Resumo do texto
- Qual é a importância de ter um blog para o seu e-commerce?
- Conheça 8 vantagens dessa estratégia para o seu negócio;
- Saiba como criar um blog para a sua marca.
Se você tem um negócio online, criar um blog é uma excelente estratégia para desenvolver a autoridade da sua marca. Com ele, você divulga conteúdos relevantes para sua audiência e mostra que realmente entende do produto ou serviço que vende.
Com um blog atualizado você pode aparecer nas primeiras posições do Google. Quando o usuário pesquisar sobre algum tema relacionado ao seu negócio, você terá mais destaque. Cada clique nos seus artigos faz o usuário ter contato com a marca, e aos poucos, ele vai virando um cliente fiel.
A melhor parte é que o blog exige um investimento baixo, ou seja, não precisa pesar no bolso. Com planejamento e disposição para colocar a mão na massa, sua empresa pode ter um blog no ar. Venha ver como!
O que é um blog e qual sua importância para o e-commerce?
Blog é uma página na internet onde você publica diferentes conteúdos, como textos, fotos, vídeos e outros formatos.
O conteúdo compartilhado pode ter uma grande variedade de temas. Desde novidades sobre os seus produtos e serviços, até destaques do seu nicho de mercado. Quando falamos de um blog pessoal, os conteúdos de opinião são outra alternativa.
Por exemplo, uma loja de roupas pode fazer um conteúdo falando sobre tendências sustentáveis na moda. Já um blog de uma costureira, pode ter a opinião dela sobre o uso de um determinado tipo de roupa.
E porque isso é importante para o e-commerce? Porque ao publicar conteúdos relevantes para o público-alvo da sua marca, você terá mais autoridade. Ou seja, vai mostrar que sabe daquele assunto e é confiável quando alguém estiver procurando informações sobre o segmento.
Ainda tem mais! Aplicando técnicas de SEO no seu blog, é possível chegar às primeiras posições do Google. E pode acreditar, elas são muito importantes para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Afinal de contas, o primeiro link da página de resultados do Google recebe 28,5% dos cliques, cada um deles sendo um cliente em potencial.
Sendo assim, tanto para atrair mais usuários quanto para mostrar sua autoridade no mercado, o blog é um poderoso aliado para alcançar o sucesso do negócio!
5 vantagens de criar um blog
Além da função principal de um blog, que é divulgar conteúdo relevante e construir autoridade para a marca, existem outras vantagens em criar uma presença online para o seu negócio. Confira quais benefícios são esses:
1. Posicionamento de marca
O exemplo que demos logo acima, sobre uma loja de roupas que cria um conteúdo a respeito de tendência de moda sustentável, é uma forma de posicionar a marca. Ou seja, é como “contar para o mundo” aquilo que a empresa defende, acredita e pratica.
Isso é essencial para que o público entenda como o negócio se relaciona com os principais temas da sociedade. E acredite, isso é importante, pois cada vez mais, os consumidores estão escolhendo onde gastam seu dinheiro a partir de valores e não apenas produtos.
2. Tráfego orgânico
Criar conteúdo de qualidade aplicando as regras de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) ajuda o seu blog a conseguir posições melhores nos resultados de pesquisa dos usuários, como dissemos.
E quanto mais “em cima” você estiver na pesquisa do Google, mais pessoas chegarão ao seu site: isso é chamado de tráfego orgânico, aquele que você não conseguiu através de anúncio pago (anúncios). Quanto mais gente visitando a página, maior probabilidade de vendas, compartilhamentos e crescimento!
3. Geração de leads
Os leads são clientes em potencial. Se você pensar em proporção, quanto mais pessoas estiverem visitando seu blog ou site e confiando no seu conteúdo, maior a quantidade de usuários interessados nos produtos ou serviços.
Gerar essas oportunidades de negócio é o que mantém qualquer empreendimento em crescimento, afinal, com mais consumidores, maior o lucro.
4. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que oferece ao leitor textos, vídeos, imagens que, realmente, apresentam informações valiosas e relevantes. O objetivo é atrair, engajar e reter usuários.
Além de reforçar ainda mais a autoridade do negócio, você cria uma comunidade de pessoas que gostam da sua empresa, o que leva a relacionamentos mais longos!
5. Baixo custo
As principais despesas de um blog envolvem o registro de domínio (o endereço dele) e a hospedagem. Mas, você pode optar por plataformas gratuitas, como WordPress ou Blogger, para reduzir ainda mais esse gasto.
O conteúdo publicado também pode ser criado com pouco investimento. Tanto imagens quanto textos podem ser produzidos pelo próprio empreendedor ou um freelancer (profissional contratado por demanda).
Você não precisa de conhecimento técnico em programação para criar um blog e nem de jornalistas profissionais para escrever.
Saiba como criar um blog em poucos passos
Agora que você já sabe quais as vantagens de criar um blog e como ele pode impactar no sucesso do seu e-commerce, chegou o momento de entender o passo a passo para desenvolver o seu. Confira o que fazer:
Escolha um serviço de hospedagem
Primeiro, considere seu orçamento. Dependendo do quanto você tem disponível, pode usar hospedagens pagas, como SiteGround, Bluehost e HostGator ou as gratuitas, como WordPress, Wix e Blogger.
Lembre-se também de verificar outros critérios, como a quantidade de pessoas que o blog aguenta ao mesmo tempo, a existência de um canal de suporte técnico em português e uma comunidade de usuários para te ajudar com possíveis dúvidas.
Crie seu domínio
Para criar o domínio, você deve escolher um nome que seja curto, fácil de lembrar e reflita o conteúdo ou a marca do seu blog. Em seguida, verifique a disponibilidade desse nome em registradores de domínio, como o Registro.br. Caso prefira, algumas hospedagens oferecem a compra do domínio no mesmo plano.
A segurança é muito importante, e é aqui que entra o HTTPS. Esse código de segurança, que vem antes do “www” de todos os sites seguros, adiciona uma camada de criptografia em todos os dados sensíveis.
Faça o layout do blog
O layout do blog é como a vitrine de uma loja. Por isso, é essencial planejar de uma forma que reflita a identidade visual do negócio e seja interessante para o usuário.
Comece decidindo a estrutura e a forma de navegação, como categorias de conteúdo e tags a serem usadas. Escolha o que vai aparecer no menu, a posição dos elementos, e a ordem dos conteúdos.
Configure o SEO
Pesquise palavras-chave relevantes para o seu conteúdo, usando ferramentas como o Google Keyword Planner ou Keyword Tool, que são gratuitas. Coloque esses termos de forma natural em títulos, descrições, cabeçalhos e ao longo do texto.
São essas palavras que ajudam o Google a entender quando ele deve mostrar o seu conteúdo como resposta. Por exemplo, quando pesquisarem por “tendências de moda”, os links que vão ser sugeridos possuem esse termo como título.
Outros pontos de SEO para você ter atenção:
- URLs amigáveis: coloque apenas o endereço do site e a palavra-chave em cada conteúdo. Por exemplo: www.seusite.com.br/criar-meu-blog;
- Adicione imagens com boa resolução, que tenham relação com o conteúdo;
- Use descrições atraentes para atrair cliques;
- Crie links internos para outras postagens relevantes em seu blog;
- Otimize o blog para ter uma boa visualização em celulares.
As boas práticas de SEO são essenciais para que seu blog apareça nas primeiras posições do Google e, assim, ter mais tráfego orgânico.
Defina um calendário de publicações
Determine a frequência de postagens, ela pode ser diária, semanal ou mensal. Mas, lembre-se de escolher aquela que melhor se encaixa com a sua rotina. Não adianta postar diariamente durante uma semana e depois passar vários dias sem nada.
Planeje o conteúdo com antecedência, pesquise os assuntos mais falados pela concorrência e pelo seu público e aborde tópicos relevantes, alinhados com as datas festivas, feriados e promoções.
Monitore seus resultados
Ferramentas de análise, como o Google Analytics, te ajudam a acompanhar o sucesso do blog. Nela, você vai encontrar dados, como tráfego, taxa de rejeição, tempo que os usuários passam no blog e o número de conversões.
Além disso, vai conseguir ficar de olho nas palavras-chave que mais atraem usuários. A partir daí, pode criar outros conteúdos relacionados.
Defina metas claras e mensuráveis, monitore regularmente os resultados e reveja o seu planejamento sempre que necessário.
Faça a gestão do seu negócio com praticidade usando a Conta PJ!
Atrair mais pessoas para o seu site com um blog é uma estratégia de marketing digital que você pode aplicar agora mesmo. Consumidores que estão com intenção de comprar e te encontram no topo do Google são os que mais tem chance de virarem fregueses.
Com esse novo fluxo de clientes interessados no seu produto, existe uma frente que vai precisar receber mais atenção: a gestão financeira. Com uma conta PJ gratuita, você tem melhor controle do dinheiro, sem precisar pagar taxas e mensalidades.
No PagBank, a conta digital oferece diversos benefícios para você e o seu negócio, como:
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