Resumo do texto
- Entenda o que é Chargeback;
- Saiba quais são os tipos de contestação;
- Veja como melhorar a segurança dos pagamentos no seu negócio!
Não dá para discutir que as vendas com cartão de crédito e débito são uma grande vantagem para o empreendedor. Mas, para aproveitar todos os benefícios sem dor de cabeça, o vendedor precisa evitar o chargeback.
Você sabe o que é chargeback? É quando um cliente contesta a compra feita com cartão. Normalmente, ele quer cancelar a compra por não reconhecer ou pelo produto/serviço estar diferente do que foi adquirido.
Quem trabalha com vendas com cartão, precisa saber o que significa chargeback, como ele funciona e, principalmente, como reverter!
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O que é Chargeback?
Chargeback é o termo usado quando uma compra feita com cartão é contestada. Ou seja, quando o cliente quer cancelar a compra por não reconhecer a cobrança ou por ter desconformidade com o produto ou serviço adquirido.
Como funciona o processo de Chargeback?
Quando o cliente contesta o pagamento, o valor é bloqueado até que haja conclusão do processo de análise de chargeback. Por outro lado, o vendedor pode comprovar a regularidade da situação e ter o dinheiro de volta.
Já demos um pequeno e rápido resumo do processo acima, mas vamos entender melhor como acontece uma contestação de compra feita no cartão:
- O cliente realiza a compra usando cartão de crédito ou débito;
- Ele entra em contato com o emissor do cartão pedindo o cancelamento da transação;
- A instituição analisa o problema e pode pedir comprovações ao cliente;
- Caso o problema seja confirmado, a compra é cancelada e o dinheiro devolvido ao consumidor.
Quem paga pela contestação?
Uma dúvida que deve estar na cabeça do empreendedor é quem fica responsável por pagar esse valor que retorna ao cliente.
O que acontece é que o emissor não repassa o dinheiro da compra para a adquirente, responsável por pagar o empreendedor. Ou seja, o valor não chega na mão do vendedor.
Quais são os tipos de Chargeback?
Autofraude
Como o nome sugere, neste tipo de chargeback, o cliente faz uma compra normalmente, depois entra em contato com o emissor e diz que não reconhece o pagamento. Não há problema algum com a compra, a única alegação é de que não reconhece ou não fez aquela compra.
Fraude amigável
Nesse tipo de chargeback, o cliente contesta a compra porque não lembra de ter emprestado o cartão para um conhecido ou familiar. Outra situação, é quando ele não reconhece o nome da loja na fatura.
Fraude deliberada
Em compras no e-commerce ou marketplace, a fraude deliberada parece uma compra comum, mas é feita com um cartão clonado. Nesse caso, o chargeback é pedido pela vítima que teve o cartão copiado pelo criminoso.
Desacordo comercial
Nesse tipo de chargeback, houve desconformidade com o produto ou serviço comprado. Por exemplo, mercadoria entregue com problemas, não recebimento do serviço e outros.
Erro de processamento
Nesse caso, o chargeback é requisitado quando há um erro técnico no processamento da operação. Isso pode ocorrer por falha do emissor ou adquirente. Neste caso, normalmente, o estabelecimento não sofre prejuízo.
Qual a diferença entre Chargeback, Estorno e Reembolso?
Cancelar uma compra ou ter o dinheiro de volta pode ser o resultado de diferentes processos. Muita gente pode confundir o Chargeback com Reembolso e o Direito de Arrependimento.
Veja as diferenças entre Chargeback e Estorno e entenda o que é o reembolso:
Chargeback | Estorno ou Direito de Arrependimento |
Prazo de 540 dias após a compra | Prazo de 7 dias após o recebimento |
Solicitação feita pelo cliente à empresa emissora do cartão | Solicitação amigável do cliente ao estabelecimento |
É preciso apresentar provas que comprovem o cancelamento (exceto em erros de processamento, duplicidade, etc) | Não precisa apresentar motivos para o estorno |
Você deve estar se perguntando sobre o reembolso. Esse processo é a devolução do valor pago devido a problemas no produto ou serviço. Na maior parte das vezes, é feito de forma amigável.
Como o Chargeback pode afetar os negócios?
O chargeback é uma ferramenta de segurança para o cliente, pois evita que seu cartão seja usado indevidamente e o protege em situações de fraude. Mas, por outro lado, também afeta negativamente os negócios!
Isso porque, a contestação da compra pode ser solicitada de forma injusta, ou seja, apenas para aplicar um golpe na loja. O chargeback pode pesar no bolso do empreendedor, que, em alguns casos, fica sem o item vendido e sem o dinheiro da venda.
Além disso, se muitas contestações são feitas, a empresa pode sofrer advertências, multas e, até mesmo, cancelamento do contrato com as bandeiras de cartão.
Quais são os segmentos mais afetados?
O chargeback afeta todos os tipos de negócio, mas alguns costumam sofrer mais, especialmente aqueles que têm ticket médio alto, como:
- Smartphones;
- Jogos eletrônicos;
- Bebidas;
- Produtos automotivos;
- Informática.
Dicas para evitar a contestação do Chargeback
Como ficou claro, o chargeback pode causar problemas ao estabelecimento. Por outro lado, pode ter mais prejuízos caso não aceite cartões de crédito e débito. Portanto, listamos algumas dicas para se proteger do chargeback:
1. Conte com ferramentas de gestão antifraudes
Já existem ferramentas no mercado para proteger o empreendedor nas compras online. Com elas, os dados do cartão são verificados automaticamente, reduzindo a chance de fraudes e problemas na compra.
2. Opte por meios de pagamento seguros
Procure usar métodos de pagamento seguros, que aumentam a tranquilidade para o cliente e para a própria loja. Desde maquininhas de cartão em ponto físico até checkout usado em sites.
3. Deixe claro para o cliente os processos do negócio
Sempre opte pela transparência! Seu cliente precisa saber todas as etapas que a compra vai passar, como recebimento do pedido, aprovação do pagamento, envio, etc.
4. Estabeleça prazos de entregas viáveis e use avisos de recebimentos
Ainda com a ideia de transparência em mente, sempre informe seu cliente sobre os prazos de entrega. Dessa forma, ele não vai pedir o chargeback por não receber o item comprado! Além disso, use os avisos de recebimento para ter comprovação de que foi entregue.
5, Guarde o histórico de clientes e utilize recursos como análise de crédito
Tenha uma base de dados com as transações que já aconteceram na sua loja. Seja aquelas que deram certo e as que não funcionaram. Dessa forma, você pode evitar que clientes suspeitos tentem comprar algo.
6. Mantenha contato com seus clientes
Muitos chargebacks poderiam ter sido evitados se o cliente conseguisse entrar em contato com a empresa. Por isso, mantenha canais de atendimento disponíveis e sempre fique de olho nas mensagens recebidas.
Mais segurança no pagamento com as soluções PagBank!
Para evitar o chargeback e os prejuízos que ele pode causar, é preciso investir em métodos de pagamento seguros. Assim, você se protege e o cliente fica mais tranquilo!
Se o assunto é segurança, confie em quem já tem histórico no mercado! Com as soluções de pagamento do PagBank, você pode contar com um processo transparente, rápido, eficiente e sem pesar no bolso!