O que é um Ponto de Venda? Saiba porque ele é tão importante para o negócio!

Resumo do texto

  • O que é um Ponto de Venda?
  • Entenda a importância de utilizar um PDV na sua loja;
  • Descubra como gerenciar seu PDV com eficiência.

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Sabe quando você entra em uma loja procurando um produto e se sente confuso ou mal direcionado? Isso chega a ser desestimulante, e muitas vezes, pode até mesmo te fazer desistir da compra! Por isso, entender a importância do ponto de venda é tão essencial.

O PDV é crucial para o empreendedor. Afinal de contas, é nele que o usuário vai interagir com o produto ou serviço oferecido. Portanto, ele é a ponte que faz a conexão entre o consumidor e a marca, e a gente sabe que esse caminho precisa ser sólido!

Além disso, é no ponto de venda – seja online ou físico – que os clientes vão tirar dúvidas, experimentar, interagir e tomar a decisão final da compra. Percebeu o grau de importância que o PDV tem em seu negócio?

Continue a leitura, confira como montar um PDV atrativo no seu negócio e transforme a experiência de compra dos usuários na melhor possível!

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O que é Ponto de Venda (PDV)?

O PDV é o coração da sua loja. É nele que os consumidores têm acesso aos produtos e serviços oferecidos. Para facilitar e mediar a interação com os itens disponíveis, podem existir vendedores ou não.

O ponto de venda pode ter duas formas: a física e a digital. Na física ele é um espaço de experimentação e de contato, onde clientes podem tirar dúvidas, interagir com o produto e realizar as vendas. Os pontos de venda físicos também são responsáveis por criar uma imagem da marca.

Uma loja grande, bem organizada e com sua vitrine limpa, por exemplo, passa uma impressão de confiabilidade. Já um PDV físico bagunçado, com caixas de estoque espalhadas pelo chão, e cartazes impressos em folhas sulfite, passam uma impressão menos confiável. Parecem locais com menos profissionalismo e inspiram desconfiança.

Já na digital, por exemplo, o PDV é a página no site. Nela é sempre útil ter dados técnicos do produto, fotos, reviews de clientes anteriores e formas fáceis e seguras de pagamento. Nos sites, de um lado há uma grande preocupação em passar confiança(para não se confundir com sites golpistas), e por outro fornecer segurança.

Vazamentos de dados são um perigo dos PDVs virtuais, pedindo um preparo maior para isso. Um processo de pagamento também precisa ter em mente alguns cuidados. Se o processo for muito difícil ou pedir muitos dados, pode desestimular a venda. Todas essas preocupações devem ser levadas em consideração na hora de desenvolver suas soluções digitais para os PDVs.

Confira a seguir nossas dicas e como isso pode ser alcançado!

Qual a importância de utilizar um PDV?

O PDV pode ser o fator decisivo da compra. Quando o consumidor chega na loja, ou entra no site, e vê exatamente o que ele procura (informações, diferenciais, formas de pagamento variadas, etc), existe uma probabilidade muito maior do produto ser vendido.

Por isso, é essencial traçar estratégias para deixar o seu ponto de venda pronto para receber os clientes! Veja o que você deve ter em mente na hora de montar o seu:

1. Visibilidade de produtos e serviços

O objetivo principal e inicial do PDV é mostrar o produto da maneira mais vendável. É onde as pessoas podem ver, tocar e conhecer eles de perto. Portanto, pense em formas de destacar o que mais importa em cada item. Na loja física, atente-se para a vitrine, enquanto no site, as imagens devem ser de alta qualidade!

2. Atenção dos clientes

Um PDV não é apenas um método de exposição, mas sim, uma estratégia para atrair a atenção dos clientes. Para isso, é preciso que ele tenha um layout diferenciado, criando um visual harmonioso e agradável.

Na prática, isso quer dizer que não é necessário ter muita informação ou várias cores. Muitas vezes, o ditado “menos é mais” é seu melhor amigo

Detalhes como iluminação, disposição dos itens, prateleiras e suportes podem ser usados para chamar a atenção do público e trazê-los para dentro da loja.

3. Foco nas estratégias de marketing

Na loja física, as estratégias de marketing impactam na organização do ponto de venda. Por exemplo, na Black Friday, dê destaque para itens em promoção e os valores mais baixos.

Com um time preparado para o atendimento, o marketing de relacionamento se torna um grande diferencial da sua marca, oferecendo aos clientes uma experiência de compra positiva e completa.

No e-commerce, o PDV pode refletir as estratégias pensadas, como kits promocionais na página principal ou um banner específico para mostrar os itens em lançamento.

4. Maior chances de venda

É claro que o objetivo final do PDV é vender! O que falamos até aqui vai levar o cliente a se encantar pela sua marca ou produto e, de fato, concluir a transação.

O ponto de venda pode ser um grande aliado na sua estratégia. Afinal de contas, ele já vai existir, seja uma loja ou um site, só precisa ser trabalhado para oferecer um retorno positivo.

ponto de venda

Como gerenciar seu PDV com eficiência?

Você já entendeu que o PDV pode fazer a diferença no sucesso da sua loja. Mas para isso acontecer, não basta fazer o que todo mundo faz, é preciso entender alguns fatores que vão impactar em como você usa o ponto de venda.

Confira quais são:

Conheça bem a sua persona

A persona é uma representação do seu cliente ideal. Conhecer suas características te faz entender o que o consumidor busca em um PDV. Conforme a faixa etária, por exemplo, é possível descobrir quando o consumidor prefere tocar no produto ao invés de ver um vídeo no celular.

Esse é apenas um exemplo sobre a importância de decifrar o público que mais consome na sua loja. E para chegar a essas respostas, nada melhor do que olhar para a concorrência e para suas próprias vendas.

Avalie as principais características dos seus atuais clientes e trace um perfil sobre como eles são.

Identifique seus canais de distribuição

Identificar os canais de distribuição significa entender por onde seus clientes mais compram. Se é em uma loja física, no marketplace ou e-commerce próprio.

A partir dessa definição, integrar esses diferentes canais (comprar online e retirar na loja, por exemplo) e pensar em um PDV específico para cada um se torna mais simples. Ofereça uma experiência de compra positiva ao conectar todas as “vitrines” que sua marca usa.

Monitore seus indicadores de venda

Os indicadores de venda são métricas que te ajudam a entender se o negócio está crescendo ou não. Dados como vendas totais, ticket médio, margem de lucro e taxa de conversão devem ser analisadas com frequência.

Elas podem indicar qual caminho está funcionando e qual não está. Por exemplo, com o ROI (Retorno sobre investimento), você entende se as ações de marketing estão trazendo mais clientes e mais vendas.

Tenha um bom sistema de PDV

Um sistema de PDV é a tecnologia que vai integrar as diferentes etapas que acontecem no ponto de venda. Seja desde o controle de estoque, registro das transações, meios de pagamento oferecidos e emissão de nota fiscal.

Ao escolher qual será usado no negócio, pense que quanto mais eficiente ele for, mais existirá gestão financeira e otimização do tempo. Deixa de ser necessário passar horas cruzando os dados de venda com o estoque, basta conferir o que o sistema diz referente  ao que há disponível.

Utilize Maquininhas PagBank

A família de maquininhas tem opções para todos os tipos e tamanhos de negócio. Além de contar com toda a segurança e confiança do PagBank, você garante:

  • Maquininhas sem aluguel;
  • Mais de 20 formas de pagamento, como crédito, débito, Pix e vale-alimentação;
  • Recarga de celular com cashback;
  • Pagamentos com as principais bandeiras do mercado.

Como funciona um sistema de PDV?

Já adiantamos um pouco os detalhes sobre o funcionamento de um sistema de PDV, mas vamos entender mais a fundo.

Ele funciona como o “cérebro” de uma loja, tanto física quanto online, gerenciando os produtos em estoque, processando pagamentos, emitindo recibos e fazendo o controle das vendas (tanto quantidade, quanto valor).

Quando seu cliente faz uma compra, o sistema de PDV vai:

  • Verificar se o item está disponível;
  • Calcular o preço final;
  • Incluir frete, caso necessário;
  • Apresentar as formas de pagamento;
  • Fazer o processo de venda;
  • Registrar as informações do cliente e da transação;
  • Emitir a Nota Fiscal;
  • Atualizar a quantidade disponível no estoque.

Ele ainda vai impactar no pós-venda, permitindo o estorno, a devolução do item à loja, etc.

Muita coisa, não é mesmo? Imagine se todas essas etapas estivessem em diferentes sistemas? Você teria que juntar todos os dados para entender como anda a saúde do negócio. O que acabaria levando a possíveis erros e um gasto de tempo excessivo!

Afinal, vale a pena investir na otimização do PDV?

Sim! O PDV deve ser mais um item na sua estratégia de vendas. Portanto, vale a pena investir e transformá-lo em uma forma de alcançar mais clientes e oferecer uma experiência diferenciada.

Seja físico ou online, o ponto de venda é o momento de maior contato entre o público e a marca. Por isso, é importante usar esse momento para induzir a reflexão sobre as particularidades da empresa, gerando um relacionamento mais próximo com o usuário.

Mas atenção! Não basta abrir uma loja e aguardar o milagre! É preciso entender o comportamento do seu consumidor para atender às suas necessidades e saber qual o orçamento disponível para esta etapa. A matemática assertiva é importante nessas horas de decisão!

Gerencie seu Ponto de Venda com o PagBank!

O PagBank tem um sistema de PDV para você. O TEF te dá total liberdade de escolha com controle absoluto e gestão eficiente do seu negócio. Além disso, oferece integrações para transformar a gestão da sua empresa:

PagVendas

A ferramenta de automação comercial do PagBank vai impactar no gerenciamento do seu negócio. Isso porque ele oferece informações estratégicas e te ajuda em diferentes momentos, como controle de estoque e cadastro dos clientes.

Veja outros benefícios: 

  • Controle de estoque e fiado;
  • Gestão de produtos e clientes;
  • Relatórios e gráficos de vendas;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Abertura de loja virtual;
  • Controle de caixa;
  • Cadastro rápido de produtos.

Conte com o PagBank e as soluções para empreendedores!