Resumo do texto
- Entenda a importância de uma logística para o seu e-commerce;
- Veja 8 dicas para fazer uma boa logística;
- Confira como economizar no valor do frete.
Um dos processos que mais causa dúvidas em quem tem um e-commerce é a logística para fazer a entrega dos pedidos. Existem muitas etapas como embalagem, etiqueta e despacho, e nem sempre é fácil entender qual fazer primeiro.
No entanto, com uma boa organização e algumas dicas, é possível otimizar seu estoque e garantir que os produtos cheguem aos clientes dentro do prazo.
Continue a leitura e aprenda a melhorar o frete da sua loja virtual!
O que é uma logística de e-commerce?
A logística para lojas virtuais é o trabalho de armazenamento, expedição e envio de mercadorias para o consumidor.
Veja outras etapas que também fazem parte da logística para e-commerce:
- Recebimento dos itens;
- Organização do estoque;
- Movimentação interna das mercadorias no galpão;
- Separação de produtos (picking);
- Embalo dos produtos (packing);
- Expedição para a transportadora responsável pela entrega;
- Rastreio do pedido.
Qual a importância da logística?
A logística é importante em qualquer negócio, seja ele físico ou virtual. Pense que quando o cliente compra um produto no seu site, além de qualidade e bom preço, ele espera receber o item o quanto antes ou no prazo acordado. Sem uma boa logística, essa expectativa é quebrada e isso pode afastá-lo de possíveis compras no futuro.
Além disso, uma logística ruim gera feedbacks piores ainda, o que contribui para afastar novos clientes, que vão ler os comentários e repensar a compra. Ou seja, investir nessa etapa é fundamental para melhorar a experiência de compra e aumentar a taxa de conversão, impactando positivamente na imagem da sua marca.
8 dicas para fazer uma boa logística de e-commerce
Agora que você já sabe porque o e-commerce precisa de uma boa logística para funcionar, confira 8 dicas que vão te ajudar a melhorar esse processo no seu negócio.
1. Estruture seu fluxo logístico
Cuide do processo de armazenagem, expedição e entrega das mercadorias, considerando as etapas seguintes:
- Defina como e por onde você vai receber as mercadorias, por exemplo, transportadora, Correios ou retirada;
- Organize a armazenagem dos itens. Lembre de deixar os produtos mais vendidos em locais acessíveis e garanta a segurança de todo o estoque;
- Separe um espaço para embalar os pedidos com segurança e calma;
- Pesquise a empresa que vai fazer as entregas. Lembre-se que ela precisa fornecer segurança, agilidade e bons preços!
Além disso, é importante que seu processo de entrega seja eficaz e cumpra os prazos estipulados na hora da venda.
2. Controle seu estoque
Confira boas práticas para controlar o estoque da sua loja virtual:
- Estude seu tipo de negócio e a frequência com que cada mercadoria sai;
- Defina se é necessário ter um espaço físico para guardar os produtos ou se você pode trabalhar com outros modelos, como o dropshipping;
- Faça o inventário para controlar a quantidade de itens em estoque, o valor, entradas, saídas, entregas dos fornecedores e total de vendas;
- Crie um padrão para guardar as mercadorias, lembrando que as mais vendidas precisam ficar em uma posição de fácil acesso e manuseio.
3. Escolha bons fornecedores
Para encontrar bons fornecedores para o seu e-commerce, considere o seguinte:
- Faça pesquisas, tanto no Google, como em redes sociais e sites como o ReclameAqui;
- Priorize fornecedores da sua região, já que o processo de entrega tende a ser mais rápido e barato;
- Descubra quem é o fornecedor da concorrência e estude a possibilidade de contratá-lo;
- Avalie o atendimento das empresas e dê preferência para aquelas que se dedicam a resolver o problema com soluções eficientes.
4. Tenha uma transportadora confiável
A transportadora é a responsável por entregar os produtos aos clientes, por isso, escolher uma confiável é fundamental. Avalie o seguinte:
- Pesquise e compare preços;
- Veja se a estrutura da empresa consegue dar conta da sua demanda;
- Verifique quais modalidades de frete ela oferece, como entrega expressa ou econômica;
- Descubra se a transportadora oferece o rastreio da encomenda ou seguro contra perdas e avarias.
Com o Envio Fácil do PagBank você encontra tudo isso e ainda conta com a opção de envio por Correios ou Jadlog. Escolha entre diversos valores e determine o mais atraente para conquistar seu cliente!
5. Monitore o envio dos seus produtos
Monitorar o envio dos seus produtos é uma questão de segurança tanto para o e-commerce quanto para o cliente. Em caso de dano ou extravio, as medidas para solucionar esse problema devem ser tomadas o quanto antes.
Com isso, o Envio Fácil também pode ajudar você. Todos os pedidos contam com rastreio e proteção contra perdas e extravios.
6. Defina prazos realistas de entrega
Não adianta oferecer prazos rápidos para conquistar o cliente e não cumprir com o combinado. É preciso considerar outros fatores antes, como:
- Manter o inventário sempre atualizado para ter certeza que o item será despachado logo após a compra;
- Determinar o tempo que seu fornecedor leva para repor mercadorias não disponíveis em estoque;
- Entender qual o tempo de entrega você pode oferecer. Para isso, considere transportadora, Correios, motoboy ou outras opções que você tiver;
- Sempre colocar 1 ou 2 dias extras para garantir eventuais imprevistos.
Tendo isso definido, aí sim é possível definir um prazo de entrega realista.
7. Faça uma política de prazos e frete
É preciso definir uma política de trocas e devoluções para ser transparente com o seu cliente, ou seja, apresentar as condições e normas e os possíveis casos. Algumas diretrizes estão determinadas no Código de Defesa do Consumidor, enquanto outras podem ser definidas pelo próprio empreendedor.
8. Estabeleça um fluxo de logística reversa
No e-commerce, a logística reversa é o processo de devolução de uma mercadoria pelo cliente. Ao contrário do fluxo normal, aqui é preciso considerar o caminho percorrido pelo item da casa do consumidor até a empresa.
Para criar um fluxo reverso adequado, além de definir uma política de trocas e devoluções, você tem algumas opções:
- Coleta no endereço do cliente: você gera uma ordem de coleta para a transportadora pegar o pedido no endereço informado;
- Coleta agendada: segue o mesmo procedimento do modelo acima, com a diferença de que é o cliente quem define um horário para coleta da mercadoria;
- Ponto de entrega: o consumidor deve levar o produto até um endereço específico, para que possa ser trocado.
A logística reversa pode acontecer por diversos motivos, como qualidade abaixo do esperado, danos no produto, atraso na entrega, etc.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor estipula que o comprador tem até 7 dias corridos (após o recebimento) para fazer a devolução ou pedir a troca de um item, independente do motivo.
Utilize o Envio Fácil na sua logística de e-commerce!
O Envio Fácil é o serviço de logística do PagBank que utiliza os Correios e a Jadlog para fazer as suas entregas. Com ele, você compara e escolhe a melhor opção para enviar seus produtos.
Confira todos os benefícios dessa ferramenta:
- Sem mensalidade ou contrato;
- Múltiplas opções de frete;
- Economia na contratação da transportadora;
- Envie suas mercadorias para todo o Brasil;
- Faça o rastreio de todos os pedidos;
- Proteção contra perdas e extravios.
Calcular o custo do frete na plataforma é muito simples. Faça o seguinte:
- Entre na sua conta do PagBank do tipo Vendedor ou Empresarial;
- No menu esquerdo, acesse Vendas, depois Envio Fácil e Contratar etiquetas;
- Em seguida, escolha entre as opções Criar etiqueta avulsa ou Criar etiqueta com transação PagBank;
- Informe o CEP de destino, dimensões e peso do produto. Clique em Simular;
- Vão aparecer as opções disponíveis para você;
- Escolha a que melhor lhe agradar, informe os dados complementares e pague pela etiqueta.
Lembrando que o Envio Fácil está disponível apenas para contas do tipo Vendedor ou Empresarial. Se você ainda não tem uma, assista ao vídeo abaixo e veja as vantagens de abrir a sua e começar a vender pela internet.
Comece a usar o Envio Fácil hoje mesmo e economize no preço do frete!