Investidores brasileiros: conheça o comportamento e as principais aplicações

Resumo do texto

  • Aprenda sobre o comportamento dos investidores brasileiros;
  • Descubra qual tipo de investimentos eles estão fazendo;
  • Confira porque os brasileiros investem e poupam.

 

Do ano de 2019 para cá, o número de pessoas que aplicam seu dinheiro no nosso país aumentou. Mas quem são os investidores brasileiros e que investimentos eles fazem? 

A pesquisa Raio X do Investidor traz diversas informações sobre o perfil, objetivos e metas de cada um. Para você descobrir o comportamento dos investidores, criamos esse conteúdo com os destaques do estudo.

Boa leitura!

comportamento dos investidores brasileiros

Conheça o comportamento dos investidores brasileiros

O Raio X do Investidor foi divulgado no início de 2021 pela ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Para traçar esse comportamento, a pesquisa levou em consideração:

  • renda e escolaridade dos brasileiros;
  • idade e região em que moram;
  • se são profissionais com carteira assinada, autônomos ou empreendedores;
  • que tipo de investimentos eles mais fazem.

Confira os resultados:

Onde os investidores brasileiros aplicam seu dinheiro?

Pela primeira vez, a poupança perdeu espaço na carteira de investimentos da população. Embora ela ainda seja utilizada por 29% dos investidores, no ano anterior o número era 37%.

Outros produtos financeiros tiveram alta em relação a 2020, destacando CDBs e Fundos de Investimento. Entenda melhor:

29% investe na Poupança

A poupança é a aplicação mais conhecida pelos brasileiros. Porém, ela já está sendo deixada de lado por quem prefere deixar o dinheiro em contas remuneradas, como as contas digitais rendeiras ou outros investimentos tão simples quanto ela e que rendem mais.

5% investe em Títulos Privados

Os tipos de investimentos mais populares em títulos privados são CDBs, LCI, LCA, LC e Debêntures. A procura por esses produtos vem aumentando pois eles são fáceis de investir e considerados seguros, pois boa parte deles possuem garantia do FGC.

5% investe em Fundos de Investimento

Fundos de Investimento dão a oportunidade de investir em vários produtos financeiros a partir de uma única aplicação. Os fundos estão ganhando novos adeptos pois são uma boa opção para diversificar a carteira, o que é recomendado por especialistas.

3% investe em títulos públicos via Tesouro Direto

Esses títulos têm se popularizado por conta da acessibilidade e facilidade da aplicação. No Tesouro Direto, o investidor empresta dinheiro ao Governo Federal para que sejam feitos projetos de melhoria no país, como saúde, educação e infraestrutura.

3% investe em ações da Bolsa de Valores

Entre 2019 e 2021, o número de investidores que aplicam em ações quase dobrou, mostrando que esta opção de investimento está, cada vez mais, fazendo parte da carteira de investimentos das pessoas.

Comprar ações é uma maneira de diversificar a carteira e buscar por rendimentos maiores que na renda fixa. Porém, é preciso ficar atento: embora a rentabilidade possa ser maior, a segurança não é tão grande.

Nenhum investidor é igual ao outro. Enquanto alguns aplicam o dinheiro pensando em aposentadoria tranquila, outros guardam dinheiro para fazer uma viagem ou montar a reserva de emergência.

Porém, o que todos esses investidores brasileiros têm em comum é o cuidado com o dinheiro e o controle das finanças para estarem preparados para qualquer imprevisto financeiro.

Poupar e investir é o caminho mais seguro para alcançar a tão sonhada independência financeira e colocar seus objetivos em prática. Aprenda como começar a investir com este conteúdo. 

Seja qual for seu perfil, o super app te ajuda a investir

Quer fazer parte do grupo de investidores brasileiros? Então conte com o PagBank.

 Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”