Investimento seguro: conheça as principais opções do mercado!

Resumo do texto

  • Saiba o que é um investimento seguro;
  • Entenda os riscos da renda fixa e da renda variável;
  • Invista seu dinheiro com segurança e praticidade.

 

Para identificar um investimento seguro, é fundamental entender os riscos da renda fixa e variável. 

Os CDBs e títulos públicos, por exemplo, são mais conservadores e oferecem retornos mais previsíveis. Por outro lado, os investimentos em ações, FIIs e outros ativos de renda variável podem perder valor muito rápido, sendo opções mais arriscadas.

Quando você compreende os riscos de uma aplicação, pode tomar decisões alinhadas com sua estratégia financeira. Continue a leitura e aprenda a investir de forma segura!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Afinal, o que é um investimento seguro?

Um investimento seguro é aquele que apresenta menor risco para o investidor. Geralmente, são aplicações previsíveis em termos de retorno e com risco de liquidez muito baixo.

Além disso, costumam oferecer algum tipo de proteção, como a garantia do Fundo Garantidor de Créditos.

É importante entender também, que não existe investimento sem risco. O que pode acontecer é que algumas categorias oferecem mais segurança do que outras.

Quais são os investimentos mais seguros?

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são emitidos por bancos para captar recursos.  

Eles funcionam assim: você empresta dinheiro ao banco por um determinado período. Ao final do prazo acordado, você recebe de volta o valor aplicado acrescido dos juros acordados.

Uma das principais vantagens dos CDBs é a garantia do FGC, que protege os investidores em até R$ 250 mil por CPF e instituição, limitado a R$ 1 milhão por um período de 4 anos.

Títulos do Tesouro

Assim como nos CDBs, os títulos do Tesouro Direto funcionam como um empréstimo, mas neste caso, para o Governo. Os títulos são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional, por isso, são considerados um dos investimentos mais seguros do Brasil. 

No entanto, é preciso estar atento à marcação a mercado, principalmente nas aplicações prefixadas e indexadas.

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa funcionam como um grande grupo de investidores com um objetivo em comum: investir em ativos de renda fixa, como títulos públicos, títulos privados e CDBs.  

Para alcançar os melhores resultados, essa categoria de investimento conta com os serviços de um gestor, que pode ser um profissional ou empresa especializada em gestão de carteiras.

Os rendimentos desses fundos são distribuídos conforme a proporção de cotas adquiridas por cada acionista.

Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

As Letras de Crédito são ideais para quem não abre mão da renda fixa e ainda quer aproveitar o benefício de isenção do Imposto de Renda (para pessoa física).  

Esses títulos são emitidos por instituições financeiras para financiar projetos imobiliários ou do agronegócio. Assim como os CDBs, as LCIs e LCAs também são garantidas pelo FGC.

Quais os riscos da renda fixa?

O principal risco da renda fixa é a possibilidade do emissor dos títulos não ter dinheiro para te pagar ou deixar de existir. 

Esse tipo de risco é pequeno e você pode evitá-lo com três atitudes simples:

  • Escolher bancos que têm uma boa nota no Índice de Basileia, que ranqueia as instituições de acordo com sua capacidade de pagar os investidores;
  • Encontrar instituições financeiras com boa nota de risco de crédito, os famosos “ratings”.
  • Investir em títulos que tenham a garantia do FGC ou do Tesouro Nacional.

Outro risco que pode afetar os ativos de renda fixa é a liquidez, que nada mais é do que a dificuldade de comprar ou vender um ativo rapidamente a um preço justo. Isso acontece com os títulos que não possuem liquidez diária.

Conheça os Investimentos mais Seguros do mercado!

Conheça os riscos da renda variável

O risco de mercado é a maior ameaça da renda variável. Esse risco está relacionado à variação dos preços das ações, FIIs e outros investimentos da categoria.

Essas oscilações ocorrem por diversos fatores, como condições econômicas, notícias e políticas governamentais. 

Sendo assim, se você quer aplicar em renda variável, tenha em mente que os seus títulos podem aumentar de valor por meses seguidos e depois sofrer uma queda do dia para a noite.

Além disso, algumas ações possuem pouca liquidez, o que gera dificuldade em negociar os papéis de forma mais imediata.

Agora, conheça algumas estratégias para diminuir os riscos na renda variável:

  • Acompanhar o mercado financeiro e notícias sobre as empresas e a Bolsa de Valores;
  • Ser cauteloso com o tamanho do investimento em renda variável, para não perder muito dinheiro de uma só vez;
  • Diversificar a carteira com títulos de renda fixa ou papéis de setores diferentes para aumentar o potencial de retorno.

Como posso investir com segurança com o PagBank?

Agora que você conhece os riscos que mais afetam os investimentos, já imaginou investir em uma plataforma fácil de usar e direto do seu celular? Com o app PagBank você pode fazer um investimento seguro de qualquer lugar, além de entender mais sobre finanças!

Com os cursos desenvolvidos junto à B3, você pode aprender mais sobre investimentos em Renda Fixa, Renda Variável, Tesouro Direto e muito mais!

Ainda disponibilizamos uma variedade de CDBs, títulos públicos, Letras de Créditos e outros ativos para diversificar a sua carteira e potencializar os ganhos. Conte com o apoio dos nossos especialistas acessando a carteira recomendada para perfis conservadores.

Baixe grátis o app PagBank e multiplique seus ganhos

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”