Vender pela Internet: confira as principais estratégias para o seu negócio

Resumo do texto

  • Veja as vantagens de vender pela internet e quais os melhores nichos investir;
  • Confira dicas e estratégias para vender online e fazer o seu negócio crescer;
  • Entenda o passo a passo de como criar uma estratégia digital perfeita para as suas vendas.

Baixe já o super app PagBank!

 

Os consumidores estão trocando seus hábitos de consumo, e boa parte dessas mudanças envolve o uso da internet. Se antes comprar online era uma alternativa, hoje isso está se tornando cada vez mais comum.

Vender online é uma excelente forma de melhorar os resultados e fazer seu negócio crescer, mas é preciso conhecimento para colocar as mudanças em prática.

Preparamos um guia com algumas das estratégias voltadas para o comércio online, principalmente para quem vai começar com vendas digitais.

Acompanhe a leitura e anote as nossas dicas!

Por que vender na internet?

A resposta é simples: porque as vendas online não param de aumentar! Em 2020, o comércio eletrônico registrou crescimento de 73,88%.

É preciso entender que as pessoas estão em busca de formas simples para resolver seus problemas. O super app é um excelente exemplo. Quem quer praticidade para cuidar do dinheiro sem precisar ir à uma agência bancária encontra na conta PagBank uma solução para acabar com a necessidade de ir ao banco, pegar fila e enfrentar a burocracia.

A mesma lógica se aplica na hora de comprar. Seja pelo conforto, pela segurança ou até pela falta de tempo, o consumidor está cada vez mais disposto a realizar suas compras sem sair de casa.

Ainda não está convencido da importância de vender online? Então confira alguns dados bem interessantes:

Conheça alguns segmentos que são tendências nas vendas online

Nos últimos anos, os hábitos de consumo mudaram muito e com isso as pessoas passaram a realizar mais compras pela internet. De acordo com uma pesquisa de mercado, houve uma grande crescente em alguns nichos do e-commerce, confira.

  • Alimentação: de acordo com a pesquisa, 47% das pessoas estão gastando mais com comida, seja com pedidos delivery ou compras de refeições prontas congeladas;
  • Produtos de limpeza: este foi um nicho que disparou no último ano em comparação aos anteriores, o consumo de produtos de limpeza subiu 45%. Com as pessoas ficando mais em casa esta procura se tornou maior;
  • Produtos de higiene pessoal: a procura por produtos de higiene pessoal cresceu 43%, agora é possível encontrar esses itens com mais facilidade para vender online e até realizar pedidos via delivery;

Tendências no comportamento do consumidor

Assim como os hábitos de consumo mudaram, o comportamento do consumidor também se transformou. Com um maior acesso a internet eles se tornaram mais exigentes ao comprarem online. De acordo com uma pesquisa feita pela Nuvemshop essas são as tendências dos consumidores para o mercado.

  • Redes sociais: as vendas feitas através das redes sociais aumentaram 34%, sendo que 84% dos consumidores utilizam o Instagram como canal para realizar compras;
  • WhatsApp: esse aplicativo de mensagens é o principal meio de comunicação para atendimento ao consumidor. 95% dos clientes se sentem satisfeitos com o serviço  através do WhatsApp;
  • Proximidade e praticidade: os clientes buscam por negócios que se importam e criam uma relação com os consumidores, trazendo soluções verdadeiras para os seus problemas;
  • Marcas inclusivas: não basta apenas mostrar representatividade, os consumidores aprovam marcas inclusivas que se posicionam de forma efetiva e buscam fazer a diferença apoiando as minorias;
  • Experiência do usuário: o público está mais exigente em relação a usabilidade dos diferentes meios online para realizar compras, buscando uma melhor experiência ao usuário. Um bom exemplo é a estabilidade das páginas, velocidade de carregamento e praticidade no momento de fechar alguma compra.

Quais nichos são os campeões de vendas?

Vem ano, passa ano e, apesar das novas tendências surgindo a todo momento, existem nichos que sempre vendem bem. Segundo o “Relatório anual do e-commerce em 2020 e tendências para 2021” alguns segmentos tem um bom volume de procura e também tickets médios (que é a média do valor das compras feitas pelos consumidores) atrativos.

Confira alguns desses nichos e algumas sugestões de produtos que não podem faltar na sua loja:

  • Eletrônicos: smartphones, notebooks computadores, videogames, fones de ouvido e tablets;
  • Artigos de moda: roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, roupas intimas lingerie;
  • Viagens e turismo: passagens, malas e bolsas de viagem, hospedagens, aluguel de carros;
  • Acessórios de moda: cintos, bolsas, carteiras, brincos, colares e outras bijuterias.

Está começando a vender na internet? Anote essas dicas!

As vendas online podem parecer simples, mas a concorrência é muito grande, afinal, todas as oportunidades estão disponíveis no mesmo lugar: a Internet. Isso significa que você precisa de destaque, e isso não acontecerá sem um pouco de estratégia.

Mais do que vendedor: seja um empreendedor

Não basta apenas querer vender o seu produto, para garantir resultados com vendas na internet é preciso ter uma visão mais ampla do negócio. Isso significa pesquisar bem o segmento da sua loja, entender o que o cliente quer, cuidar da experiência do mesmo na hora da compra, e, claro, ficar de olhos abertos para controlar bem os resultados.

Lembre-se que você é mais do que um vendedor de produtos, você está montando seu negócio, e esse esforço requer mais dedicação.

Divida as etapas de trabalho

Reparta seu trabalho em 3 etapas: 

  1. pré-venda,
  2. venda;
  3. pós-venda.

Na pré-venda estão os esforços para atrair clientes e divulgar os produtos. Na venda se concentram as tarefas para fechar negócio, ou seja, os cuidados com a experiência do cliente na sua loja, as formas de pagamento oferecidas e as negociações com as pessoas.

No pós-venda entra o relacionamento. Você precisa seguir se comunicando com seu cliente e oferecendo novas oportunidades para que ele volte a comprar (e para torná-lo um consumidor fiel à sua marca).

Faça um planejamento de todas as etapas separadamente e entenda todas as fases que o seu produto irá percorrer até chegar ao seu cliente. Isso ajuda na criação de um plano B contra imprevistos nestes setores.

Dê bastante atenção ao gerenciamento financeiro do negócio

A gestão financeira é muito importante para o crescimento de qualquer negócio. 

Quando um bom controle é realizado esses são os principais efeitos:

  1. aumento da organização;
  2. redução nos gastos;
  3. diminuição das chances de fechar o mês no vermelho;
  4. fim de erros estratégicos simples (como esquecer de registrar uma venda ou esquecer de fazer um pedido com um fornecedor);
  5. facilidade para planejar o futuro do seu negócio.

Organize seu estabelecimento, registre as entradas e saídas de dinheiro, faça um bom controle no estoque e use o faturamento com sabedoria para ter mais tranquilidade e controle em sua rotina.

Estratégias de vendas online para fazer o seu negócio crescer

As estratégias servem para facilitar o processo de vendas. Elas nada mais são do que alguns métodos para fazer com que seu empreendimento tenha destaque no mundo virtual e conquiste mais e mais clientes.

Vender online exige planejamento e muito estudo, quanto mais conhecimento você tiver nesta área, melhor será seu resultado, portanto, veja algumas dicas estratégicas e saiba como dar o primeiro passo nesse segmento:

Tipos de pesquisa de mercado e indicação de plataformas

Com a alta competitividade na internet é necessário conhecer o público e o nicho em que o seu negócio está inserido. Com essas informações em mãos fica muito mais fácil criar as estratégias para vender online.

A pesquisa é fundamental para este processo, com ela você vai saber como o mercado está evoluindo e quais são as necessidades dos seus clientes.

Elas servem para entender melhor sobre alguns pontos específicos, como formas de pagamento preferidas, e até para saber quem é seu cliente e quais são as características mais comuns dentre os consumidores do seu negócio.

Você pode fazer pesquisas para analisar fatores como:

  • meios de pagamento;
  • quais são as marcas concorrentes que despertam o interesse do seu público;
  • satisfação das pessoas que compram com você;
  • pontos gerais de melhoria para simplificar a compra para o cliente;
  • a imagem que a sua marca passa para os seus clientes.

Na hora de fazer pesquisas você pode usar algumas plataformas para montar questionários, confira uma lista com algumas sugestões:

  1. Google Docs;
  2. Typeform;
  3. Survio;
  4. SurveyMonkey;
  5. Mindminders.

Quer vender mais pela internet? Estamos aqui para te ajudar nessa missão!

Agora que você já sabe como fazer para vender na internet e quais são as melhores estratégias para o seu negócio está na hora de contar com um banco que ajude na sua organização financeira.

O PagSeguro PagBank oferece as melhores ferramentas para simplificar a sua rotina de negócios, criar sua loja online usando o PagVendas, maquininhas que cabem no seu bolso e com as menores taxas e muito mais.

Nossos clientes têm à disposição soluções simples para organizar seus negócios e um banco completo e grátis na palma da mão que oferece:

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!