Resumo do texto
- Entenda o porquê é preciso ter cuidado extra em transações online;
- Saiba quais são os riscos da exposição de dados pessoais na internet;
- Confira 5 dicas para se proteger contra golpes financeiros.
O crescimento de transações pela internet tem contribuído para o aumento dos golpes financeiros. Esses golpes visam cartões de crédito, boleto e, até mesmo, o Pix!
Se você acredita que para não cair nessas armadilhas é só ficar fora do ambiente virtual, não é verdade! Há golpes financeiros na internet, mas também no mundo real. Seja em lojas ou em caixas eletrônicos.
A melhor forma de saber como não cair, é conhecer o funcionamento delas para reconhecer os sinais.
Por isso, confira 5 dicas para não cair em golpes na internet ou fora dela!
Quais são os perigos de expor dados na internet?
Infelizmente, os golpes financeiros não focam apenas no seu bolso. Os dados pessoais possuem um alto valor, pois, com eles, os golpistas podem se passar por você.
Por exemplo, se você passa nome completo e CPF para uma pessoa desconhecida, pode ser que ela consiga fazer um financiamento no seu nome. Imagina você receber uma notificação de que tem uma dívida que não fez e que se não pagar ficará com seu nome negativado.
Usando estratégias de engenharia social, alguns golpes levam as vítimas a passarem dados pessoais completos para criminosos. Isso acontece porque eles manipulam, mentem e iludem o usuário, induzindo eles a compartilharem seus dados sem perceber a má intenção dos golpistas.
5 dicas para não cair em golpes financeiros
É possível se proteger de golpes financeiros se estivermos atentos. Por isso, separamos cinco dicas para te ajudar a não cair nessa:
1. Desconfie de qualquer promessa milagrosa
O ditado popular já diz “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Essa máxima vale para tudo que você recebe na internet.
Promoções muito chamativas, investimentos com lucratividade altíssima e vantagens muito absurdas podem ser um grande indicativo de que algo está errado.
A dica é: procure confirmar as informações em outros meios, como portal de notícias e, diretamente, com a marca envolvida.
2. Pesquise a reputação das empresas
Se você nunca comprou com aquela empresa ou quer utilizar um serviço de uma marca que não conhece, pesquise a fundo! Empreendimentos que surgem “do nada”, podem ter sido criados para aplicar golpes.
A dica é: vá ao perfil das redes sociais da empresa e olhe os comentários nas postagens. Além disso, procure por elas em sites de avaliações, como o Reclame Aqui.
3. Suspeite de links
Tenha cuidado com os links recebidos por e-mail, redes sociais, SMS ou até mesmo pelo WhatsApp.
Ao clicar em um link, você pode “abrir uma janela” para que invasores tenham acesso ao seu dispositivo e roubem dados pessoais. Além disso, esse link pode te levar a páginas de vendas de produtos que, na verdade, são falsas.
A dica é: não clique em links que você não conhece a origem e, caso acesse, não insira dados pessoais ou realize compras. Se receber alguma mensagem de um conhecido é importante entrar em contato por outro canal de comunicação, como uma ligação telefônica para confirmar a origem do link enviado. É indicado, também, utilizar antivírus de forma rotineira.
4. Não passe seus dados pessoais e número do cartão para ninguém
Seus dados pessoais são seu maior bem! Como já citamos, com eles, é possível se passar por você. Ou seja, imagina um criminoso utilizando suas informações como bem quiser? Não será bom.
O mesmo vale para o número do cartão de crédito, assim como o CVV. Com esses dados, é possível fazer compras online sem precisar de senha!
Ditar também é uma forma insegura. Nada garante que a pessoa do outro lado não esteja escrevendo em um app ou em uma folha para usar depois.
A dica é: não repassar dados do cartão de crédito. Caso precise enviar para pessoas de confiança, prefira repassar os dados de um cartão virtual. Assim, depois de utilizado, você pode excluir o cartão virtual sem comprometer os dados do seu cartão original.
5. Não faça transferências para terceiros
De forma alguma, coloque seu dinheiro na mão de outras pessoas.
Para não cair em golpes financeiros, é importante usar formas seguras de fazer transações, seja empresas de investimentos ou instituições reconhecidas.
A dica é: não faça transferências após pedidos por e-mail, solicitações por links desconhecidos ou em aplicativos sem certificações.
Fui vítima de um golpe na internet, o que fazer agora?
Em golpes financeiros que usam técnicas de engenharia social, que iludem e manipulam a vítima, é mais difícil reconhecer de cara. Mas com as dicas que separamos, você já pode se atentar aos sinais!
Mesmo assim, é possível que golpistas consigam roubar dados pessoais e, até mesmo, dinheiro. Se isso acontecer com você ou com algum conhecido, faça o seguinte:
- Bloqueie o cartão utilizado, seja virtual ou não;
- Avise à instituição financeira que foi vítima de golpe;
- Reúna provas, como prints, conversas e comprovantes;
- Vá até a delegacia e registre um Boletim de Ocorrência.
Você também pode contestar compras desconhecidas no cartão de crédito para reaver o valor.
Mais dicas para não cair em golpes na internet com o PagBank!
Entendendo a importância de se proteger, o PagBank possui uma série de conteúdos exclusivos para te ajudar.
Com eles, você pode entender melhor como os golpes funcionam e como se proteger! Confira alguns: