Tesouro Prefixado: entenda como funciona esse investimento

Resumo do texto

  • Saiba o que é Tesouro Prefixado;
  • Conheça os detalhes e as vantagens desse título;
  • Veja como aplicar no Tesouro Direto pelo app PagBank.

 

O Tesouro Direto oferece opções de investimento para quem prefere deixar de lado os altos e baixos do mercado sem abrir mão de segurança e rentabilidade.

Dentre as opções disponíveis está o Tesouro Prefixado, um título que tem taxa de rentabilidade fixa e definida no momento da compra.

Sua principal marca é a previsibilidade. O investidor consegue calcular com precisão seu retorno, algo que é muito benéfico para o planejamento financeiro e construção de metas. 

Nesse artigo, separamos tudo que você precisa saber sobre o Tesouro Prefixado. Confira como ter rendimentos e as vantagens oferecidas. 

O que é o Tesouro Prefixado?

O Tesouro Prefixado é um título público, oferecido pelo Tesouro Nacional. Nessa modalidade, o investidor conhece a rentabilidade de sua aplicação no momento da compra.

Esse tipo de ativo é ideal para quem busca previsibilidade nos rendimentos, já que o retorno é garantido (e calculado) desde o começo. 

Porém, para atingir os valores previstos no início da aplicação, é necessário manter o investimento até o final do prazo estabelecido.

Vantagens de investir no Tesouro prefixado

Investir no Tesouro Prefixado traz uma série de benefícios para o investidor. Além da previsibilidade, a modalidade oferece segurança, diversidade de vencimentos e valores iniciais bem acessíveis. 

Rentabilidade

A rentabilidade do Tesouro Prefixado é um de seus grandes atrativos. Ao optar por esse título, o investidor tem certeza sobre a quantia que será recebida no vencimento, independentemente das variações do mercado. Sempre contando que se deixe o dinheiro rendendo até a data acordada.

Isso proporciona uma visão clara do retorno sobre o investimento, permitindo um planejamento financeiro mais assertivo e estratégico.

Segurança

Quando falamos em segurança, o Tesouro Prefixado se destaca pela garantia. Dívidas de países são sempre asseguradas pelo Tesouro Nacional, que é um órgão público ligado ao Ministério da Economia. Em outras palavras, a sua garantia é o PIB do país.

Em toda modalidade do Tesouro, você empresta dinheiro para o Governo, que usa os recursos captados para custear obras e melhorias estruturais no país. 

Como esses valores são muito importantes para os cofres públicos, o Tesouro Nacional busca pagar os investidores sem atrasos ou problemas, gerando confiança no mercado e estimulando novas aplicações. 

É por isso que esses títulos são considerados como os investimentos mais seguros do Brasil, uma vez que o risco de crédito (referente ao risco do investidor tomar um “calote”) é muito baixo.

Prazos

O Tesouro Prefixado oferece uma variedade de prazos de vencimento, permitindo ao investidor escolher aqueles que melhor se adaptam ao seu planejamento financeiro. 

Seja para objetivos de curto, médio ou longo prazo, existe um título prefixado adequado para cada necessidade.

Diversificação

A diversificação é fundamental para qualquer portfólio de investimentos. O Tesouro Prefixado – com sua previsibilidade e segurança – é uma excelente opção para equilibrar e diversificar a carteira, complementando outros investimentos mais voláteis ou de perfil diferente.

Acessibilidade

Uma das grandes vantagens do Tesouro Direto é a acessibilidade. Com cerca de R$30, qualquer pessoa pode começar a investir no Tesouro Prefixado e demais opções. 

Além disso, a compra é bem fácil, tanto pelo site oficial ou no PagBank. 

Investir é rápido e descomplicado, o que torna esse título bem democrático, servindo como uma “porta de entrada” para o mundo dos investimentos.

Entenda as taxas e custos dessa aplicação

Investir no Tesouro Direto é uma decisão inteligente para quem busca segurança e rentabilidade. 

No entanto, como em qualquer investimento, existem taxas e custos associados que podem impactar o retorno final. Conhecer essas cobranças é fundamental para tomar decisões e otimizar seus rendimentos.

Veja a seguir quais são as principais taxas:

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma taxa aplicada sobre os rendimentos, caso o investidor faça o resgate antes da aplicação completar 30 dias.

A alíquota é regressiva, o que significa que quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido, menor será o imposto cobrado.

Deslize para mais informações
Dias após aplicação Alíquota de IOF
1 96%
15 50%
30 0%

Imposto de Renda

O Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos do Tesouro Direto também é regressivo, variando de acordo com o tempo de aplicação.

Quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido, menor será a alíquota aplicada na hora do resgate.

Deslize para mais informações
Tempo de investimento Alíquota de IR
Até 180 dias 22,5%
De 181 a 360 dias 20%
De 361 a 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%

Taxa de custódia

A taxa de custódia é cobrada pela B3. Seu valor atual é de 0,20% ao ano sobre o valor do título. 

A cobrança é feita a cada semestre, mas a quantia é proporcional ao tempo em que o investidor mantiver a aplicação.

Taxa de administração

A taxa de administração é cobrada por algumas corretoras em alguns casos para intermediar as compras no Tesouro Direto. 

No entanto, é possível fugir dessa cobrança, já que nem todas as empresas aplicam essa taxa. O PagBank faz parte desse time. Ao investir pelo app, você só precisa pagar a taxa de custódia cobrada pela B3. 

Tesouro Direto PreFixado

Afinal, vale a pena investir em Tesouro Prefixado?

O Tesouro Prefixado é uma das modalidades mais buscadas por aqueles que desejam ter segurança e previsibilidade no momento da aplicação. 

Esse alto nível de “certeza sobre o retorno” faz dos títulos prefixados um dos favoritos dos investidores conservadores.

Portanto, se você não gosta de encarar os riscos do mercado financeiro e prefere ter controle sobre seu dinheiro, essa opção é muito indicada, especialmente se seus objetivos são de médio e longo prazo. 

Entretanto, como em todo investimento, é essencial analisar o cenário econômico. Em períodos de alta inflação ou expectativa de aumento da taxa Selic, pode haver opções mais rentáveis. 

Por que investir no Tesouro Direto com o PagBank?

O Tesouro Prefixado oferece para você segurança e praticidade, certo? Essas duas palavras combinam perfeitamente com a nossa forma de oferecer investimentos para nossos clientes.

No app PagBank, você investe em poucos cliques e ainda conta com suporte especializado, carteiras recomendadas de acordo com o seu perfil e informações claras e transparentes sobre todos os títulos oferecidos.

Outro diferencial do PagBank é a facilidade de gestão. De forma bem simples, você pode comprar, vender e acompanhar a evolução dos seus investimentos. 

Além disso, os investidores não precisam se preocupar com taxas e cobranças extras. Aqui você só paga as taxas obrigatórias e nada mais.

Como investir no Tesouro Direto pelo PagBank?

Investir no Tesouro Prefixado é fácil! Para começar, é necessário abrir sua conta, que é 100% gratuita. Clique aqui e seja nosso cliente.

Com sua conta PagBank pronta, basta seguir os passos abaixo: 

  • Acesse o app e faça login;
  • Acesse a aba “Investimentos”;
  • Clique em “Aplicar meu dinheiro”;
  • Clique na opção “Tesouro Direto”;
  • Selecione a opção desejada;
  • Informe o valor que será aplicado e clique em “Continuar”;
  • Finalize a operação clicando em “Confirmar aplicação”.

E lembre-se: em caso de dúvidas, a plataforma oferece suporte e materiais educativos para auxiliar em sua jornada de investidor.

Com o PagBank, investir no Tesouro Direto é uma experiência descomplicada, que dá a oportunidade de focar naquilo que realmente importa: ver seu dinheiro crescer com segurança e inteligência.

Invista no Tesouro Prefixado com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”