Resumo do texto
- Por que as pessoas têm medo de investir?
- Confira dicas práticas para guardar dinheiro e começar a investir;
- Saiba como o PagBank pode te ajudar a aplicar com segurança.
O medo de investir é um obstáculo para quem quer fazer o dinheiro render e alcançar a tão sonhada liberdade financeira.
Falta de experiência, recursos limitados e pouco conhecimento sobre o mercado financeiro são algumas justificativas de quem ainda usa a poupança e não se sente seguro para aplicar em opções mais rentáveis.
E se isso também acontece com você, saiba que com algumas estratégias simples, é possível investir em CDBs, Tesouro Direto, ações e outros ativos com tranquilidade e segurança.
Por que muitas pessoas têm medo de investir?
Investimento é um assunto que costuma ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. O medo de investir em um ativo de renda fixa ou variável pode ter várias origens, mas é importante que você conheça pelo menos três:
- Pouco conhecimento: esse é um dos motivos mais comuns, já que muitos não entendem como funciona o mercado financeiro e tem medo de fazer más escolhas;
- Medo de perder dinheiro: outra preocupação comum é a de perder dinheiro. A ideia de aplicar um determinado valor e perder tudo é assustadora para algumas pessoas;
- Falta de confiança no mercado: também existe a ideia de que o mercado financeiro funciona como uma aposta, ou seja, nunca se sabe quando irá perder ou ganhar dinheiro em uma aplicação.
E como acabar com esses medos? Entender os riscos e benefícios de cada investimento já é um passo importante. Além disso, você pode colocar em prática as dicas para investir a seguir.
9 Dicas para investir com segurança!
Independentemente do valor aplicado ou nível de experiência, todos querem investir com segurança. Confira as dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo:
1. Defina objetivos e metas claras
A primeira dica é estabelecer metas específicas. Se o seu foco é juntar uma grana para dar entrada na casa própria, você sabe quanto dinheiro precisa economizar e por quanto tempo?
Ter objetivos bem definidos faz toda a diferença na hora de escolher os seus investimentos.
Planejamento financeiro para você e sua família – Dinheiro Sem Tabu!
2. Conheça o seu perfil de investidor
Conhecer o seu perfil de investidor é um dos principais pontos para quem quer perder o medo de investir e ter mais segurança. É nessa etapa que você avalia a sua disposição para correr riscos e determinar o investimento alinhado com as suas metas.
Existem diferentes perfis, desde o mais conservador até o mais arrojado, e cada um tem uma estratégia específica para obter os melhores resultados.
De devedor a investidor: como começar essa jornada – Dinheiro Sem Tabu
3. Estabeleça prazos realistas
Agora, é o momento de analisar quanto tempo será necessário para cumprir os objetivos que definiu.
Seja honesto consigo mesmo e crie prazos que possam ser alcançados, levando em consideração sua realidade financeira e possibilidade de poupar.
Mesmo que os prazos sejam longos, basta se manter firme para chegar até lá.
4. Estude conceitos e entenda o mercado
É importante conhecer os conceitos básicos de investimento e entender como o mercado funciona. Isso pode ser feito por meio de vídeos, blogs, cursos e outras fontes confiáveis.
Com uma boa base de conhecimento, você pode tomar decisões assertivas e com mais segurança.
Aprenda sobre investimentos com a série de vídeos “Rende com a gente”!
5. Fique de olho em seus hábitos
Para investir com segurança, você precisa ter disciplina financeira. Observe se você está gastando dinheiro de maneira inteligente ou se precisa ajustar alguns pontos para atingir os seus objetivos.
Fazer um orçamento para controlar as suas despesas mensais e aplicações pode ser uma boa opção para adequar os seus hábitos ao plano de investimento.
6. Comece com valores baixos
Hoje, é totalmente possível investir em bons ativos, mesmo com pouco dinheiro. Além disso, você pode fazer assim: começar com valores baixos e ir aumentando as aplicações aos poucos.
Essa é uma estratégia de investimento para minimizar os riscos, se familiarizar com o mercado e entender seu perfil de investidor.
7. Pense no futuro
Investir com segurança requer paciência e visão de longo prazo. É necessário entender que ter um retorno mais significativo leva um tempo.
Por isso, você precisa manter a calma e não se deixar influenciar pelas emoções ou pelas notícias do dia a dia.
Guardar dinheiro para o Eu do futuro – Dinheiro Sem Tabu PagBank 2ª temporada
8. Diversifique os investimentos
Diversificar os investimentos significa aplicar em diferentes setores, prazos, emissores ou em mais de um tipo de ativo, como os CDBs, títulos públicos, entre outros.
Por exemplo: quando você aplica em CDBs de bancos diferentes, está diversificando os seus investimentos em renda fixa.
A diversificação da carteira é amplamente utilizada para reduzir os riscos e aumentar as chances de obter bons resultados a longo prazo.
9. Conte com a ajuda de especialistas
Contar com a ajuda de especialistas também é uma boa estratégia para não ter medo de investir. São esses profissionais que vão te ajudar a entender o seu perfil de investidor e indicar as melhores opções de investimento.
Por que começar a investir este ano?
Mesmo com o atual cenário econômico, você pode começar a lucrar com investimentos ainda este ano.
Quando você investe, os juros compostos ou a valorização dos ativos trabalham a seu favor.
Aqui, estamos falando de aplicações que rendem mais que a poupança ou que podem gerar ganhos muito superiores, dependendo dos ativos escolhidos e do seu perfil de investidor.
Por isso, investir este ano é a oportunidade de fazer o seu dinheiro trabalhar para você e aumentar o seu patrimônio.
Invista sem medo com o PagBank!
Agora que você já conhece as dicas para perder o medo de investir, confira as carteiras criadas pelos especialistas do PagBank para todos os perfis:
- Carteira de Investimentos PagBank para perfil iniciante;
- Carteira de Investimentos PagBank para perfil conservador;
- Carteira de Investimentos PagBank para perfil moderado;
- Carteira de Investimentos PagBank para perfil experiente.
As carteiras recomendadas são ideais para quem não tem experiência com investimentos ou não quer perder tempo elaborando estratégias de aplicação.
Conheça os benefícios de investir com PagBank!
“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”