8 dicas do PagBank para você atrair novos clientes no final de ano!

Resumo do texto

  • Entenda a importância do final de ano para o comércio;
  • Confira 8 dicas para atrair novos clientes neste período;
  • Saiba como oferecer uma experiência de pagamento segura!

Meios de pagamento PagBank: segurança sem pesar no bolso!

 

O final de ano é um momento de aquecimento do mercado! Você, que tem um negócio, vai passar por uma sequência de datas, como Black Friday, Cyber Monday e Natal, que são boas oportunidades para aumentar as vendas e o faturamento!

Mas, para isso, é preciso pensar lá no começo e saber como atrair clientes para sua loja, seja ela online ou física.

Confira algumas dicas para conquistar clientes, chamar atenção do público e aproveitar a alta no varejo!

Como atrair novos clientes e aumentar as vendas nesse final de ano?

Antes de partirmos para as dicas, é importante lembrar que o fim do ano de 2022, ainda tem um fator extra: a Copa do Mundo do Catar vai acontecer juntinho com a Black Friday e bem próximo do Natal! 

Essa junção de eventos está criando uma expectativa positiva no mercado varejista, que projeta um aumento de 12% nas vendas no período do mundial.

Acredite, a Copa pode ser um ótimo gancho para trazer pessoas para sua loja, especialmente se você der aquela caprichada na decoração e na recepção dos clientes.

Curtiu essa primeira dica? Ela foi só um aperitivo do que vem a seguir! Conheça 8 estratégias para chamar atenção de clientes para seu negócio!

1. Considere mudar os horários de atendimento

No final do ano, todo mundo vai às ruas comprar! Seja aproveitando as promoções de Black Friday ou garantindo os presentes de Natal! 

Mas não se esqueça que muita gente trabalha e só consegue aproveitar o final do dia para ir às compras. Se elas derem de cara com suas portas fechadas, a venda vai para a concorrência.

A gente aposta que você não quer que isso aconteça, certo? Então, não se esqueça que uma das formas de conquistar novos clientes é estar lá para eles quando chegarem.

Considere esticar o horário nos últimos meses do ano. Assim, você aumenta a possibilidade de ser visto e, claro, de fazer vendas. 

Em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, é normal que o varejo mude o funcionamento. Se você ficar com as portas abertas durante o jogo, talvez consiga uma venda ou outra. Mas se der uma pausa e esticar o expediente pós-jogo, existem chances de encontrar pessoas nas ruas.

2. Foque no atendimento de excelência

Atrair clientes é importante. Mas só atração não gera venda, concorda? Pense também em como conquistar o coração destes novos consumidores. 

Uma das estratégias principais para fidelizar os clientes novos é o atendimento de qualidade, capaz de cativar e resolver problemas e dúvidas.

Por isso, capriche na hora de interagir com seu público, se o movimento estiver muito grande, vale a pena trazer um reforço (como um funcionário temporário ou de meio período) para acompanhar a clientela bem de perto e provar o valor do seu atendimento.

Mas atenção: de nada adianta profissional sem treinamento. Prepare sua equipe para garantir uma experiência positiva,  digna de ser comentada depois! O boca a boca de uma jornada satisfatória pode trazer ainda mais clientes!

3. Ofereça frete grátis

Para as lojas que oferecem delivery de produtos, zerar o custo do envio é aquela jogada ensaiada que faz toda a diferença.

As promoções de frete grátis são as preferidas do público, tanto pelo seu potencial de atrair novos clientes quanto pela capacidade de satisfazer ainda mais sua clientela fiel.

Mas vamos com calma! Oferecer este tipo de benefício exige um pouco de planejamento. Afinal, alguém vai ter que bancar essa despesa, e essa conta fica com você.

Então, antes de zerar o frete, pense nas margens de lucro que estão estabelecidas e como sua loja pode fazer a entrega sem custo, mas com retorno financeiro.

4. Crie descontos para primeira compra

As promoções especiais para primeira compra são fatores que atraem muitas pessoas, afinal, é um desconto fácil e que costuma ser atrativo para gerar fidelidade.

Sua loja pode lançar essa estratégia tanto na internet quanto nas vendas presenciais. A única exigência será um cadastro, para ter certeza que as pessoas estão comprando pela primeira vez.

Esse cadastro vai ajudar a controlar o desconto, além de permitir que você tenha algumas informações importantes dos clientes, como telefone, WhatsApp ou e-mail. Com esses dados, é possível traçar uma estratégia de divulgação ou de relacionamento.

Mas lembre-se dos cálculos! Essa promoção não pode zerar sua margem de lucro, tampouco deixá-la apertada. Para acertar na criação da oferta, vale pensar em algumas regras simples, como um valor mínimo de compra, por exemplo.

5. Organize combos de produtos e promoções

Se você já tem um produto que chama atenção, por que não criar um kit promocional com ele e atrair mais interessados para sua loja?

Assim, além de divulgar seu item principal, surge uma boa oportunidade de escoar outros produtos do estoque e também ampliar o ticket médio da compra.

As táticas de venda para atrair mais clientes podem focar na experiência, mas também nos produtos do seu catálogo, como neste caso! Tudo depende da sua criatividade para montar esses kits e, claro, uma boa estratégia de preços.

6. Valorize a fidelidade de clientes e indicações de amigos

Aquele famoso boca a boca – ou buzz marketing – pode te ajudar a trazer mais clientes para a loja com menos investimento. Ao invés de pagar por anúncios em redes sociais ou criar campanhas de publicidade, você pode lançar uma promoção para amigos.

Uma dinâmica possível é quando um cliente indica um amigo e, na hora que essa pessoa realizar a primeira compra, os dois ganham 10% de desconto. Assim, você ganha um novo usuário e fideliza o mais antigo.

Outra ideia para chamar atenção dos clientes são os programas de fidelidade. Neles, você pode dar descontos progressivos, oferecer cashback e até lançar preços especiais para os membros do programa.

Para quem não conhece, o cashback é uma das estratégias em alta no momento. Ela é bem simples: a cada compra feita, o cliente recebe uma parte do dinheiro de volta.

Crie gratuitamente seu Programa de Fidelidade com o ClubePag!

7. Planeje sua divulgação com antecedência em diferentes canais

De nada adianta pensar em todas essas ações e não comunicar ao público, certo? Na hora de divulgar as promoções e benefícios, as redes sociais são suas melhores amigas.

Use e abuse das possibilidades do Instagram, Facebook, Tik Tok, Youtube e até o WhatsApp! Crie conteúdos específicos para cada rede, mas sempre respeitando suas particularidades e seu público característico.

Não se esqueça que esses canais também são ótimas ferramentas de atendimento e primeiro contato! Fique de olho nas mensagens diretas, comentários e nas interações com o perfil da loja. Ali surgem boas conversas e oportunidades de transformar interessados em clientes.

8. Facilite o pagamento para seus clientes

A experiência de consumo começa na hora de atrair novos clientes e vai até o pós-compra! No meio desse processo, há uma etapa bem importante e que costuma ser fator decisivo da fidelização: o pagamento.

Lembre-se que condições de pagamento adequadas são essenciais para que as pessoas confiem na sua loja e sintam-se à vontade para comprar como quiserem, e tudo isso impacta no relacionamento entre a loja e sua clientela.

Seja em loja online ou física, é preciso oferecer diversidade sempre ao lado da segurança.

Não sabe como fazer isso? Pode ficar tranquilo que nós vamos apresentar os meios de pagamento que vão facilitar a vida dos seus novos clientes:

  • Link de Pagamento: para quem quer focar nas vendas nas redes sociais (ou quer atuar na internet sem ter um site), o Link de Pagamento é simples, rápido de ser criado e super seguro!
  • Checkout: se você tem uma loja virtual e quer usar essa página como foco das vendas, o Checkout é a solução para equilibrar agilidade, segurança e transparência no seu caixa.
  • Pagamento recorrente: quer oferecer um serviço no estilo assinatura e procura por opções de pagamento recorrente? Aqui você pode criar planos personalizados e garantir para seus clientes toda segurança que o PagBank oferece!
  • Maquininhas PagBank: é claro que não deixaríamos de fora quem está focado nas lojas físicas! As Maquininhas PagBank permitem que você aceite pagamento das principais bandeiras de cartão de débito, crédito e voucher! Ela também aceita transações por aproximação e Pix/QR-Code.

Com PagBank é assim: você vende do seu jeito e o cliente paga como quiser!