez o cadastro das chaves Pix, acesse o super app PagBank e faça hoje mesmo. Clique aqui e veja como é fácil cadastrar chaves Pix no super app.

Lembre-se: o cadastro das chaves é opcional, assim como o uso do Pix. Você pode continuar usando as TEDs grátis e ilimitadas para fazer todas as suas transferências, e pode usar o Pix com os mesmos dados que você já usa para fazer as TEDs.

Perdido no funcionamento Pix? Confira este artigo com as principais dúvidas!

Cadastre as chaves Pix no PagBank e mude com tudo!

Existem várias situações em que você pode querer usar o Pix, então o ideal é deixar as chaves que você escolheu já cadastradas, assim, caso seja necessário, você terá tudo pronto para usar.

Que tal mudar para um banco que tem todas as praticidades que você precisa?

Aqui no PagBank você tem:

  1. Transferências Pix e TED grátis e ilimitadas;
  2. Conta que rende o dobro da poupança;
  3. CDBs para começar a aplicar;
  4. Cartões Internacionais sem tarifas e anuidade;
  5. Pagamento de contas em até 12x usando cartão de crédito de qualquer banco.

Se o Pix veio para mudar, mude de banco você também! Cadastre suas chaves no super app e faça transferências grátis, ilimitadas, 24h por dia (inclusive aos finais de semana e feriados). Tenha um banco completo e grátis na palma da sua mão.

Pix é com P de PagBank!

Baixe o super app e crie grátis uma conta PagBank