Resumo do texto
- Comece com ensinamentos básicos sobre dinheiro;
- Explique o que é orçamento e como planejar metas;
- Fale sobre investimentos e a importância de poupar!
Os pais têm uma grande influência na vida dos filhos. Desde a escolha de carreira até para qual time torcer, eles são referências. Por isso, nesse Dia dos Pais, vamos trazer algumas dicas financeiras que os pais podem passar aos filhos e filhas.
Com ensinamentos básicos aplicados à realidade da família, os pais têm a oportunidade de construir uma base sólida de conhecimento sobre finanças. E a educação financeira pode ser o grande diferencial no futuro das crianças!
Veja alguns temas que podem ser tratados com os pequenos e algumas atitudes que vão fazer eles aprenderem sobre finanças e sobre o valor do dinheiro.
Conceitos simples e mesada como exemplo de compensação
Para começar, vamos introduzir conceitos básicos de dinheiro. E para deixar que aprendam na prática, nada melhor do que usar a mesada para ensinar responsabilidade financeira:
1. Comece com o básico
Os pais devem começar com conceitos básicos de dinheiro de maneira que as crianças entendam. Explique sobre renda, parcelamento, dívida e poupança.
Para isso, use exemplos práticos do dia a dia, como uma ida ao mercado, para explicar como funciona o dinheiro, de onde ele vem e como é utilizado para comprar as coisas.
Aproveite e mostre as diferentes formas de pagamento, como dinheiro em espécie, cartão de crédito e, até mesmo, as mais modernas, como o próprio celular e o Pix.
2. Use a mesada como ferramenta de aprendizado
Dar mesada é uma ótima alternativa para ensinar responsabilidades financeiras. Afinal de contas, ela funciona como uma espécie de salário dos filhos. Para isso, determine um valor semanal ou mensal e incentive as crianças a administrar esse dinheiro. Elas aprenderão a economizar, gastar com sabedoria e entender a importância de priorizar o que vão comprar.
Planejamento e orçamento pessoal
O próximo passo é ensinar sobre planejamento financeiro e como lidar com um orçamento. Os pais devem mostrar como definir objetivos e monitorar os gastos.
3. Ensine seus filhos a definir objetivos
Definir objetivos ajuda as crianças a entender a importância de priorizar e adequar as vontades com a realidade financeira da família. Por exemplo: incentive seu filho a economizar para comprar um brinquedo desejado, mostrando a ele como poupar parte da mesada para alcançar esse objetivo.
4. Mostre como monitorar gastos e economias
Ensine a acompanhar o planejamento financeiro e fazer escolhas inteligentes na hora de gastar ou economizar. Mostre como anotar os gastos em um caderno ou usar um aplicativo simples para o controle do dinheiro. Assim, ele vai aprender que deve controlar aquilo que recebe quando tem um objetivo mais caro.
Use a nossa planilha de gastos para ensinar como organizar tudo que ganha e o que gasta.
Poupança e investimento
Os pais podem ensinar a poupar e investir desde cedo, criando hábitos saudáveis que vão durar por toda a vida e que podem fazer a diferença no futuro dos pequenos.
5. Ajude a criar o hábito de poupar dinheiro
Mostre às crianças maneiras de guardar dinheiro no dia a dia. Estabeleça metas de economia e recompense quando elas forem alcançadas. Por exemplo: incentive seu filho a poupar parte da mesada para uma viagem ou um item de maior valor e, quando chegar na meta, celebre o momento para ele entender a importância dessa conquista.
6. Explique como funcionam os investimentos
Quando ele entender melhor sobre finanças, introduza conceitos de investimentos. Comece com a renda fixa e, aos poucos, chegue na renda variável. Essa será uma ótima oportunidade para falar sobre paciência e resiliência.
Uma forma de ensinar sobre formas de investir é mostrar na prática. Por exemplo, sente com eles e faça uma aplicação em um CDB do PagBank para verem como é. Depois, compartilhe os resultados. Assim, eles vão entendendo sobre rentabilidade.
Trabalho e renda extra
Ensinar sobre a dinâmica do trabalho e como conseguir uma renda extra é importante para que eles entendam que aquele famoso ditado “dinheiro não dá em árvore” é verdade.
7. Mostre como funciona o trabalho
Explique sobre a importância do trabalho e como ele é o responsável por gerar uma renda principal. Use como exemplo a própria família e mostre como o emprego dos pais ou responsáveis geram renda e permitem que vocês comprem as coisas.
8. Incentive o empreendedorismo
Incentive projetos e atividades empreendedoras nas crianças. Dê ideias sobre como gerar um dinheiro extra, além da mesada, como projetos na escola, artesanatos, venda de brinquedos e roupas usadas etc.
Conte com o PagBank para ajudar na educação financeira dos seus filhos!
Ficou claro que entre os vários ensinamentos que os pais podem deixar aos filhos, a educação financeira é uma das mais importantes. Além de conversar sobre dinheiro e responsabilidades, nada melhor do que ser um exemplo para as crianças.
Para isso, não deixe de aprender cada vez mais sobre controle de orçamento, planejamento de renda e investimentos. E se não sabe por onde começar, não tem problema! O PagBank é o seu parceiro neste momento.
Com a Jornada Mentalidade da Riqueza, você aprende como melhorar sua vida financeira e ainda leva mais informações e ensinamentos para os pequenos.
Já no dia a dia, a Conta Rendeira PagBank oferece ferramentas que auxiliam você e a família a poupar ainda mais, como o Cofrinho e o Poupar Automático. Além disso, é possível ter um cartão de crédito internacional sem análise de crédito. Dessa forma, fica mais fácil passar ensinamentos financeiros para os pequenos.
Baixe o app PagBank e explore as oportunidades!
“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”