Trabalho autônomo: é possível ganhar dinheiro trabalhando por conta própria?

Resumo do texto

  • O que é um trabalho autônomo?
  • Entenda a diferença entre trabalho autônomo, MEI e profissional liberal;
  • Conheça as vantagens e desvantagens de ser autônomo.

Abrir agora minha conta PJ gratuita!

 

Muitos brasileiros estão animados com a ideia de ganhar dinheiro por conta própria. O trabalho autônomo é uma realidade para milhões de pessoas em nosso país. Sua flexibilidade e a independência são fatores que chamam a atenção de muitos nesse cenário.

Existem muitas categorias para você optar e em todas elas é possível ganhar dinheiro fazendo algo que se gosta. A principal dúvida, no entanto, é sobre como começar e se essa é a melhor opção para quem está iniciando a vida de empreendedor.

Mas não se preocupe! Continue a leitura e descubra aqui tudo o que você precisa saber para iniciar sua jornada no trabalho autônomo com eficiência.

O que é um trabalho autônomo?

Um trabalho autônomo é aquele que, ao invés de ser feito em uma empresa fixa, é feito por conta própria pelo trabalhador, sem vínculo empregatício. Isso significa que você se torna responsável por encontrar clientes, definir seus próprios horários e cuidar de seus negócios. Em outras palavras, você é seu próprio chefe!

Alguns exemplos de trabalho autônomo são: ter uma loja online, oferecer serviços de consultoria, prestar serviços de manutenção residencial, trabalhar como motorista de aplicativo, entre muitas outras possibilidades.

Essa diversidade oferece a flexibilidade de escolher um campo que esteja alinhado com seus interesses e habilidades. Mas é essencial lembrar que, embora o trabalho autônomo ofereça liberdade, ele também requer muita responsabilidade e autodisciplina.

trabalho autônomo

Qual a diferença entre microempreendedor, trabalhador autônomo e profissional liberal?

É comum confundir as três formas de trabalho: microempreendedor, trabalhador autônomo e profissional liberal, mas não se tratam das mesmas coisas. Conheça as principais diferenças!

Deslize para mais informações
Microempreendedor Trabalhador autônomo Profissional liberal
Possui CNPJ ativo. Não possui CNPJ. Presta serviços especializados.
Geralmente, possui um pequeno negócio ou é prestador de serviço. Geralmente, trabalha de forma independente. Podem trabalhar como autônomos ou em uma empresa. Costumam ser regulamentados por órgãos profissionais.
Pode emitir Notas Fiscais com impostos mais baixos. Não emite Notas Fiscais e não paga impostos. Pagam os impostos de Pessoa Física, como o Imposto de Renda.
Tem limite de faturamento anual.

Conheça os direitos do trabalhador autônomo no Brasil

No Brasil, mesmo o trabalhador autônomo, pode garantir benefícios como aposentadoria e auxílio-doença simplesmente contribuindo para a Previdência Social.

No entanto, os autônomos não têm direito a férias remuneradas, décimo terceiro salário ou outros benefícios de um trabalhador em regime CLT.

Por isso, se você vai empreender por conta própria, é importante lembrar de fazer o acompanhamento de suas finanças, pagar todos os impostos corretamente e criar uma reserva de emergência.

Vantagens e desvantagens do trabalho autônomo

Se você está pensando em se aventurar nessa modalidade de trabalho, é essencial pesar as vantagens e desvantagens para tomar uma boa decisão, por isso, confira a tabela abaixo.

Deslize para mais informações
Vantagens Desvantagens
Trabalhar com liberdade e escolher o que fazer. Renda irregular, sem salário fixo.
Definir seus próprios horários e conciliar com a vida pessoal. Sem férias remuneradas, 13° salário, FGTS, entre outros.
Tomar decisões sem depender de chefes ou empresas. Gerenciar o pagamento dos impostos e lidar com toda a burocracia.
Crescer seu próprio negócio e aumentar seus ganhos. Falta de estabilidade no emprego.
Benefícios fiscais e deduções menores para autônomos. Trabalho com menos interação social, o que pode dificultar o recebimento de feedbacks.

Algumas ideias de trabalho autônomo para te inspirar

Quer investir no trabalho autônomo, mas está sem ideia de como iniciar sua empreitada? Separamos algumas alternativas interessantes para a sua carreira. Confira!

Influenciador digital

Se você gosta de gravar vídeos para a internet, saiba que pode ganhar um bom dinheiro com isso. Plataformas como o TikTok e o YouTube permitem monetizar seu perfil, ou seja, as páginas te pagam um valor por cada visualização ou clique nos conteúdos. A remuneração é em dólar, o que representa um ganho ainda maior quando é feita a conversão para o real brasileiro.

Consultor

Quem tem uma vasta experiência em qualquer área pode transformar isso em serviço. É possível trabalhar para empresas oferecendo consultorias exclusivas. Por exemplo, se você tem um grande conhecimento sobre marketing digital, pode ensinar as melhores estratégias para negócios que querem crescer nesse segmento.

Lembre-se de que existem oportunidades para prestar consultoria em diversas áreas. A chave para o sucesso está em reconhecer suas próprias habilidades e como elas podem ser aplicadas para resolver os desafios dos outros.

Ao identificar o seu nicho e alinhar sua experiência com as necessidades do mercado, você pode criar uma carreira de consultoria bem-sucedida e trabalhar para que outras organizações atinjam seus objetivos.

Redator freelancer

Ser um redator freelancer significa vender serviços de criação de conteúdo digital em texto para clientes. Você pode cobrar de diferentes formas, sendo as principais:

  • Pacotes de textos;
  • Valor por palavra;
  • Preço por cada texto.

Saiba que, para se destacar nesse mercado, sua qualidade e consistência são essenciais. Assim, é possível construir uma sólida reputação e atrair clientes satisfeitos ao longo do tempo.

Cuidador de pet

É apaixonado por animais de estimação e quer fazer disso um negócio? Você pode virar um cuidador de pets autônomo. Para isso, crie anúncios nas redes sociais e faça seu próprio marketing digital, ou se cadastre em plataformas que conectam tutores a cuidadores.

Certifique-se de que seu perfil contenha informações relevantes. Insira sua descrição e indique a taxa que cobra por dia ou por hora. Depois, aguarde o contato de possíveis clientes

Vendedor de doces

Vender doces te traz a liberdade de conhecer um novo lugar todos os dias. Para atuar como autônomo, não é necessário abrir um CNPJ, mas recomendamos que você faça isso e saia da informalidade. Lembre-se que ter um CNPJ garante direitos ao empreendedor, como aposentadoria e auxílio remunerado em caso de doença.

Um diferencial é usar uma maquininha de cartão para receber o pagamento dos clientes. Isso oferece mais comodidade para quem compra e te proporciona segurança, evitando riscos desnecessários como andar com a carteira cheia de dinheiro e ser vítima de roubo ou furto.

Motorista de aplicativo

Gosta de dirigir e quer fazer disso a sua profissão? Serviços de motorista de aplicativos como Uber e 99 estão em alta! Para atuar na área basta ter ao menos 21 anos, um carro com 4 portas e CNH B. Você faz seus horários e recebe semanalmente da plataforma.

Desenvolvedor web

Desenvolver sites e aplicativos é uma das profissões mais rentáveis ultimamente. Se você é bom em programação, pode ganhar ótimos valores vendendo seus serviços. Uma ótima estratégia é criar um portfólio com os seus projetos, para apresentar sempre que um potencial cliente procurá-lo.

Faxineiro

A profissão de faxineiro não costuma exigir escolaridade ou CNPJ ativo. Você pode oferecer seu serviço de limpeza para escritórios e residências, até para locais de grande circulação.

Se você tem habilidades de limpeza e deseja uma carreira sem barreiras de entrada, essa pode ser a escolha certa! Lembre-se de que a qualidade e a confiabilidade são essenciais para construir uma boa reputação e conquistar clientes satisfeitos.

Babá

Ser babá exige treinamento e dedicação, pois você será responsável por garantir o bem-estar e segurança de uma criança, cuidando de sua alimentação, higiene, horários e muito mais! É uma profissão que não requer  registro CNPJ ativo para atuar, embora seja recomendado.

Essa é uma ótima escolha para quem procura uma renda extra e tem disponibilidade para trabalhar nos finais de semana. No entanto, é importante observar que, em muitos casos, a dedicação necessária é em tempo integral.

Dicas para se organizar financeiramente sendo autônomo

Como explicamos anteriormente, um trabalhador autônomo pode não ter uma renda fixa garantida todos os meses. Por conta disso, prevenir-se com um bom planejamento financeiro é essencial para se organizar e manter as contas longe do vermelho.

Veja algumas dicas para fazer isso com eficiência:

  • Mantenha todos os seus ganhos e despesas mensais anotados;
  • Crie uma pasta para guardar todos os comprovantes de pagamento ou as notas fiscais que você emitir;
  • Crie uma reserva de emergência para momentos de aperto financeiro;
  • Se você optar por ter um CNPJ, lembre-se de pagar os impostos em dia, para evitar multas e juros.

planilha de gastos

Como começar um trabalho autônomo?

Está decidido a se tornar autônomo? Separamos dicas que vão te ajudar a começar no ramo e atrair clientes:

  1. Tenha um portfólio atualizado com seus principais serviços na área;
  2. Marque presença nas redes sociais ou em sites profissionais. Assim, você divulga o seu trabalho para um público mais amplo e aumenta sua chance de conseguir clientes;
  3. Se organize financeiramente para evitar passar por algum eventual aperto;
  4. Faça o seu cadastro como MEI no Portal do Empreendedor;
  5. Crie uma conta PJ para ter controle sobre o seu dinheiro e separar as finanças pessoais e profissionais.

Abra sua conta PJ no PagBank!

A conta PJ do PagBank é grátis, sem burocracia e 100% digital, ou seja, ideal para fazer o controle do que você ganha trabalhando como autônomo. Veja os benefícios:

No PagBank, você faz o controle do seu negócio de maneira descomplicada, acessando tudo na palma da sua mão. Caso ainda tenha alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo e conheça mais vantagens de abrir a sua conta PJ:

 

Abrir agora minha conta PJ gratuita!