Resumo do texto
- Entenda a importância de adotar ferramentas de vendas online;
- Saiba como funciona uma estratégia para o comércio eletrônico;
- Otimize a rotina do seu negócio com os serviços online certos.
Gerenciar um e-commerce envolve várias operações. Além do comercial, é preciso dar atenção ao marketing, pagamentos, logística e estoque. Por isso, o ideal é contar com diversas ferramentas para vendas online.
Com os recursos disponíveis, é possível melhorar as estratégias de vendas online e a experiência dos consumidores, destacando seu negócio no mercado.
Confira as principais ferramentas de venda online e otimize a rotina da sua loja virtual!
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Qual a importância de ter ferramentas para vendas online?
Em uma área dinâmica como o comércio eletrônico, agilidade é um fator que faz toda a diferença, afinal, a internet funciona em uma velocidade impressionante. E é isso que os softwares para vendas online fazem: otimizam os processos e reduzem o tempo gasto com tarefas manuais e repetitivas.
A automação de algumas atividades impulsionam o desempenho do negócio, o que é uma vantagem competitiva para a empresa
As ferramentas também possibilitam o acompanhamento do desempenho e dos resultados de ações estratégicas com mais facilidade. Assim, as decisões serão baseadas em informações concretas, aprimorando o discurso de vendas e melhorando o relacionamento com seus clientes.
Conheça as áreas que compõem uma estratégia de venda online
Uma estratégia comercial online abrange diferentes áreas, desde o marketing digital até as vendas e relacionamento com o cliente. Juntas, elas contribuem para o sucesso do negócio, conheça algumas delas:
SEO
SEO (Otimização de Mecanismos de Buscas) é o conjunto de técnicas usadas para otimizar páginas online. O objetivo é alcançar as primeiras colocações do Google usando palavras-chaves adequadas, conteúdos relevantes e a montagem correta do site.
Essas estratégias são utilizadas porque um site otimizado tem mais chances de atrair visitantes sem precisar pagar nada por isso.
É possível usar o SEO para aprimorar vários pontos das páginas, incluindo a descrição dos produtos, os títulos das páginas e os textos do site.
CRM
Com o auxílio de um software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), a equipe comercial consegue gerenciar e monitorar os clientes. A ferramenta facilita o cadastro dos consumidores, a segmentação do público-alvo, a criação de um funil de vendas e disponibiliza outros recursos valiosos para os gestores.
Com ela, você pode, por exemplo, definir quem está mais propenso a comprar e quem ainda precisa de convencimento.
Redes Sociais
As plataformas de mídias sociais são poderosas aliadas para promover e conectar seu produto/serviço com seu público-alvo.
Então, é interessante que sua loja esteja presente nos canais que seus clientes utilizam e explore os recursos que elas oferecem para atrair novos consumidores e fidelizar os antigos. Isso inclui tirar dúvidas rapidamente pelos chats e facilitar transações com o link de pagamento, por exemplo.
Automação de e-mail
O envio automático de e-mails personalizados e segmentados economiza tempo dos colaboradores, eliminando a necessidade de fazer envios individuais. As mensagens são disparadas de acordo com gatilhos ou eventos específicos, como o abandono de carrinho, por exemplo.
Com isso, é possível criar fluxos de comunicação para leads em todos os estágios do funil de vendas, mantendo-os engajados com a marca.
Marketplace
O marketplace funciona como um shopping virtual, onde várias empresas podem vender produtos ou serviços. Estar nesse ambiente traz visibilidade para a marca e pode ajudar a atrair novos consumidores.
Mas fica o aviso: esses espaços online costumam ser lugares bastante competitivos, ou seja, é preciso dedicação para se diferenciar e chamar atenção!
Gestão de Estoque
Uma boa gestão de estoque é crucial para garantir que sua loja tenha produtos disponíveis e não desperdice dinheiro com a compra de itens em excesso.
Você consegue rastrear a movimentação e saber quais são as mercadorias mais e menos vendidas. Assim, seus clientes nunca ficarão sem os produtos principais e você otimiza o espaço de armazenamento com os itens mais buscados!
Segurança em pagamentos
Em uma pesquisa do Opinion Box, 56% dos entrevistados disseram que o que mais pesa na hora de escolher uma loja online é saber se o site é confiável.
Por isso, é fundamental utilizar ferramentas de pagamento seguras e criptografia de dados para proteger as informações sensíveis dos consumidores durante as transações.
Relacionamento com o cliente
Construir uma boa relação com os consumidores é o melhor caminho para a fidelização. Aproveite os softwares de CRM para garantir um atendimento personalizado e suporte eficiente.
Análise de dados
Ao utilizar soluções de análise de dados online, você pode obter informações valiosas sobre o desempenho das suas estratégias de vendas, entender o comportamento dos seus clientes e identificar tendências relevantes no mercado.
Esses insights podem ser usados para tomar decisões mais direcionadas, permitindo que você otimize suas estratégias e alcance melhores resultados.
As 12 melhores ferramentas para vendas online em 2023
Com uma rápida pesquisa na internet, você encontra uma enorme variedade de softwares para quase todas as etapas do processo de vendas.
Para poupar seu tempo e ajudar no crescimento do negócio, listamos as doze ferramentas mais utilizadas para vendas online. Confira!
CRM
Salesforce
O Salesforce permite acompanhar e gerenciar todas as interações com os consumidores, desde a prospecção até o pós-venda.
Pipefy
Pipefy é uma ferramenta de automação que agiliza processos de vendas. A plataforma facilita desde a captação de leads até a análise de resultados.
Hubspot
O HubSpot integra os setores de vendas, marketing, gestão de conteúdo e atendimento ao cliente. Com ele, é possível gerenciar todo o ciclo comercial em um só lugar.
SEO
Semrush
O Semrush te ajuda a entender quais são as palavras mais buscadas no Google. Assim, você pode adequar seu conteúdo conforme a pesquisa dos usuários. Por exemplo, se a busca por “tênis branco” é maior do que “tênis na cor branca”, use aquela que tem mais interessados.
Ubersuggest
Assim como o Semrush, o Ubersuggest oferece dados para ajudar na sua estratégia de SEO, ou seja, mostrando as palavras mais buscadas, os sites que aparecem primeiro na busca, etc. A diferença é que essa ferramenta é gratuita.
Ahrefs
Com o Ahrefs é possível analisar métricas como autoridade do domínio, que aponta quando um site é confiável, assim como palavras-chave, concorrência, etc.
Relacionamento com o cliente
Zendesk
O Zendesk é uma plataforma abrangente de atendimento ao cliente que oferece recursos essenciais, como registro de suporte, chats online, chatbots e uma variedade de outros produtos para melhorar a experiência e a eficiência do atendimento.
Redes sociais
MLabs
O MLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Com ele você pode criar, agendar e impulsionar posts em diversas redes sociais. É possível também administrar vários perfis em uma única plataforma, acompanhar métricas e concorrentes.
BuzzSumo
O BuzzSumo é voltado para as plataformas de mídia social. Ele oferece dados sobre o negócio e ajuda na descoberta de tendências e tópicos com mais engajamento nas redes sociais.
Gestão de tarefas
Trello
Esse sistema de gestão de projetos permite a organização e acompanhamento das atividades relacionadas às vendas. O Trello pode ser usado para estruturar o planejamento de vendas, distribuir tarefas para a equipe e monitorar metas.
Asana
Também é uma plataforma de gestão de tarefas e projetos, mas oferece recursos avançados de colaboração e acompanhamento de progresso. Com a Asana, você pode cadastrar usuários e dividir por áreas do projeto.
Otimização de gestão comercial
PagVendas
O PagVendas é a ferramenta de automação comercial do PagBank. Ele tem mais de 30 funcionalidades para te ajudar com atendimentos, pagamentos, estoque, vendas e outras coisas relacionadas à gestão do negócio.
Com o PagVendas, você pode:
- Agendar horários de atendimento do seu cliente;
- Definir a porcentagem da comissão dos vendedores;
- Ter maior controle de caixa e do estoque com dados;
- Acompanhar as vendas em tempo real;
- Receber mais de uma forma de pagamento na mesma compra.
Assim, você otimiza o gerenciamento, melhora os processos internos da empresa e foca naquilo que mais importa: o sucesso do seu empreendimento!