Aprenda a economizar seu dinheiro com o método 50 30 20!

Resumo do texto

  • Descubra o que é o método 50 30 20;
  • Saiba como ele funciona na prática;
  • Aprenda a economizar dinheiro para sua reserva financeira.

Conheça a Conta Rendeira do PagBank!

 

Se você é uma daquelas pessoas com dificuldade para organizar a vida financeira, o método 50 30 20 está aí para provar que é possível fazer isso de uma maneira muito simples!

A ideia principal é que o seu dinheiro seja dividido, mensalmente, em três partes: gastos fixos, variáveis e reserva de emergência. Assim, você cria uma disciplina financeira, estimulando o hábito de poupar e controlar o orçamento de forma eficiente.

Quer saber como aplicar esse método na sua vida e sair do vermelho? Continue a leitura!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é o método 50 30 20?

O método 50 30 20 é um guia de gerenciamento financeiro pessoal que divide a sua renda mensal em três categorias: 50% para necessidades essenciais, 30% para desejos e 20% para metas financeiras de longo prazo, como uma reserva de emergência.

Qual o objetivo da regra 50 30 20?

Em poucas palavras, o objetivo da regra 50 30 20 é ajudar você a organizar seu orçamento e desenvolver o hábito de poupar. Além disso, esse método vai te incentivar a criar uma reserva de emergência.

Como funciona o método 50 30 20 na prática?

A regra 50 30 20 serve para organizar o seu orçamento, dividindo ele em três partes: 50% para gastos fixos, 30% para variáveis e 20% destinado para reserva financeira, estimulando um consumo consciente.

A ideia é que você divida seu orçamento da seguinte forma:

50% para gastos fixos ou essenciais

Metade da sua renda líquida deve ser destinada para despesas que você não pode deixar de pagar, como conta de água, luz, internet, alimentação, transporte, farmácia, educação, plano de saúde, etc.

30% para gastos variáveis

A segunda parcela, é destinada aos gastos variáveis ou supérfluos, ou seja, aqueles que não são indispensáveis, mas que são importantes. Uma ida ao shopping, comprar algum presente, ir para uma festa, comer em um restaurante, fazer uma viagem rápida, entre outros.

20% para reserva de emergência

Por fim, mas não menos importante, os 20% restantes devem ser poupados todos os meses. Assim, sua reserva de emergência passa a existir e ser alimentada mensalmente.

Suponha que seu salário seja de R$ 2.000. Assim, 

  • R$ 1.000 (50%) seriam para gastos essenciais; 
  • R$ 600 (30%) para supérfluos; 
  • R$ 400 (20%) você guarda todos os meses.

Como Fazer Método 50-30-20

Saiba como implementar a regra 50 30 20

Implementar a regra 50 30 20 é mais fácil do que você imagina e não precisa ter um conhecimento profundo sobre finanças para fazer isso. Veja 5 passos para colocar esse método em prática:

1. Monte sua planilha de gastos

Em primeiro lugar, se você ainda não tem uma planilha de controle de gastos, comece a utilizar. Você pode criar uma nova ou usar o modelo gratuito do PagBank.

O mais importante é que nessa planilha, você consiga visualizar como seu dinheiro está sendo gasto. Portanto, inclua todas as suas despesas e em qual categoria se encaixam – gastos essenciais, supérfluos ou reserva de emergência.

2. Tenha prioridades financeiras

Dentro do método 50 30 20, considere o que é mais importante para você: segurança, conforto ou crescimento pessoal?

Isso não significa que, ao priorizar um aspecto, você deve deixar os outros de lado. Apenas lembre-se de focar nas suas metas antes de outros gastos.

3. Defina gastos essenciais e dispensáveis

Gastos essenciais são aquelas despesas necessárias para sobreviver, como moradia, alimentação e saúde. Gastos dispensáveis são aqueles não vitais para o bem-estar básico, como entretenimento e compras supérfluas. 

Avalie em qual dessas categorias cada despesa se enquadra. Isso serve para determinar a prioridade que ela tem no seu orçamento.

4. Mapeie suas dívidas

Liste tudo que você tem de dívida. Desde cartões de crédito atrasados até empréstimos que ainda estão sendo pagos. Faça por ordem de valor e não esqueça de contabilizar os juros cobrados.

Isso fornece maior visibilidade sobre a situação e ajuda a planejar como quitá-la de forma eficaz.

5. Organize toda sua renda

Depois de seguir os passos anteriores, você precisa manter a constância e ir ajustando a planilha todos os meses.

Em pouco tempo, você vai conseguir perceber uma mudança na maneira como encara suas dívidas, aprendendo a priorizar aquilo que é mais importante e construindo uma reserva de emergência para não passar mais por apertos.

Dicas para organizar seu dinheiro mensalmente

Organizar seu dinheiro pode ser uma tarefa simples e até mesmo prazerosa de fazer. Separamos 3 dicas para ajudar com isso, de maneira prática e inteligente. Confira:

Tenha um orçamento familiar

Se você mora com mais alguém (seja seus pais, marido ou esposa, filhos adultos, etc) é essencial ter um orçamento familiar. Para fazer isso é fácil:

  1. Liste todos os ganhos e despesas familiares ao longo do mês;
  2. Divida cada uma delas entre as três categorias citadas anteriormente: gastos fixos, variáveis e reserva de emergência;
  3. Faça o acompanhamento periódico, lembrando sempre de incluir novos gastos e quanto cada pessoa deve guardar.

Uma comunicação direta e aberta sobre educação financeira é essencial para o engajamento de todos.

Calcule a divisão do salário

No caso de um orçamento individual, o cálculo para a divisão do salário é mais simples. Se for um orçamento familiar, a divisão entre 50-30-20 deve ser feita com base no valor total da soma de todos os salários. Desse jeito:

  • Suponha que você mora com mais duas pessoas;
  • Seus ganhos mensais são R$ 2.000, os ganhos da Pessoa 1 são R$ 2.500 e os da Pessoa 2 são R$ 3.000;
  • A soma desses valores (2.000 + 2.500 + 3.000) é igual a R$ 7.500;
  • Ou seja, nesse exemplo, a divisão ficaria: R$ 3.750 (50%), R$ 2.250 (30%) e R$ 1.500 (20%).

Use ferramentas digitais

Existem muitos aplicativos gratuitos para ajudar você a gerenciar suas finanças, como Mobills, Orçamento Fácil e Minhas Economias.

Além disso, criar uma conta em um banco digital, como o PagBank, ajuda a quitar suas dívidas e ainda oferece a possibilidade de investir seu dinheiro em aplicações que rendem mais que o CDI.

Vale a pena usar o método 50 30 20?

Sim! Como você viu, o método 50 30 20 é uma abordagem simples e eficaz para o gerenciamento financeiro pessoal ou familiar.

Mas, lembre-se que quando não for possível dividir o seu dinheiro dessa forma, é necessário reavaliar seus gastos para se adequar ao que é proposto no método.

Isso resulta em um equilíbrio entre ter responsabilidade financeira e não abrir mão de atividades que dão prazer. Você aprende a ter mais disciplina e traçar objetivos financeiros.

Utilize a Conta Rendeira do PagBank para construir sua reserva financeira!

Com a Conta Rendeira do PagBank, você constrói a sua reserva financeira e faz seu dinheiro render ainda mais. 

Funciona assim: você deixa as suas economias na Conta Rendeira e, a cada 30 dias sem movimentação, esse valor rende 100% do CDI. Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor:

 

Veja outros benefícios:

Abra já a sua Conta Rendeira PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”