Investimento com pouco dinheiro: saiba como começar suas aplicações

Resumo do texto

  • É possível investir com pouco dinheiro? A resposta é sim!
  • Descubra tudo o que você precisa saber para começar a aplicar com poucos recursos;
  • Confira alguns conceitos importantes sobre investimentos;
  • Veja 4 passos essenciais para começar.

 

Alguém já te disse que não dá para fazer investimentos com pouco dinheiro? Ainda é comum encontrarmos pessoas que acreditam que investimentos só podem ser feitos com altos valores, porém, já faz um tempo que a realidade mudou.

Hoje em dia você consegue encontrar opções muito econômicas e que oferecem vantagens interessantes. Existem possibilidades – tanto em renda fixa quanto renda variável – para investir gastando pouco, e você precisa conhecê-las.

Investir com pouco dinheiro é uma possibilidade real e sem complicações. Leia a seguir algumas informações importantes para te ajudar com seus primeiros investimentos.

Posso investir com pouco dinheiro?

Não só pode como deve! Atualmente, deixar o dinheiro parado na poupança ou em uma conta sem rendimento não é uma boa ideia. Seu dinheiro perde valor (devido à inflação) e você não será capaz de fazer com que ele trabalhe para você, ou seja, essas opções não contribuem para aumentar o seu patrimônio.

O que preciso saber antes de começar a investir?

A parte mais importante você já aprendeu: investimento com pouco dinheiro é uma possibilidade real! Porém, isso não é suficiente para aplicar com inteligência, por isso, separamos alguns conceitos importantes abaixo:

Risco

Todo investimento possui um risco. Alguns oferecem riscos maiores e outros oferecem riscos bem pequenos. Vamos usar os CDBs e as ações de uma empresa como exemplo.

Nos CDBs, o risco é baixo, já que essa é uma característica natural da renda fixa, e você conta com garantia adicional do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Caso haja algum problema com seu investimento, o FGC garante o retorno do dinheiro para suas mãos (desde que sua aplicação não ultrapasse R$ 250 mil por CPF ou CNPJ).

No caso das ações de uma empresa, os riscos são maiores. As ações podem desvalorizar, a companhia pode fechar as portas e você corre o risco de perder a quantia investida.

Sempre que você for aplicar, confira os riscos oferecidos pelo produto que você escolheu. Todo investidor precisa estar ciente dos desafios e dos benefícios de aplicar, portanto, sempre tenha isso em seu radar.

Retorno

Cada investimento tem uma regra de retorno. Na renda fixa, você consegue prever com mais clareza os seus ganhos, enquanto na renda variável esse rendimento fica sujeito às oscilações do mercado financeiro.

Todo investimento oferece um retorno, grande ou pequeno. Na maioria das vezes, quanto maior o retorno maiores são os riscos. Esses dois fatores costumam andar lado a lado, porém, existem opções seguras e que geram uma rentabilidade bem interessante.

Liquidez

Liquidez é o tempo gasto para transformar seu investimento em dinheiro na sua mão. Um investimento de alta liquidez tem capacidade de devolver seu dinheiro em pouco tempo, enquanto uma aplicação de baixa liquidez pode demorar mais tempo até voltar para o investidor.

Tanto na renda fixa quanto na renda variável você encontra produtos com liquidez alta ou baixa e com liquidez baixa. Vale conferir as regras do investimento que você está interessado antes de investir, assim, você já consegue ter uma noção sobre a liquidez dele.

Prazos

Alguns investimentos colocam prazos mínimos de permanência na aplicação, que é a carência. Isso significa que você não terá liquidez antes do fim da carência. Existem também os prazos de vencimento. Quando um investimento atinge seu vencimento, a aplicação é encerrada e o dinheiro volta para a conta do investidor.

Mesmo que você faça um investimento com pouco dinheiro é importante conhecer esses prazos, assim será possível fazer uma previsão de acesso ao dinheiro, caso você precise dele no futuro.

Diversificação

Especialistas do mercado financeiro dizem que nunca é prudente colocar todos os ovos em uma única cesta, e isso é realmente algo importante. Como o acesso aos investimentos ficou mais fácil e barato, vale a pena aplicar em diferentes produtos, assim você consegue diversificar os tipos de investimento, prazos, rentabilidades e reduzir riscos.

Para diversificar, não há regras. Nada te impede de aplicar em diversos produtos de renda fixa, de renda variável ou fazer uma mescla entre esses dois. O que importa mesmo é diversificar para aumentar as chances de ganho e diminuir as possibilidades de perda.

Saiba mais sobre diversificação de investimentos clicando aqui!

Renda fixa ou variável?

Essa resposta depende muito do seu perfil. Se você quer ir em busca de retornos maiores, a renda variável é o melhor caminho, porém, ela oferece mais riscos. A renda fixa, por sua vez, entrega retorno ao investidor ao longo do tempo e com riscos mais baixos. Existem várias diferenças entre a renda fixa e a variável.

Comece a investir em 4 passos

Agora vamos apresentar para você 4 passos rápidos para tirar seus planos do papel e começar seus investimentos hoje mesmo.

PASSO 1: crie um plano

Estabeleça seus objetivos ao investir. Você não precisa ter metas muito grandes, como comprar uma casa ou fazer uma grande viagem, mas vale a pena estabelecer um norte, como um valor que você pretende acumular dentro de um determinado período.

PASSO 2: estipule um valor mensal para investir

Se você vai investir com pouco dinheiro, é importante ter um plano de expansão desses investimentos. Quanto mais você aplica, mais chances de retorno tem, por isso, vale a pena analisar sua rotina, identificar seus gastos e criar um valor mensal para ser aplicado todos os meses.

PASSO 3: descubra seu perfil investidor

Para investir e se sentir seguro com suas escolhas é preciso entender seu perfil de investidor, assim você evita erros que podem gerar prejuízos ou que podem te deixar apreensivo.

PASSO 4: estude!

Conhecimento nunca é demais! Sempre que possível, reserve um tempo para ler sobre o mercado financeiro, estudar algumas opções de investimento e ficar por dentro das notícias da nossa economia e que afetam diretamente as aplicações financeiras.

Pouco dinheiro para investir? O super app tem a solução!

Agora você sabe que investimento com pouco dinheiro não é sonho, mas sim uma realidade que está bem próxima!

A conta PagBank já é uma alternativa para fazer seu dinheiro render mais do que a poupança ou conta corrente comum (que não apresenta rendimentos), porém, você pode ir além de uma forma bem simples. Veja só:

  1. Abra o super app PagBank e acesse a conta;
  2. No menu principal, escolha a aba Produtos e Investimentos;
  3. Escolha a opção Aplicar meu dinheiro;
  4. Agora você precisa escolher entre as opções de Renda Fixa (CDBs) ou Fundos de Investimento;
  5. Se você já tem alguma aplicação, irá aparecer antes das opções acima a sua aplicação e então clique no botão Investir à direita;
  6. Selecione o CDB ou Fundo de Investimento de sua escolha e clique em Investir;
  7. Selecione o valor que deseja aplicar e então confirme a aplicação.

Pronto! O dinheiro da aplicação será transferido do saldo da conta e você não precisa fazer mais nada!

Aplicar seu dinheiro nos CDBs PagBank ou Fundos de Investimento oferecidos no super app é prático e rápido.

Baixe grátis o super app PagBank e abra uma conta!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”