5 dicas práticas para organizar seus gastos em 2022!

 

Verão, festas, viagens, curtição… férias! Realmente, é tudo muito bom! Depois de um período de descanso, é importante colocar a a vida em ordem, e nada melhor do que dar o primeiro passo começando pelas contas.

Gastos com IPTU, IPVA, material escolar, rematrícula, uniforme, somados aos custos básicos de alimentação e transporte batem à porta no começo do ano independente de férias, por isso, é importante se organizar para manter uma saúde financeira adequada no decorrer do ano.

“Um bom planejamento financeiro pode mudar sua vida” – A frase é clichê, mas também é verdadeira. Então é hora de montar um bom planejamento para 2022, então, vamos lá?! Confira as dicas a seguir:

1. Registre tudo

Muitas vezes só conseguimos ter noção dos nossos gastos se, em algum momento, colocarmos eles no papel. Por isso, é importante fazer um levantamento de custos com água, luz, telefone, condomínio, alimentação e gastos a longo prazo – como contas parceladas. E, cá entre nós, não menospreze os pequenos gastos, combinado? As compras que fazemos no dia a dia em lugares como padaria, banca de jornal, lojinha de doces ou farmácia costumam ficar fora da soma das grandes contas e isso é um erro. Crie o hábito de guardar as notinhas de cartão de crédito/débito para registrá-las posteriormente em sua caderneta de contas. Clique na imagem abaixo e baixe nosso planer financeiro para 2022!

2. Classifique seus gastos 

Depois de registrar todas as contas atuais, futuras, fixas e os pequenos gastos, é hora de identificar onde você está gastando mais dinheiro. Para isso, você precisa separar as despesas fixas e variáveis para entender onde estão os gastos mais pesados. Além disso, é importante classificar os gastos para identificar se existe alguma área que você esteja gastando sem necessidade. Para ajudar nessa tarefa, baixe nossa planilha anual de controle de gastos! 

3. Organize suas finanças

Reúna todas as pendências que você tiver, como boletos atrasados e contas com vencimento próximo. Vale também incluir as compras parceladas, além das despesas fixas e variáveis. Dessa forma você consegue priorizar e antecipar os pagamentos, se quiser, e ter noção do que precisa ser quitado para não ser pego de surpresa.

Assim que você receber seu salário ou alguma grana extra, pague todas ou a maioria das suas contas no mesmo dia. Mesmo que uma conta vença daqui 20 dias, se você não vai receber outros pagamentos até lá, você precisa reservar esse dinheiro desde já, só assim você evita dor de cabeça, dívidas acumuladas e juros. Esse hábito vai te ajudar a não perder nenhuma data de vencimento e saber exatamente quanto você tem disponível para gastar. Nesse momento, já com uma visão ampliada dos seus gastos, é interessante estabelecer uma meta de gastos para seguir no decorrer do ano.

Como criar um planejamento de metas financeiras de curto, médio e longo prazo!

4. Revise seus gastos

Há pessoas que quanto mais ganham, mais gastam e vivem endividadas. Mas existe também pessoas que não ganham tanto, mas que conseguem viver uma vida boa, com casa e carro próprios, viagens e filhos em boas escolas particulares. A diferença entre os 2 perfis está em como lidam com os gastos. Se você possui dívidas pendentes, busque maneiras de quitá-las, pois elas não sumirão num piscar de olhos. Encare isso como um compromisso financeiro, afinal, essa é uma oportunidade de enxugar despesas. Na hora de revisar seus gastos, é importante separar aquilo que é imprescindível das coisas que são supérfluas para manter um orçamento equilibrado.

Descubra 5 passos para começar seu controle de gastos e organizar sua vida financeira!

5. Monte uma reserva financeira

Apesar da nossa cultura imediatista de consumo, é essencial fazer uma reserva financeira para suprir imprevistos que podem surgir, afinal, não sabemos como será o dia de amanhã. Os primeiros e mais importantes passos são o planejamento e a análise. Com eles, é possível entender melhor como está sua situação financeira e quanto conseguirá economizar por mês, sem que essa economia traga muitos desafios para a sua rotina. Veja aqui como montar todos os passos da sua reserva de emergência!

Gostou das dicas? Coloque-as em prática agora mesmo e mantenha seu controle financeiro em dia para que 2022 seja um ano de conquistas com o mínimo de dívidas possível!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags