Procurando formas de faturar mais? Veja 6 dicas para vender em Marketplace!

Resumo do texto

  • Entenda como começar a vender em marketplaces;
  • Veja as vantagens de usar esse canal de vendas;
  • Confira 6 dicas para vender mais em marketplace!

Link de Pagamento PagBank: venda online com segurança!

 

Todo empreendedor busca formas de melhorar o próprio negócio. Seja com ações de marketing para aumentar o alcance ou colocar seus produtos para vender em marketplace. 

O marketplace, muitas vezes, oferece aquilo que o negócio ainda não tem: estrutura pronta, alcance e segurança para os clientes!

Mas, a verdade é que não basta colocar seus produtos nessas grandes plataformas, é preciso ir além e unir o uso desses sites com estratégias de venda.

Confira as melhores dicas para começar a investir e faturar mais com as vendas em marketplace.

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Afinal, como vender em Marketplace?

Marketplaces são grandes shoppings virtuais que reúnem diferentes lojas e empresas. A maioria deles está “aberto” para quem quiser usar. E assim como um shopping, sua principal vantagem é a grande circulação de pessoas.

Agora que você sabe como funciona um marketplace, é hora de começar a usar estratégias para desenvolver o crescimento do seu negócio. Veja algumas dicas para dar o primeiro passo:

1. Escolha onde você quer vender

Existem sites que oferecem opções diversas e vendem para diferentes nichos, como é o caso da Amazon. Mas, em outros casos, como no Elo 7, existe um foco maior em produtos artesanais.

Portanto, o primeiro passo é definir qual marketplace melhor se adequa ao seu público. Comece com uma pesquisa na concorrência e identifique quais plataformas eles usam. 

2. Consulte tarifas

Os marketplaces estão abertos a todos os empreendedores, mas assim como em uma loja no shopping, é preciso pagar taxas para usar aquele espaço. 

Após selecionar quais marketplaces melhor se encaixam no seu negócio, é hora de fazer uma pesquisa quanto às taxas e comissões envolvidas. Decida por aquele que melhor se adeque ao seu planejamento financeiro.

3. Analise o tráfego em diferentes sites

Imagine se você abre uma loja em um shopping que tem poucos visitantes durante o dia? Talvez não valha muito a pena, certo? Então, prefira os marketplaces que possuem mais visitantes. Para isso, você pode usar ferramentas de análise, como o SEMRush. Com uma conta gratuita, é só adicionar o site e verificar os números de “tráfego orgânico”.

Lembre-se que quanto mais gente entrar no site, mais chance do seu negócio ser visto e vender mais!

4. Veja a documentação necessária

Assim como cada plataforma possui uma taxa própria, cada marketplace possui suas obrigações e condições. Alguns, por exemplo, exigem um cadastro com CNPJ e conta bancária PJ para os pagamentos.

Outros, podem ter algum tipo de restrição com determinados produtos e sua loja pode acabar sendo punida. Fique atento! 

Verifique o regulamento completo e todos os critérios de aprovação antes de iniciar as vendas.

5. Cadastre os seus produtos

Com o marketplace definido, a documentação em dia e o cadastro feito, é hora de começar a “montar a sua loja” nesse grande shopping. O cadastro dos produtos pode ser feito de uma só vez ou aos poucos.

Para quem trabalha com diferentes categorias de itens, pode começar com apenas um nicho e, aos poucos, aumentar o inventário. Como algumas plataformas cobram pela quantidade de itens anunciados, dê preferência para aqueles que têm maior procura e venda.

6. Defina a logística de entrega

Além de ser uma grande mão na roda para vender, o marketplace, em geral, também auxilia com as logísticas de entrega.

Na maioria das plataformas, o processo é o mesmo: o produto é vendido, o vendedor recebe uma etiqueta exclusiva para imprimir e, em seguida, leva o pacote aos Correios ou ponto de coleta.

Você só vai precisar escolher qual o meio de envio, como transportadora ou o próprio Correios. A escolha pode alterar valores e prazos definidos, portanto, antes da decisão, pesquise os prós e contras de cada uma.

Entenda porque vender em marketplaces pode ser uma boa ideia!

O alcance proporcionado pelas vendas no marketplace é o grande diferencial deste formato de venda, mas não é o único. Algumas das vantagens são:

  • Estrutura pronta para vender online;
  • Sistema de pagamento integrado, sem precisar de configuração técnica;
  • Logística de entrega integrada, reduzindo as etapas que o empreendedor atua;
  • Mais tempo para se dedicar a outros pontos do negócio, como marketing, administrativo e financeiro.

Se você está procurando opções para vender mais, mas não tem tempo ou dinheiro para investir na construção de um site completo, o marketplace é o caminho! 

Junto com outros canais de venda, você aumenta o alcance da sua marca e pode fazer seus produtos chegarem ainda mais longe!

Confira dicas para vender mais e melhorar os seus resultados!

Agora que você já sabe como o marketplace pode ser fundamental no crescimento do seu negócio, preparamos algumas dicas especiais para arrasar nas vendas!

Invista na apresentação dos produtos

Se uma vitrine não está chamativa, é possível que você passe por ela e nem preste atenção, certo? No caso do marketplace, a sua vitrine são as fotos dos produtos. 

Invista em imagens de alta qualidade, que não só mostrem o item em si, mas também seus diferenciais. Além disso, tenha atenção ao título do produto e às descrições. Use técnicas de SEO para criar os conteúdos e atrair mais usuários.

Pratique preços competitivos

Apesar de toda visibilidade, por outro lado, o marketplace te coloca lado a lado com outros concorrentes. Por isso, o valor de venda pode ser o grande diferencial para atrair clientes.

Lembre-se que isso não significa que você deve sair no prejuízo, mas é importante calcular a margem de lucro corretamente para oferecer um bom custo x benefício.

Acumule reviews e avaliações positivas

Quando o cliente faz uma compra em marketplace, ele tem a opção de deixar uma resenha ou opinião sobre a compra. Isso vale tanto em relação ao produto, como envio e atendimento.

Quanto mais avaliações positivas você coleciona, maior o destaque! Além disso, este pode ser o critério que outros consumidores vão usar para optar pela sua loja.

Nossa dica é enviar um e-mail para os compradores da sua loja pedindo que façam avaliações e deixem uma nota no site.

Fique atento à concorrência

Como já adiantamos, ao mesmo tempo que o marketplace te dá visibilidade, ele também te coloca lado a lado com a concorrência! Por isso, é importante ficar atento a tudo que outros players do mercado estão fazendo.

Tendências, mudanças na forma de anunciar produtos e novidades são alguns dos pontos que precisam da sua atenção.

Trabalhe o marketing do seu negócio

Como já dissemos antes, o marketing é um ponto importantíssimo para quem quer vender mais em marketplace! Isso porque os usuários precisam ficar sabendo que sua loja está ali.

Afinal de contas, se você abre um espaço em um shopping e não conta para ninguém, vai demorar para descobrirem sua presença. Invista em anúncios nas redes sociais para comunicar o novo canal de vendas e levar mais pessoas até lá.

Conheça as soluções do PagBank para seu negócio!

Vender em marketplace é um caminho para quem procura aumentar o alcance do negócio. Afinal de contas, estar em um grande shopping de lojas te dá visibilidade.

Mas, esse não precisa ser o único canal de venda que sua marca vai explorar. Vender online com segurança, sem precisar criar um site do zero, é mais fácil do que você imagina.

Com o Link de Pagamento PagBank, suas vendas serão mais rápidas e efetivas! E, claro, contando com a segurança do PagBank.

Com alguns cliques, você cria o link com valor, descrição e opções de parcelamento. Então, é só compartilhar com o cliente via WhatsApp, redes sociais ou e-mail e pronto! Ele faz o pagamento com tranquilidade e a venda está feita.

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