Conta corrente: o que é e as principais diferenças!

Resumo do texto

  • O que é uma conta corrente?
  • Entenda se é preciso ter uma conta corrente para ter cartão de crédito;
  • Confira os tipos de conta que você pode ter.

 

Você precisa ter uma conta para fazer transações monetárias, mas quer fugir de processos burocráticos e taxas altas? Então, antes de abrir uma conta no banco, você precisa conhecer os diferentes tipos de contas para não acabar gastando mais do que precisa.

De acordo uma pesquisa, hoje são mais de 190 milhões de brasileiros bancarizados, o que mostra a importância de fazer a escolha perfeita. Para te ajudar nessa busca, confira algumas dúvidas sobre o principais tipos de conta e entenda melhor o que é uma conta corrente. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Conta corrente

1. O que é uma Conta Corrente?

A conta corrente é aquela que permite que o cliente faça movimentações financeiras, como saques e depósitos. Isso faz dela uma ótima opção para resolver serviços relacionados a dinheiro no dia a dia.

Você ainda tem acesso a extratos, faz pagamento de boletos, transferências entre contas e pode usar cartão de débito e crédito. Porém, esses serviços podem incluir a cobrança de taxas.

E o PagBank é conta corrente ou poupança? Confira nosso conteúdo e descubra!

2. Quais são os tipos de conta existentes?

Existem quatro tipos de conta:

Entenda melhor cada uma delas:

Conta Corrente

Como foi falado acima, na maioria das contas correntes é preciso pagar uma taxa de manutenção, também chamada de anuidade. Por outro lado, os depósitos e saques podem ser feitos livremente. Para abrir a conta é preciso de aprovação do banco e geralmente elas não apresentam nenhum tipo de rendimento.

Conta Poupança

Diferente da conta corrente, a conta poupança não possui anuidade, inclusive é proibido os bancos comprarem qualquer taxa sobre esse tipo de conta. Qualquer pessoa pode abrir uma conta poupança e o dinheiro colocado lá pode render a partir de 30 dias, mas vale ressaltar que é preciso consultar a instituição para saber o limite das operações de saque e retirada.

Conta Salário

Talvez a mais básica das contas, não possui taxa de manutenção, tem operações limitadas e não oferece nenhum tipo de rendimento. Ela só pode ser aberta pela empresa contratante quando um novo colaborador é admitido.

Conta Digital

Em geral, assim como a conta PagBank, é gratuita e tem vários serviços inclusos. O cliente pode usar o dinheiro como quiser, seja para transferir, pagar contas ou investir. Esse tipo de conta pode ser aberta pela internet, de forma simples e gratuita.

3. Posso abrir uma Conta Corrente com o nome sujo?

Na hora de abrir uma nova conta corrente, o pedido passa por um processo de aprovação. Se o seu nome estiver negativado em algum serviço de proteção ao crédito, o banco pode recusar sua conta.

Isso acontece porque, normalmente, ela vem com um crédito pré-aprovado e acesso a um cartão de crédito. Então, se a pessoa já tem dívidas passadas, o banco pode rejeitar a conta.

4. O que acontece se eu não movimentar minha conta?

Neste caso, depende. Se o saldo parado não rende nada e ainda é preciso pagar a taxa de serviço para o banco, você está perdendo dinheiro.

Já em uma conta, como a conta PagBank, o saldo rende automaticamente e não é preciso pagar nada por ela. Assim, mesmo sem movimentação, você está ganhando dinheiro.

5. Preciso ser correntista para ter um Cartão de Crédito?

Não necessariamente. Existem instituições que permitem que você tenha apenas um cartão de crédito, sem associar a uma conta. Nesse caso, é preciso cumprir algumas condições, como ter o nome limpo. E, em alguns lugares, há um valor mínimo que deve ser gasto todo mês.

Se optar por usar um cartão de crédito de outra instituição, basta apenas usar ele normalmente ao longo do mês e quando a fatura vencer, fazer o pagamento através de um boleto.

6. Como cancelar a minha conta corrente?

Se você planeja cancelar a sua conta corrente, o processo é muito simples. Basta entrar em contato com o seu banco por algum dos canais de atendimento, e-mail, telefone ou pelo próprio aplicativo, e pedir o desligamento. 

Para fazer isso, tenha em mãos alguns documentos, são eles:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH – Carteira de motorista, carteira de Trabalho ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro);
  • CPF;
  • Cartão do banco e talão de cheques (caso tenha solicitado).

Normalmente, eles vão pedir que envie um e-mail formalizando o pedido, é muito importante que você o guarde, já que pode servir como documento no futuro. 

Depois disso, o banco vai enviar um boleto para que os débitos que existirem, como cheque especial, planos ou cartão de crédito, por exemplo, sejam quitados. E, se houver dinheiro em conta, vão solicitar que faça a transferência para outra instituição ou saque o valor.

Tudo isso pode ser feito direto pelo seu e-mail ou aplicativo, sem ser preciso ir até uma instituição.