Como dar desconto para clientes? Confira 10 dicas para fazer isso sem ficar no prejuízo!

Resumo do texto

  • Entenda por que dar descontos no seu negócio;
  • Saiba como evitar as principais reclamações dos clientes;
  • Confira 10 dicas para dar descontos sem prejudicar seu lucro!

Veja como dar descontos com a Calculadora do PagBank!

 

As vendas online são um território extremamente competitivo. Contudo, uma das maneiras mais eficazes de se destacar da concorrência é oferecer preços atrativos. Mas como dar desconto para clientes sem ficar no prejuízo?

A resposta para isso é encontrar um equilíbrio entre o que é bom para o seu público e para a saúde financeira do seu negócio.

Continue a leitura e veja 10 dicas para criar promoções sem diminuir sua margem de lucro!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Para que serve o desconto?

O desconto é um benefício extra para o seu cliente. É uma oportunidade que ele tem de levar para casa seu produto por um preço de mercado mais acessível do que em outras lojas.

Como dar Desconto para os Clientes?

O que é o processo de “fechamento de portas” nas vendas?

Ao contrário do que pode parecer, o “fechamento de portas”, em vendas, não tem relação com a falência de um negócio.

Na verdade, ela diz respeito a evitar os possíveis contrapontos que costumam aparecer durante a negociação com o cliente. O foco está no consumidor dizer “sim” para o que você estiver vendendo.

O fechamento de portas se baseia em quatro pontos principais:

Interesse

Um dos primeiros pensamentos que passam na cabeça do cliente quando você apresenta um produto é: isso é útil para resolver meu problema?

Lembre-se que todo consumidor quer comprar uma solução para algo. Em um e-commerce, para fechar a porta do interesse você pode trabalhar na descrição detalhada dos produtos. Além disso, investir em fotos de qualidade também é um diferencial. Isso faz o cliente entender que a opção da sua loja é a melhor.

Credibilidade

A credibilidade é o ponto em que você precisa mostrar ao cliente que sua loja é confiável. Procure deixar visível no site e nas redes sociais as avaliações positivas e comentários de quem já comprou e aprovou suas soluções. Dessa forma, você inspira confiança nos consumidores indecisos.

Valores

O preço é um dos principais fatores de decisão para o cliente. Uma forma de se destacar da concorrência é aplicar o desconto no produto. No entanto, é preciso fazer isso de maneira estratégica para não prejudicar seu faturamento.

Autoridade

A última etapa é a da autoridade. Ela se refere a mostrar para o público que o seu negócio é o que mais entende daquele segmento específico.

Por exemplo, ao oferecer um serviço de limpeza de sofá, mostre que você possui anos de experiência, já realizou esse trabalho em muitas residências e conhece a rotina dessa função como ninguém.

Assim, o cliente vai confiar que você é autoridade na área.

10 dicas para você dar bons descontos

Agora que você já sabe para que serve um desconto e como se preparar para convencer o cliente, chegou a hora de conferir 10 dicas para criar boas ofertas. Veja a seguir:

1. Defina um objetivo

É preciso planejar antes de divulgar os descontos. Para isso, defina um objetivo claro e realista que você espera alcançar, como aumentar as vendas online, ampliar sua base de contatos ou esvaziar o estoque de um produto específico.

2. Conheça o seu público

A segunda etapa é conhecer bem o seu público. Não adianta criar uma oferta excelente em um item que poucos têm interesse. Faça uma enquete nas redes sociais ou uma pesquisa de feedback com alguns consumidores para entender o que estão procurando.

3. Analise os custos

Outro ponto importante é avaliar as despesas que o desconto vai gerar para o seu negócio. Jamais faça promoções em cima de itens que você não tem muita margem de lucro, pois isso pode prejudicar o fluxo de caixa da empresa.

4.  Utilize cupom de desconto

Os cupons de desconto viraram os queridinhos dos consumidores. Eles são um código promocional que permite ao cliente aplicar a oferta em determinado produto. Uma ótima dica é distribuí-los apenas para alguns itens específicos, já que assim você não perde o controle sobre o estoque.

Em troca do cupom, você pode pedir para a pessoa se cadastrar na sua loja ou seguir o perfil nas redes sociais. Essa é uma boa maneira de conseguir novos contatos e aumentar o alcance da sua marca.

5. Desconto para pagamento à vista

Dar desconto para pagamento à vista é uma forma de motivar o cliente a pagar o valor integral da compra no momento da transação. É comum ver isso em forma de “bônus extra”, por exemplo, o valor de uma jaqueta é R$ 300, mas quem paga no débito ou Pix ganha 10% off. Assim, o produto sairia por R$270.

6.  Desconto por quantidade

O conceito aqui, muito utilizado por empresas de atacado, é dar desconto quando o cliente compra grandes quantidades de um mesmo produto. Essa estratégia também funciona de forma progressiva, ou seja, se o consumidor levar 5 itens ganha 10%, se levar 10 ganha 15% e por aí vai. 

7. Programa de fidelidade

Criar um programa de fidelidade consiste em fornecer benefícios e ofertas exclusivas apenas para os clientes que compram com frequência na sua loja. Isso ajuda a valorizar os consumidores mais antigos e atrair novos, que ficam interessados em ter as mesmas vantagens.

8. Fique atento às épocas sazonais

Para quem vende online, investir nas datas sazonais é uma das melhores estratégias. As vendas durante esses períodos costumam aumentar muito e permitem melhorar a rotatividade do estoque, lançar novos produtos e fidelizar clientes. As mais populares são:

9. Estabeleça um prazo

Promoção boa é aquela com uma data para início e fim. Isso porque ofertas com prazo muito longo fazem com que os clientes fiquem adiando uma compra no seu site, já que não há pressa para finalizar a transação. Além disso, definir o encerramento do desconto cria uma sensação de urgência nos consumidores.

10. Monitore os resultados

Independente de qual estratégia de desconto você utilizar, monitore os resultados para garantir que esteja tudo certo. Para isso, use métricas como:

  • Número de vendas durante o período;
  • Ticket médio;
  • Base de contatos;
  • Margem de lucro.

Entenda porque fazer uma estratégia de desconto

Uma estratégia de desconto é excelente para atrair mais clientes, aumentar a conversão e a fidelidade

Oferecer preços mais baixos incentiva os consumidores a comprar. Isso impulsiona as vendas, ao mesmo tempo em que fortalece a imagem da sua marca com o público.

Quando e por que as pessoas pedem desconto?

As pessoas pedem desconto principalmente quando estão buscando economizar dinheiro em uma compra. 

Isso pode acontecer por diversos motivos, como orçamento limitado, desejo de “barganhar” ou o entendimento de que o valor do produto ou serviço não corresponde ao preço inicial.

Pedir desconto também é uma prática comum para o cliente sentir que teve um benefício extra em relação aos demais.

Como saber quando oferecer desconto?

Como você viu até aqui, dar desconto é uma ótima forma de atrair e conquistar clientes. No entanto, nem todos os momentos são ideais para usar essa estratégia.

Confira algumas dicas para saber quando criar uma promoção:

Estude sua margem de lucro

Para definir a margem de lucro adequada ao dar descontos, você deve calcular os custos de produção ou aquisição do produto, incluindo despesas indiretas, como transporte. 

Estabeleça uma margem mínima que cubra esses custos e ainda permita um lucro para a loja. Esse deve ser o valor de venda. Ao oferecer descontos, tenha em mente que você vai reduzir quanto ganha em cada transação, por isso, fique atento para não afetar a saúde financeira do negócio.

Esse processo é conhecido como precificação e estudá-lo é fundamental para garantir o lucro adequado cada vez que você fizer uma promoção.

Conheça o seu produto ou serviço

Conhecer seu produto ou serviço, de maneira profunda, serve para determinar o quanto você pode reduzir o preço sem prejudicar a margem de lucro, garantindo que sua oferta ainda seja atrativa. 

Além disso, não coloque em promoção um item sem ter certeza que ele vai solucionar o problema do consumidor.

Analise seu fluxo de caixa

Analisar o fluxo de caixa permite monitorar as entradas e saídas de dinheiro, e tomar decisões mais seguras sobre dar ou não descontos no momento. Uma análise cuidadosa ajuda a manter a estabilidade financeira e a sustentabilidade do negócio.

Domine o cálculo e não saia no prejuízo

Saber calcular o desconto é essencial para evitar prejuízos. Isso envolve entender como ele afeta a margem de lucro para assegurar que a redução de preço seja compensada por um aumento nas vendas.

Como implementar um programa de fidelidade com o PagBank?

Lembra que uma das dicas para atrair mais clientes é criar um programa de fidelidade para a sua loja?

O ClubePag é uma ferramenta que permite oferecer cupons de descontos especiais ao seu público, com direito a cashback próprio e muito mais!

Veja os tipos de ofertas que você pode criar:

  • Oferta Boas-Vindas: ofereça um cupom de boas-vindas para os seus novos clientes;
  • Oferta Clientes Sumidos: um incentivo para os consumidores que não fazem compras na sua loja há um tempo;
  • Oferta Aniversariantes: aquele presente especial para o seu cliente dar a quem ele gosta;
  • Programa de Cashback: seus clientes vão receber de volta uma parte do valor das compras!

Usar o ClubePag no seu dia a dia é muito fácil. Primeiro, você precisa ativar esse serviço:

  1. No Painel de Controle do PagVendas, no menu lateral, clique em “ClubePag”;
  2. Clique em “Participar” para ativar o recurso;
  3. Veja a explicação sobre o funcionamento do clube;
  4. Ative os benefícios que quer usar;
  5. Pronto! Agora é só começar a cadastrar os clientes.

Com o serviço ativado, para criar a base de clientes, faça o seguinte:

  1. Na primeira compra, peça o telefone do cliente para começar o cadastro;
  2. Ele vai receber um SMS para finalizar o cadastro;
  3. Pronto! Aguarde os clientes retornarem para aproveitar o benefício.

Lembrando que o ClubePag pode ser usado na Moderninha ou através do PagVendas, no aplicativo e no site!

Crie seu programa de fidelidade com o ClubePag!