Resumo do texto
- Entenda o que é o WhatsApp Business;
- Conheça as vantagens dessa ferramenta;
- Aprenda a vender usando os recursos do WhatsApp Business;
Link de Pagamento: o jeito prático de receber pelo WhatsApp!
O empreendedorismo traz muitos desafios. O principal deles é expandir a marca e aumentar o faturamento. A boa notícia é que o WhatsApp Business pode te ajudar nisso.
Mais do que um aplicativo de mensagens, ele se tornou um verdadeiro aliado no crescimento dos negócios.
Entenda como utilizar o WhatsApp Business na sua empresa e impulsione suas vendas com essa ferramenta!
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é a versão comercial do tradicional aplicativo de mensagens. Ele ajuda negócios a se comunicarem com seus consumidores.
Para isso, ele oferece ferramentas, como:
- Perfil comercial com mais opção de customização;
- Cadastro de mensagens automáticas;
- Definição de respostas rápidas;
- Categorização das conversas através de etiquetas personalizadas.
Como funciona o WhatsApp Business?
Imagine um bate-papo turbinado para empresas! No WhatsApp Business, você cria um perfil e compartilha com seus clientes informações relevantes, como horários de funcionamento e localização, além de ter um canal direto para conversar com eles!
A ferramenta serve para engajar o público, gerando mais vendas e melhorando o atendimento ao cliente. Para isso, usa os recursos, como mensagens programadas automaticamente e etiquetas para organizar melhor os contatos dentro da plataforma.
Vantagens do WhatsApp Business
O uso do WhatsApp Business traz inúmeras vantagens para os empreendedores. Conheça algumas delas:
Detalhamento no negócio
A ferramenta é como um assistente pessoal para quem quer vender online. Com recursos como catálogo de produtos e respostas automáticas, você consegue manter os clientes informados e satisfeitos, ajudando no detalhamento do negócio.
Listas de transmissão
As listas de transmissão facilitam o envio de mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo. Essa é uma maneira fácil de comunicar promoções, descontos e outras novidades ao público.
Com essas listas, você alcança seu público alvo de uma maneira eficiente, estimulando o engajamento deles com a marca.
Mensagens automáticas
As mensagens automáticas são um recurso útil do app. Com elas, você pode dar respostas rápidas a dúvidas comuns e criar saudações para novos contatos. Por exemplo:
“Olá! Bem-vindo à [nome da empresa]. Agradecemos por entrar em contato. Em breve, um membro da nossa equipe responderá você. Sinta-se à vontade para tirar todas as suas dúvidas.”.
Conversar com seu cliente melhora a experiência de compra dele. Essas mensagens automáticas também servem para informar outros detalhes relevantes, como os horários de atendimento ou enviar o catálogo de produtos.
Pagamentos facilitados
As transações financeiras podem ser feitas diretamente pelo aplicativo. É feita a integração de sistemas de pagamento, e a empresa pode enviar faturas, receber pagamentos e finalizar compras, tudo dentro do WhatsApp.
Isso elimina a necessidade de acessar o aplicativo do banco e proporciona uma experiência mais conveniente aos compradores.
Criação de catálogo
Criar um catálogo permite que os clientes visualizem seus produtos a qualquer momento. Isso também elimina uma etapa da jornada de compra, já que o consumidor não precisa ficar esperando sua resposta para conhecer as mercadorias vendidas na sua loja.
Etiquetas para organizar conversas
Ao criar etiquetas personalizadas, você organiza todas as suas conversas de maneira mais simples. Dessa forma, fica fácil saber com quem você já falou e para quem ainda deve uma resposta.
Além disso, você consegue criar etiquetas com diferentes cores e classificar suas interações com base nas necessidades do negócio, melhorando o atendimento ao público.
Como configurar o aplicativo?
Preparamos um guia simples e objetivo para ensinar você a configurar o WhatsApp Business e começar a utilizá-lo em suas vendas. Confira!
Defina seu contato comercial
Para definir seu contato comercial, você deve fazer o seguinte:
- Abra o WhatsApp Business e vá para a guia “Configurações” (geralmente representada por três pontos verticais no canto superior direito);
- Toque em “Empresa” e, em seguida, em “Configurações do Perfil Comercial”;
- Clique em “Contatos Comerciais” e depois em “Adicionar Contato”;
- Preencha os detalhes do contato, como nome da empresa, categoria, endereço e outros dados relevantes;
- Quando terminar, toque em “Salvar” ou no ícone de marca de seleção (geralmente um ícone de check) no canto superior direito.
Após salvar, o perfil comercial será criado e você poderá usá-lo para enviar mensagens ou configurar automações no WhatsApp Business.
Preencha suas informações
O próximo passo é inserir seus dados pessoais ou da empresa, dependendo de quem representará o perfil. Essa etapa se conecta com a anterior:
- Abra o WhatsApp Business e vá para a guia “Configurações”;
- Toque em “Empresa” e, em seguida, em “Configurações do Perfil Comercial”;
- Aqui, você pode preencher diversas informações: nome da empresa, categoria, descrição, horário de funcionamento, endereço, e-mail e/ou site, outro número para contato.
Preencha essas informações de forma completa. Elas vão ajudar os clientes a entrar em contato com seu negócio.
Como configurar o WhatsApp Business API?
Configurar o WhatsApp Business API é fácil. Confira as etapas:
- Escolher um provedor de soluções;
- Obter uma conta do business;
- Configurar um número de telefone válido e um domínio;
- Implementar a infraestrutura técnica necessária (servidores, banco de dados etc.);
- Solicitar acesso à API;
- Configurar as mensagens e automações desejadas;
- Monitorar e manter o sistema.
A API do WhatsApp Business oferece recursos avançados aos empreendedores, como o envio automatizado de mensagens e notificações, gerenciamento de conversas em larga escala e integração com outras plataformas, como as de e-commerce e pagamento.
Como começar a vender por essa plataforma?
Para começar a vender pela plataforma comercial do WhatsApp é necessário seguir 8 etapas. A seguir, veja quais são e como executá-las.
1- Crie seu perfil comercial
Criar um perfil comercial é simples, basta instalar o aplicativo, seguir as instruções de configuração e fornecer o número de contato da empresa. Em seguida, você receberá um SMS com um código de confirmação. Digite o número e, na sequência, preencha as informações solicitadas.
Por último, adicione uma foto de perfil e pronto, perfil criado com sucesso!
2- Detalhe todos os campos do negócio
Outro ponto vital é detalhar todos os campos de atuação do negócio. Essa parte é feita juntamente com a configuração do aparelho, basta responder os campos solicitados para definir o segmento de atuação do seu negócio (varejo, indústria, alimentação, etc.)
3- Preencha seus horários de funcionamento
Exibir os horários de funcionamento evita que clientes enviem mensagens fora desse período e fiquem frustrados sem resposta.
4- Coloque as outras redes sociais do negócio
Adicionar todas as redes sociais do seu negócio ao WhatsApp Business melhora o atendimento e mantém a comunicação mais direta e fluida com os consumidores.
Os clientes também têm acesso a todos os benefícios e novidades da sua loja,incluindo descontos, novidades e ofertas exclusivas nos produtos, independente da rede social em que você divulgar essas informações.
5- Crie um catálogo de produtos
A criação do catálogo de produtos é fundamental para mostrar ao público os itens que você planeja vender. Além disso, um perfil comercial que disponibiliza imagens das mercadorias oferece um atrativo a mais para os consumidores, que conseguem visualizar os objetos que desejam comprar.
6- Capriche nas fotos
Fotos atraentes e bem produzidas são um excelente chamativo. Leve alguns aspectos em consideração para fotografar:
- Prefira luz natural e evite sombras;
- Escolha um fundo simples (o foco precisa ser o produto);
- Centralize o objeto;
- Certifique-se de que o foco da câmera esteja adequado;
- Utilize aplicativos de edição, como o Photoshop, Canvas e Snapseed.
7- Configure mensagens automáticas
Você pode configurar dezenas de mensagens automáticas, com base no histórico de perguntas que os usuários fazem. As mais básicas, no entanto, são:
- Saudação inicial;
- Mensagem de ausência (quando estiver indisponível);
- Confirmação de pedido;
- Confirmação de pagamento;
- Agradecimento pela compra;
- Avisos de novidades e promoções.
8- Faça a integração da sua plataforma de pagamentos
Fazer a integração entre o perfil comercial e a plataforma do PagBank é simples e facilita muito no recebimento e envio de pagamentos. Confira como é:
- O cliente confere seu catálogo, faz a escolha dos produtos e o pedido;
- Em seguida, basta acessar o Link de Pagamento dentro do app PagBank;
- Preencha com o valor da venda e gere o link;
- Envie o link pelo WhatsApp Business e pronto!
Dicas para vender com sucesso pelo WhatsApp Business
Confira 5 dicas para vender com sucesso utilizando a ferramenta comercial do WhatsApp:
Reserve um tempo para organizar conversas
Defina um horário diário para conferir as mensagens recebidas e categorizá-las conforme a importância. Priorize assuntos urgentes ou pendentes de resposta.
Mova conversas concluídas ou menos relevantes para a pasta de arquivados para manter a caixa de entrada limpa. Se perceber que precisa de mais ou menos tempo para a organização, ajuste sua agenda de acordo.
Busque agilidade no atendimento
Nenhum cliente gosta de ficar esperando por muito tempo ou de ser ignorado. Busque sempre prestar um atendimento ágil e eficaz, respondendo todas as dúvidas no menor tempo possível.
Evite grupos
Atendimento individualizado é o pulo do gato quando falamos de WhatsApp Business! Grupos podem ser confusos, com múltiplos participantes e mensagens, dificultando o gerenciamento das conversas.
Além disso, você evita expor informações sensíveis de clientes ou criar interações indesejadas. Optar por conversas individuais permite personalização, respostas diretas e etiquetas para categorizar.
Aproveite as listas de transmissão
Estas listas servem para anunciar promoções, compartilhar atualizações ou enviar lembretes. Certifique-se de segmentá-las de acordo com interesses ou histórico de compras para tornar as mensagens relevantes.
Uma dica importante é evitar o excesso de envios para não ser considerado spam.
Organize todas as formas de pagamento
Em seu perfil do Business, crie seções para os métodos de pagamento aceitos, como cartões de crédito, débito, Pix ou transferência bancária.
Forneça instruções detalhadas e links para facilitar o processo de pagamento. Lembre-se de manter as informações atualizadas e visíveis. Assim o seu cliente pode escolher a melhor opção para ele!
Como monitorar suas vendas com eficiência pelo WhatsApp?
O WhatsApp Business conta com uma ferramenta para acompanhamento de gastos e análise das conversas. Para acessá-la, clique na aba Insights, do Gerenciador WhatsApp.
Você vai ter acesso completo a dados sobre:
- Quantidade de conversas do mês;
- Quantos contatos resultaram em vendas;
- Conversas ainda em aberto;
- Total de mensagens com cunho promocional.
Quais os melhores meios de pagamento para WhatsApp Business?
Dos muitos meios de pagamento disponíveis para o WhatsApp, listamos 3 que são essenciais para a sua empresa trabalhar com agilidade e precisão no recebimento dos valores. Confira!
Pix
Para usar o Pix no aplicativo PagBank, siga os passos:
- Acesse o app PagBank e faça login;
- Em seguida, clique em “Principais” e “Pix/QR Code”;
- Selecione a opção “Receber com chave Pix”;
- Clique em “Gerenciar chaves”;
- Clique em uma das chaves ativas ou cadastre uma nova;
- Compartilhe ou copie a chave e envie pelo WhatsApp Business.
Transferência bancária
Para usar a transferência bancária, faça o seguinte:
- Abra a conversa com o cliente no WhatsApp Business;
- Solicite os detalhes necessários, como nome do titular da conta, número do banco, agência e número da conta;
- Com as informações, acesse o app PagBank e inicie a transferência bancária;
- Insira os dados do cliente e o valor da transferência;
- Confirme os detalhes e autorize a transferência;
- Após a conclusão, avise o cliente na conversa do WhatsApp Business sobre o status da transferência.
Boleto
No momento, o WhatsApp Business não possui uma funcionalidade nativa para criar ou gerar boletos diretamente no aplicativo. No entanto, você pode seguir os seguintes passos:
- Utilize o app PagBank para criar o boleto com os detalhes do pagamento, como valor, data de vencimento e informações da sua empresa;
- Depois de gerar o boleto, você pode convertê-lo em um arquivo PDF ou imagem. Em seguida, compartilhe com o cliente;
- Na conversa, explique o valor a ser pago, a data de vencimento e as instruções para efetuar o pagamento;
- Assim que o boleto for pago, ele pode enviar o comprovante.
O boleto bancário apresenta flexibilidade de pagamento, segurança na transação e um prazo maior para negociação do valor.
Entenda como funciona o Link de Pagamento PagBank e venda mais!
O Link de Pagamento do PagBank é uma ferramenta que permite o pagamento online. Ao enviar este link ao cliente, ele é direcionado para uma plataforma segura, onde pode optar por diferentes métodos de pagamento, incluindo Pix, débito e cartão de crédito.
O processo é simples e rápido! Saiba como usar o Link de Pagamento PagBank pelo WhatsApp e tornar seus recebimentos ainda mais fáceis e seguros.
- Abra o app PagBank e clique em “Vendas”;
- Selecione a opção “Link de Pagamento”;
- Clique em “Criar Link de Pagamento” e siga todas as instruções;
- Pronto! Agora é só compartilhar o link na conversa com o cliente.
O Link de Pagamento aceita as principais bandeiras de cartão e conta com toda a infraestrutura de segurança do PagBank.