Confira 8 dicas de organização financeira e faça o seu planejamento doméstico

Resumo do texto

  • Porque a organização financeira é importante?
  • Confira 8 dicas para economizar e se planejar financeiramente;
  • Otimize seu controle com uma planilha de gastos grátis.

 

A organização financeira é importante em todas as fases da vida, mas muita gente só se lembra dela quando as contas aumentam e o bolso aperta. Porém, esse não é o caminho ideal, o recomendado é sempre acompanhar de perto o dinheiro.

Para quem mora sozinho, é mais fácil entender quanto ganha e como gasta. Mas quando falamos de uma família, as coisas mudam, já que todos precisam se envolver.

Confira dicas para colocar a casa em ordem e criar um planejamento doméstico funcional. 

Por que é importante ter organização financeira?

Porque com planejamento financeiro você saberá para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Simples assim.

Quem consegue controlar as contas para não estourar o orçamento, foge das dívidas e ainda identifica gastos desnecessários e oportunidades de economia. Isso possibilita a criação de uma reserva para o futuro, seja para emergências ou para realizar um sonho.

Organização FInanceira

Quer ter organização financeira? Veja 8 dicas para alcançá-la

Trouxemos alguns conselhos para você organizar as finanças e facilitar a administração do dinheiro da sua família. 

Aproveitamos para lembrar duas palavras importantes para ter sucesso nessa missão: autocontrole e disciplina. Além de, claro, a colaboração de todos da família.

1. Registre a renda familiar e todas as despesas

Não precisa ser especialista para montar o planejamento financeiro. Basta anotar o que entra para descobrir qual é a renda familiar, e listar o que sai para entender se ela é suficiente para pagar as contas.

Uma ótima opção é manter todas essas informações em uma planilha online, acessível aos membros da família. Para que a organização seja eficiente, é fundamental conversar abertamente sobre salários e despesas individuais.

2. Avalie gastos que podem ser cortados ou diminuídos

Depois de definir o orçamento e listar quanto é  gasto, é hora de falar sobre redução de despesas. Se a missão é economizar, vocês devem decidir quais custos podem ser cortados, sem afetar a qualidade de vida de ninguém. Aqui entram:

  • Assinaturas de serviços de filmes e músicas;
  • Pacote de internet, telefone e televisão;
  • Compra de roupas, brinquedos e artigos de lazer;
  • Idas ao cabeleireiro, jantares fora de casa e passeios no final de semana.

Ao tomarem essa decisão juntos, todos podem opinar sobre o que é importante para a família. Lembre-se que o objetivo é equilibrar as contas e diminuir exageros.

Considere fazer algumas substituições, como em vez de ir a um grande supermercado, fazer as compras do mês em um atacado, onde os preços costumam ser mais em conta!

Compras no atacado x Inflação: entenda a relação entre esses dois pontos!

3. Converse com todos da família

Reforce com todos os envolvidos a importância da organização financeira.

Tenha calma e paciência para explicar que a mudança visa diminuir as contas a pagar e fortalecer o sentimento de união dentro da casa.

Aproveite esse papo para falar que o planejamento financeiro deve ser aberto para todos. Isso inclui conversar sobre dívidas, empréstimos e outros desafios.

4. Mantenha as contas em dia

Não deixe as contas acumularem, elas podem se transformar em uma situação difícil de se livrar. Pagar em dia evita multas, juros, dívidas e outras consequências, como ter a conta bloqueada.

Se possível, faça os pagamentos assim que receber o salário para não atrasar e ative a opção de débito automático, recurso em que é possível agendar o pagamento para que ele seja feito automaticamente na data do vencimento.

Dessa forma, você cumpre com suas responsabilidades e pode usar o restante do dinheiro para investir ou para montar sua reserva.

5. Defina metas financeiras e decida qual é mais importante

Ter metas financeiras é uma forma de manter todos empenhados na administração econômica da casa. Elas podem começar pequenas, mas precisam ser objetivas, como “reduzir R$100 de gastos”.

Para decidir qual meta deve ser priorizada, é importante considerar os objetivos financeiros da família a longo prazo. 

Se vocês querem comprar um carro novo, podem pensar em economizar para aumentar a entrada, reduzir o financiamento e, assim, manter as parcelas dentro do orçamento.

6. Revise as metas financeiras conforme as prioridades

As metas não são estáticas, elas podem (e devem) ser revisadas e alteradas de acordo com a situação financeira da família. Se vocês queriam trocar de carro, mas nasceu um novo membro na família, as coisas do bebê passam a ser prioridade.

Ou seja, não adianta definir um objetivo e se apegar a ele sem levar em consideração mudanças ao longo do caminho. O melhor é fazer o acompanhamento e ajustar quando necessário.

7. Use apps para organizar o planejamento doméstico

Outra dica para ter organização financeira é usar aplicativos para manter o planejamento em dia. Existem opções gratuitas que ajudam no controle dos gastos e registro dos salários.

Confira 5 apps que vão facilitar sua organização financeira familiar.

8. Se conseguir poupar, faça investimentos

Se você e sua família já pagam tudo em dia e ainda sobra dinheiro para guardar, ótimo! É hora de começar a investir. E é possível começar a aplicar com pequenos valores.

Aos poucos, você pode começar a aumentar o patrimônio da sua família.

Claro que, antes de começar, você precisa entender mais sobre o funcionamento do mercado, movimentações da Selic ou rendimentos de CDBs.

Para que a organização financeira familiar dê certo, todos precisam colaborar. Você pode usar a planilha de gastos do PagBank e ter uma visão completa das finanças da casa.

Baixe gratuitamente a planilha de gastos do PagBank PagSeguro.

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”