20 ideias de negócios lucrativos no ramo de alimentação e bebidas

Resumo do texto

  • Conheça 20 ideias de negócios no ramo de alimentação e bebidas;
  • Entenda como ganhar dinheiro em cada um deles;
  • Descubra os cuidados a tomar nos diferentes modelos.

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Comer e beber são mais do que necessidades, são prazeres! Por isso, não surpreende que o ramo de alimentação e bebidas representem 11% do PIB brasileiro. Seja um jantar fino numa sexta à noite, uma marmita congelada num dia de trabalho ou um cafézinho esperando o ônibus, se alimentar está em todo canto.

E onde há demanda, sempre tem espaço para empreender e conquistar seu espaço. Porém, como a concorrência é alta, é importante usar a criatividade para se destacar.

Pensando nisso, separamos 20 ideias criativas e lucrativas de negócios que estão fazendo sucesso no segmento de alimentação e bebidas. Comida mexe com afeto, e é pegando pela barriga que você consegue fidelizar seu cliente!

Confira nossas dicas e prepare-se para faturar mais!

1- Marmitas congeladas

O ramo de marmitas congeladas está atraindo cada vez mais consumidores, especialmente quem tem uma rotina muito corrida e pouco tempo para ir ao mercado e cozinhar.

Esse ramo é uma ótima opção para quem deseja empreender, mas não tem muito dinheiro para começar. Você pode entrar nesse setor sem abrir um estabelecimento, bastam alguns equipamentos para aumentar a sua produtividade, como processadores, fogões mais potentes ou geladeiras maiores.

Além disso, os alimentos congelados têm uma vida útil mais longa. Isso significa que você reduz o desperdício e consegue guardar parte da produção sem prejudicar o produto final.

O resultado disso é uma gestão de estoque mais eficiente, que evita prejuízos.

2- Bistrô

Um bistrô é um restaurante ou bar que serve refeições caseiras. O objetivo é oferecer ao cliente um ambiente mais íntimo e aconchegante, onde a exclusividade é um fator para cobrar mais.

Quer um exemplo de como esse é um negócio lucrativo? De acordo com o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Sindrio), no Brasil, somente em junho de 2023, foram registrados quase 9 mil novos postos de trabalho no setor.

3- Padaria de fermentação natural

De acordo com o Sebrae, de janeiro a maio de 2023, o setor de panificação faturou cerca de R$58 bilhões. Isso significa que o amor dos brasileiros por um pão quentinho representa uma excelente oportunidade de negócio.

Dentro dessa tendência, as padarias de fermentação natural têm se destacado, principalmente por seus benefícios para a saúde, já que os produtos são feitos com ingredientes orgânicos e selecionados.

Além disso, os pães de fermentação natural duram mais do que o pão francês e o pão de forma. Dessa forma, também é possível fazer uma gestão mais eficiente do estoque e otimizar espaço e tempo.

4- Buffets

Onde tem festa e criança precisa ter comida! Abrir um buffet é uma excelente forma de gerar valor agregado aos serviços. Além de fornecer o menu, também é possível cobrar pelo espaço, o que gera um ticket médio mais alto.

Porém, se o seu foco é apenas na parte de alimentação, nada te impede de atender os clientes em casa ou no local da celebração oferecendo somente os comes e bebes.

Dessa forma, é possível reduzir os custos com aluguel e dar mais flexibilidade para sua rotina.

Além desse detalhe, nada te impede de começar atendendo festas infantis (que tem um cardápio mais simples) para depois ingressar em festas mais complexas, como casamentos e confraternizações de empresas.

5- Distribuidora de bebidas

As distribuidoras de bebidas são um dos tipos de negócios que mais cresce no Brasil. De acordo com a Exame, essa foi a ideia de empreendimento mais procurada em 2022.

O interesse principal é por causa do baixo investimento inicial, falta de burocracia para legalizar o negócio e pouco gasto com mão de obra.

Além disso, o Brasil é um dos maiores consumidores de bebidas do mundo. Quando o assunto é cerveja, ocupamos a terceira posição no ranking global.

6- Dark Kitchen

Dark Kitchen é um restaurante que funciona apenas com entregas por delivery. Essa também é uma boa opção para quem não tem muito dinheiro para começar, afinal, não é preciso investir no salão e nem contratar equipe de garçons.

Seu foco é apenas nos alimentos, ou seja, nada de gastar um dinheirão para renovar as cadeiras ou comprar mais pratos e talheres.

Além disso, vale destacar que o delivery está muito em alta, principalmente depois que os aplicativos deixaram tudo mais fácil.

De acordo com a Food Connection, o serviço de entrega no Brasil deve crescer cerca de 8%, fazendo do nosso país o principal consumidor de delivery em toda a América Latina.

7- Confeitaria de bolos

Bolo é uma delícia, mas dá um trabalho para fazer, não é mesmo? Muita gente pensa assim e corre para uma confeitaria quando bate aquela vontade de um docinho mais caprichado. O mercado de confeitaria movimenta mais de R$ 12 bilhões em um ano, e segue sendo um setor de destaque.

Se você vai começar, não é preciso abrir uma loja e lotar uma vitrine com doces incríveis. É possível começar com pouco investimento, fazendo bolos e doces em casa mesmo.

Sem precisar de uma estrutura muito grande, você será capaz de vender produtos simples, ou até mesmo entrar no mercado de luxo de casamentos!

8- Cerveja artesanal e chopp

A indústria cervejeira é uma das que mais fatura no Brasil e voltou a crescer após a pandemia.

Abrir uma cervejaria artesanal é uma excelente oportunidade de negócio por diversas razões. A principal delas é que as pessoas estão dando mais valor à qualidade e variedade de cervejas. Esse mercado é relativamente recente e cresceu muito na última década.

Porém, não é só o consumidor final que está em busca desses produtos. Outro mercado que têm crescido é dos entusiastas por fazer a própria cerveja artesanal. Para esses, rótulos, garrafas, engarrafadores, copos e taças, leveduras e equipamentos são componentes que não podem faltar.

9- Churrasco em domicílio

Quem nunca quis fazer um churrasco, mas sentiu preguiça de ir no mercado, comprar a carne e acender o fogo? É provável que você mesmo já tenha se sentido assim e pensado: “como eu gostaria de ter um churrasqueiro particular”.

Pois bem, essa é uma ótima oportunidade de resolver esse problema para muitas pessoas e ainda ganhar um bom dinheiro com isso.

Ter um menu variado e saber como preparar carnes é essencial para se destacar nesse ramo.

Porém, se você tem esse dom, saiba que é possível transformá-lo em um negócio com baixo custo operacional, que não precisa de investimento alto para começar e que tem alta demanda, especialmente para eventos corporativos.

Ideias de Negócios Lucrativos Alimentos e Bebidas

10- Churros e creperias

Churros e crepes são duas “comidas de rua” muito populares no Brasil. Abrir um negócio nesse ramo requer um baixo investimento inicial e te dá a opção de montar um mini-food truck em vez de alugar um espaço fixo.

Dessa forma, é possível “ir atrás do cliente”, ou seja, se posicionar em pontos estratégicos da sua cidade para aproveitar a movimentação das pessoas.

Além desse detalhe, você pode aumentar sua rede de atendimento conforme as vendas crescem, afinal, nada impede sua marca de ter 2 carros e estar presente em eventos diferentes, concorda?

E aqui entra um diferencial: se os seus churros e crepes fizerem muito sucesso, é possível pensar grande e transformar seu negócio em uma franquia com custo inicial bem baixo, o que atrai investidores!

11- Franquia de café para viagem

O café é uma paixão nacional, mas nem sempre as pessoas têm tempo de passar um cafézinho antes de sair de casa.

Uma ideia para ganhar dinheiro é investir em uma franquia de café para viagem, como Bendito, Rei do Mate ou Cheirin Bão.

Marcas consolidadas junto desse patrimônio brasileiro são iniciativas certas para tirar um dinheiro extra. Tudo isso com algo que o brasileiro adora: o café preto e quente, faça chuva ou faça sol.

12 – Catering para eventos corporativos

O catering é semelhante a um buffet, mas que atende na casa ou local indicado pelo cliente. Criar uma empresa nesse ramo, mas focada apenas em eventos corporativos, é algo que pode trazer um bom lucro.

Segundo o Sebrae, o catering corporativo é direcionado para feiras, workshops e congressos. Você pode cobrar um valor por pessoa ou fechar um pacote para o evento todo, e lucrar a partir disso.

Mas aqui entra um detalhe: você deve ser bem criativo no cardápio para se destacar da concorrência. Algumas empresas já estão cansadas de buffets que oferecem sempre as mesmas alternativas.

Portanto, capriche ao montar o menu para ganhar destaque frente à concorrência.

13- Casa de queijo e laticínios

Se a cerveja e o pão são duas paixões nacionais, o queijo não fica atrás. A Associação Brasileira das Indústrias de Queijo estima que cada brasileiro consome uma média de 5,6 kg de queijo todos os anos.

Também não podemos esquecer que os queijos combinam com uma infinidade de receitas, portanto, é um ingrediente muito procurado por restaurantes, chefs particulares e hotéis, que precisam comprar em escalas maiores.

Ou seja, há espaço para o B2B (venda para empresas) e B2C (comércio direto com cliente final).

14 – Food Truck

Um Food Truck é um veículo vende comida. Ele pode ser adaptado para diferentes tipos de produto, além de oferecer mobilidade para que você leve o seu negócio até os clientes.

A grande sacada do food truck é que ele mudou de postura.

Antes, as pessoas estavam acostumadas a comprar apenas coisas mais simples, como um hambúrguer ou um cachorro quente, porém, hoje o grande diferencial é ter um cardápio inovador e levar para a rua um prato “digno de restaurante”.

Portanto, vale inovar para ter destaque e ficar de olho nos principais eventos para estar junto da clientela.

15- Refeições personalizadas

As refeições personalizadas seguem o mesmo estilo de trabalho das marmitas. A diferença é que o cardápio é montado de acordo com o perfil do cliente. Normalmente organizadas no jardim de casa e com ingredientes selecionados, é um modelo que te faz ganhar mais na exclusividade do que na quantidade.

Funciona assim: você oferece um serviço exclusivo e pode ter uma margem de lucro maior ao fazer isso. Esse modelo é uma excelente opção para quem tem preferência por intimidade e qualidade, e pode pagar mais por isso. E não precisa ser um jantar sofisticado: pizza já é uma pedida diferente e com boas margens.

16- Produção e venda de sucos detox

A produção e venda de sucos detox também é uma tendência entre os consumidores mais exigentes e preocupados com a própria saúde.

De acordo com o Sebrae, este segmento também oferece um investimento inicial baixo, além da possibilidade de ser montado em um food truck ou dark kitchen.

17- Pizzaria

Conforme a Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem cerca de 90 mil negócios em operação nesse ramo, que produzem quase 4 milhões de pizzas todos os dias. E por mais que a concorrência seja grande, o público também é.

Você pode optar por uma pizzaria tradicional, um delivery, um serviço de rodízio ou até mesmo um modelo itinerante (food truck) para atender a diferentes públicos e diversificar sua forma de ganhar dinheiro.

18- Hamburgueria artesanal

De acordo com pesquisa do Mercado e Consumo, são vendidos cerca de 25 mil hambúrgueres todos os dias no Brasil. Ao focar em ingredientes frescos e na produção artesanal, é possível atrair um público que busca opções de refeições mais nutritivas e criativas.

Um grande diferencial é a qualidade e a consistência na preparação e no atendimento ao cliente. A satisfação dos consumidores é a chave para o sucesso nesse ramo.

19- Sorvetes e açaí

Basta um dia de calor para as pessoas procurarem a sorveteria ou loja de açaí mais próxima. Segundo informações do Sebrae, em 2022, 96% dos sorveteiros tiveram um faturamento de até R$ 360 mil no ano.

Já o consumo de açaí, de acordo com o Conab, chega a ser de 1 milhão de toneladas no Brasil, todos os anos. E a boa notícia é que você pode vender sorvetes e açaí no mesmo cardápio, sem precisar criar dois empreendimentos diferentes para isso.

20- Tapiocaria

A tapioca também é um alimento tradicional brasileiro que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Por isso, abrir uma tapiocaria é uma oportunidade de lucrar com algo que requer um baixo investimento inicial.

Além disso, ao ser criativo e desenvolver um cardápio cheio de sabores, você pode conquistar clientes que buscam uma experiência diferenciada e aumentar o faturamento do negócio.

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