Resumo do texto
- 6 dicas para organizar uma empresa;
- Aprenda a identificar se seu negócio está desorganizado;
- Saiba como a tecnologia pode te ajudar na organização.
Muitos negócios fracassam por falta de planejamento, pois mesmo com produtos de alta qualidade e demanda no mercado, enfrentam dificuldades na gestão. Se você é empreendedor e deseja ser bem-sucedido, é hora de aprender a organizar uma empresa.
Lidar com responsabilidades administrativas, contabilidade e com a rotina da empresa deixa qualquer empreendedor atarefado. Mas sabendo como organizar os documentos de um negócio e gerenciando bem o tempo, isso não será problema.
Quer ver seu negócio crescer e se tornar um grande sucesso? Então confira essas dicas de gerenciamento e decole!
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Microempresa ou Pequena Empresa? Veja como saber o porte do seu negócio!;
- Entenda o que é o ponto de equilíbrio financeiro de uma empresa!;
- Dono de empresa ganha salário? Entenda o que é o pró-labore!.
Como organizar uma empresa? Confira 6 dicas essenciais!
Organizar o financeiro e a área administrativa pode ser o diferencial para seu negócio crescer.
Uma gestão cuidadosa é essencial para evitar desperdício de dinheiro e investimentos, mesmo com um faturamento alto. Por isso, confira estas recomendações:
1. Invista em gestão de processos
Os procedimentos são importantes para o funcionamento de uma empresa. Imagine chegar ao trabalho sem saber o que fazer e só descobrir depois de algumas horas. Isso pode causar problemas e atrasos.
Por essa razão, é importante ter meios de organizar os processos. Uma opção é utilizar ferramentas de gerenciamento de tarefas, como o ciclo PDCA, que te ajuda a planejar, monitorar e gerir as atividades da empresa de forma eficiente.
2. Considere montar uma sociedade
Tocar um negócio sozinho pode ser uma decisão a ser revista. Se você decidir ter uma sociedade, terá alguém que te ajuda a compartilhar as decisões e dificuldades do trabalho.
Mas o seu sócio precisa ter os mesmos objetivos e estar disposto a “colocar a mão na massa”. Contribuir para que a empresa dê certo é uma missão de todos os envolvidos.
3. Tenha um bom controle financeiro
A gestão do orçamento é essencial para a organização de uma empresa, já que é o dinheiro que mantém o negócio funcionando. Por isso, é importante prestar atenção especial a essa área.
Nesses momentos, é útil contar com uma ajuda extra, como uma Planilha de Fluxo de Caixa, o Orçamento Anual e o Controle de Vendas de forma eficiente.
Todas as transações financeiras devem ser tratadas com cuidado e organização, desde as entradas até as saídas.
4. Garanta uma comunicação interna clara
Para assegurar o bom funcionamento da sua equipe, é fundamental manter um diálogo transparente e eficaz.
Por exemplo, se o funcionário que ficou responsável por cuidar do estoque não receber instruções de como organizá-lo, pode deixar peças fora de lugar ou perder informações importantes, como preços e tamanhos disponíveis.
Por isso, é importante manter uma comunicação clara e objetiva já que todos devem compreender o seu papel na empresa .
5. Organize os documentos
Especialmente no início e no final do ano, é preciso saber como organizar os documentos de uma empresa. Se você não tiver esse gerenciamento em dia, vai sofrer em momentos cruciais, como a declaração do IRPJ.
Além disso, na hora de preparar o planejamento do negócio para o próximo período (seja mensal, trimestral ou anual), você deve conseguir consultar os dados de forma rápida e fácil. A gestão de informações precisa estar em dia!
6. Utilize a tecnologia a seu favor
Lidar com todas as planilhas, documentos e controles diários pode parecer confuso. Mas para organizar os processos, você pode contar com a ajuda da tecnologia.
Aplicativos de gerenciamento de tarefas e gestão empresarial, como o Runrun.it e o PagVendas, são alguns exemplos úteis.
Com eles, você torna parte dos processos mais simples e pode se dedicar àquelas que demandam mais atenção.
Como saber se minha empresa está desorganizada?
Todas as empresas devem seguir as dicas que citamos? É o ideal, mas existem alguns sinais que podem indicar problemas:
- Brigas entre funcionários e equipes;
- Problemas reincidentes;
- Atrasos nas entregas de produtos ou serviços;
- Muitos pedidos de demissão;
- Atividades inesperadas acontecem com frequência;
- Clientes reclamam repetidamente;
- Falta de registros dos processos da empresa.
Se você identifica um ou mais desses indicadores, é importante prestar atenção e agir para melhorar a organização e o funcionamento do negócio.
Por que é importante organizar minha empresa?
Infelizmente, quase metade das empresas no Brasil fecham nos primeiros anos de funcionamento. E acredite, muitas vezes é culpa da dificuldade do empreendedor em administrar o negócio.
Se organizar é fundamental para garantir o sucesso e evitar a falência. Manter seu negócio funcionando, mesmo em períodos de baixas vendas, além de saber quando e como dar passos mais arriscados, são alguns dos benefícios.
Confira as soluções do PagBank para te ajudar na organização do negócio
Saber como organizar a empresa é importante para o crescimento saudável dela. Com a tecnologia ao seu lado, fica mais fácil passar por essa etapa!
O PagBank possui uma série de ferramentas que dão ao empreendedor bons aliados :
PagVendas
Um software de gestão completo e gratuito. Com ele, você consegue otimizar o controle de estoque, ter o registro de clientes e fornecedores e, até mesmo, cuidar da frente de caixa em tempo real.
Conta PJ PagBank
A conta digital gratuita pensada para os empreendedores, te ajuda a organizar a área financeira do negócio. Com ela, você não só recebe todo o valor das vendas em um só lugar, como pode organizar a Folha de Pagamento, agendar boletos e investir o dinheiro!
Saber como organizar uma empresa é importante. Facilitar esse processo e otimizar os resultados pode ser ainda mais rentável!