Conta corrente: o que é e as principais diferenças

Resumo do texto

  • O que é uma conta corrente?
  • Entenda se é preciso ter uma conta corrente para ter cartão de crédito;
  • Confira os tipos de conta que você pode ter.

Conta PagBank: mais serviços e menos burocracia!

 

Você precisa ter uma conta para fazer transações monetárias, mas quer fugir de processos burocráticos e taxas altas? Então, antes de abrir uma conta no banco, conheça os diferentes tipos de contas para não acabar gastando mais do que precisa.

Para te ajudar nessa pesquisa, confira algumas dúvidas sobre o que é conta corrente!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Conta corrente

1. O que é uma Conta Corrente?

É o tipo de conta que permite que o cliente faça movimentações – como saques e depósitos – de forma ilimitada todos os dias.

Você ainda tem acesso a extratos, faz pagamento de boletos, transferências entre contas e pode usar cartão de débito e crédito. Porém, esses serviços podem incluir a cobrança de taxas. Então, fique ligado!

2. Quais são os tipos de conta existentes?

Existem quatro tipos de conta:

Entenda melhor cada uma e veja as principais diferenças entre elas:

3. Posso abrir uma Conta Corrente com o nome sujo?

Na hora de abrir uma nova conta corrente, o pedido passa por um processo de aprovação. Se o seu nome estiver negativado em algum serviço de proteção ao crédito, o banco pode recusar sua conta.

Isso acontece porque, normalmente, ela vem com um crédito pré-aprovado e acesso a um cartão de crédito. Então, se a pessoa já tem dívidas passadas, o banco pode rejeitar a conta.

4. O que acontece se eu não movimentar minha conta?

Neste caso, depende. Se o saldo parado não rende nada e ainda é preciso pagar a taxa de serviço para o banco, você está perdendo dinheiro.

Já em uma conta digital, como a conta PagBank, o saldo rende automaticamente e não é preciso pagar nada por ela. Assim, mesmo sem movimentação, você está ganhando dinheiro.

5. Preciso ser correntista para ter um Cartão de Crédito?

Não necessariamente. Existem instituições que permitem que você tenha apenas um cartão de crédito, sem associar a uma conta. Nesse caso, é preciso cumprir algumas condições, como ter o nome limpo. E, em alguns lugares, há um valor mínimo que deve ser gasto todo mês.

Se optar por usar um cartão de crédito de outra instituição, basta apenas usar ele normalmente ao longo do mês e quando a fatura vencer, fazer o pagamento através de um boleto.

6. Como cancelar a minha conta corrente?

Se você planeja cancelar a sua conta corrente, o processo é muito simples. Basta entrar em contato com o seu banco por algum dos canais de atendimento, e-mail, telefone ou pelo próprio aplicativo, e pedir o desligamento. 

Para fazer isso, tenha em mãos alguns documentos, são eles:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH – Carteira de motorista, carteira de Trabalho ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro);
  • CPF;
  • Cartão do banco e talão de cheques (caso tenha solicitado).

Normalmente, eles vão pedir que envie um e-mail formalizando o pedido, é muito importante que você o guarde, já que pode servir como documento no futuro. 

Depois disso, o banco vai enviar um boleto para que os débitos que existirem, como cheque especial, planos ou cartão de crédito, por exemplo, sejam quitados. E, se houver dinheiro em conta, vão solicitar que faça a transferência para outra instituição ou saque o valor.

Tudo isso pode ser feito direto pelo seu e-mail ou aplicativo, sem ser preciso ir até uma instituição.

Tenha a liberdade de movimentar seu dinheiro na Conta Digital PagBank!

Já imaginou ter a praticidade da conta corrente, mas ficar livre das taxas, da burocracia e das filas no banco? Você pode tudo isso! Basta usar a sua conta digital PagBank.

Abra a sua pelo super app e aproveite todos os serviços de uma conta completa. Ela é grátis, não tem taxas, você pode pagar contas, fazer transferências, qualquer pessoa pode abrir em menos de 3 minutos e, se não movimentar o dinheiro, não tem problema!

Quando você voltar, seu saldo vai ficar ainda maior, pois seu dinheiro na conta PagBank rende mais do que na poupança! 

Além de ver o dinheiro rendendo automaticamente, na conta PagBank você outros benefícios como:

Conta PagBank: mais serviços e menos burocracia!