Como guardar dinheiro: veja dicas para te ajudar a poupar e aumentar suas economias

Resumo do texto

  • Entenda a importância de saber guardar dinheiro para o futuro;
  • Confira nossas dicas práticas para poupar todos os meses;
  • Descubra como fazer suas economias crescerem ainda mais.

 

Com dificuldade de guardar dinheiro? Saiba que você não é o único. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria revelou que 69% dos brasileiros não conseguem fazer uma reserva de emergência. 

Sabe por que tanta gente tem essa dificuldade? Porque faltam duas coisas bem importantes: planejamento para economizar e mudanças na rotina.

Por isso, confira algumas dicas para economizar dinheiro e aumentar suas economias. Comece a poupar hoje mesmo e tire seus planos do papel!

Como economizar dinheiro no dia a dia?

O hábito de economizar começa com algumas atitudes simples. Porém, como dissemos, isso não faz parte da vida de 69% dos brasileiros. Fique de fora dessa estatística e conheça quatro mudanças que vão te ajudar a mudar sua realidade.

1. Monitore ganhos e gastos

Anote tudo! Para fazer controle financeiro e guardar dinheiro, é ideal ter organização e saber para onde está indo cada centavo.

Uma boa dica é pagar todas as contas fixas e recorrentes (internet, aluguel, luz, entre outras) e a fatura do cartão logo que recebe o salário. Assim, fica mais fácil identificar quanto sobra para despesas variáveis, como supermercado e gasolina.

Você pode também definir um valor de referência para os gastos com alimentação, transporte e lazer e tentar mantê-los abaixo do limite. As despesas com farmácia ou exames médicos variam mensalmente e dependem do momento, por isso, não dá para limitá-las. Nesse caso, anote-as para entender qual foi o impacto que tiveram no mês.

Precisa de ajuda para registrar as despesas? Faça o download da nossa planilha de gastos pessoais!

2. Estabeleça objetivos financeiros realistas

É muito fácil perder o foco sem metas. Se você não tem objetivos bem definidos, é muito importante criá-los, com bastante consciência e sem exageros.

Para começar, vá aos poucos. Dê o primeiro passo criando uma meta de longo prazo, como trocar de carro, fazer a viagem dos sonhos ou economizar para fazer faculdade ou algum curso.

Agora, pense no tempo necessário para chegar até seu objetivo. Em seguida, faça as contas para saber quanto guardar por mês para realizar essa meta. Feito isso, defina objetivos menores, com prazos mais curtos que exigem menos dinheiro.

Quer saber como criar boas metas para guardar dinheiro? Clique aqui e conheça o método Smart!

3. Elimine gastos desnecessários

Para poupar recursos, nada melhor do que cortar despesas. Seu foco aqui devem ser os supérfluos, como almoço em restaurantes caros ou aquela saída todo final de semana.

Não deixe de verificar a fatura do cartão de crédito e avaliar as assinaturas de serviços de filmes e séries. Você realmente usa todos eles? Mesmo baratos, quando se assina muitos, a conta pode ficar alta.

Essa diminuição nas despesas também pode ser feita nas suas contas do mês com pequenas mudanças, como redução do plano do celular e da quantidade de canais da sua assinatura de TV. No mercado, a dica é analisar o preço dos estabelecimentos comuns e dos “atacarejos”, que vendem produtos em grande quantidade com preços menores.

Precisa cortar mais? É possível! Separe suas despesas extras em dois grupos:

  • Coisas que você mesmo pode fazer em vez de pagar;
  • Compras por impulso.

No primeiro grupo, estão pequenas tarefas da rotina, como o almoço e limpar a casa. Para guardar dinheiro, tente deixar a preguiça de lado e arregace as mangas! No segundo grupo, as compras feitas na base da emoção. Se você é do tipo que não resiste a promoções, aproveite essas oportunidades para só o que realmente precisa.

4. Aproveite descontos e promoções

A palavra da vez é pesquisar. Quando for comprar algum produto, pesquise o preço em diferentes lojas e veja qual oferece o melhor. Se for comprar online, fique atento ao frete.

Com essa pesquisa, você também tem uma noção do preço dos itens que precisa, assim, quando chegar a época de grandes promoções, como a Black Friday, vai saber quais descontos realmente valem a pena.

Como guardar dinheiro?

Estratégias para aumentar suas economias!

Depois de aprender como poupar dinheiro, veja maneiras de aumentar suas reservas financeiras.

1. Economize uma porcentagem do seu salário a cada mês

Especialistas em finanças recomendam guardar pelo menos 10% do salário, mas é importante lembrar que a quantidade pode variar de acordo com a sua realidade financeira – podendo ser maior ou menor.

O importante é guardar dinheiro e montar uma reserva de emergência. Assim, você tem alguma segurança caso ocorra um imprevisto.

Lembre-se que o valor poupado não deve ser usado para outros objetivos. O foco é guardar para necessidades, como pagar algum tratamento médico, por exemplo.

2. Compre à vista e evite dívidas

Débitos em aberto são um círculo vicioso. Eles geram taxas e juros que tornam a quitação mais difícil.

Então, sempre que possível, faça pagamentos à vista. Quitando as compras de uma só vez, você vai começar o mês seguinte com uma conta a menos na fatura do cartão de crédito. Assim, seu orçamento não fica comprometido por tanto tempo.

Alguns lugares dão desconto para quem compra à vista e no dinheiro. Aproveite todas as oportunidades para pagar menos pelos produtos ou serviços!

3. Se puder, negocie as taxas de juros

Tem alguma dívida? Um financiamento de veículo ou imóvel? Se a resposta for sim, saiba que é possível entrar em contato com a instituição financeira e tentar renegociar a taxa de juros ou até diminuir o valor da parcela. Muitas empresas preferem renegociar a não receber.

Mas antes, procure conhecer as taxas e o quanto você pode pagar todo mês sem comprometer sua renda. Assim, é possível sair das dívidas sem atrapalhar o pagamento de outras contas.

4. Planeje seu futuro

Transforme sua família em um time que trabalha unido para guardar dinheiro. Primeiro, explique o seu plano de economia para todos e escolham juntos o que pode ser eliminado.

Em seguida, distribua tarefas para cada um. Por exemplo, o marido ou a esposa listam os gastos, o filho paga as contas e a filha pesquisa os preços na hora de fazer as compras. 

Esse acordo ajuda a evitar brigas e divide as tarefas e decisões da economia. Lembre-se de deixar claro que guardar dinheiro é importante para garantir um futuro melhor.

Para se organizar, baixe gratuitamente o Planner Financeiro PagBank.

5. Invista em produtos financeiros de baixo risco

Economizar é o primeiro passo para um futuro tranquilo. O segundo passo é investir.

Se você nunca investiu, que tal começar com a renda fixa? Ela é uma forma simples e de baixo risco de fazer seu dinheiro crescer sem precisar trabalhar mais para isso.

Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e o Tesouro Direto são exemplos de aplicações de renda fixa.

E sabe onde você pode começar a aplicar? No super app PagBank! Com apenas R$ 1 você começa a investir em um CDB que oferece rendimento maior que a poupança, tem garantia do FGC e permite resgate a qualquer momento.

Sem falar que, investindo em CDB no PagBank, você tem um cartão de crédito com limite igual ao valor aplicado!

Com os CDBs PagBank, você tem um novo jeito de guardar dinheiro e aumentar sua reserva. Aplicar sem complicar é com a gente!

Conheça os CDBs PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto”.