Como começar um novo negócio em 2022? Veja os primeiros passos para empreender

Resumo do texto

  • Esse é o momento ideal para começar um novo negócio?;
  • O que considerar antes de empreender;
  • Confira motivos e dicas para abrir sua empresa.

Conheça o PagVendas, seu aliado no novo negócio!

 

Se está em seus planos abrir um novo negócio, saiba que isso é possível e pode ser muito lucrativo. Porém, o caminho do empreendedorismo exige muita vontade e dedicação.

Algumas pessoas escolhem começar sua caminhada com o lançamento de novos produtos ou serviços, outras apostam em modelos de franquia.

Seja qual for a sua escolha, os primeiros passos para empreender são os mesmos. Confira nosso texto e veja algumas dicas.

3 motivos para começar um novo negócio

Confira os 3 principais motivos para empreender.

Aumentar a fonte de renda

Os principais motivos para as pessoas começarem um novo negócio é gerar ou aumentar a fonte de renda. Se o seu caso é o segundo, é preciso ter atenção. Empreender pode não gerar renda extra imediatamente. Considere ter lucro apenas a médio ou longo prazo.

Conquistar independência financeira

Com o empreendedorismo, é possível criar planos de negócios que visam o constante aumento da renda, buscando uma situação mais confortável para o futuro e a tão sonhada independência financeira.

Fazer o que gosta

Muitas pessoas acabam se acomodando em empregos formais devido à estabilidade, mas sonham em trabalhar com o que  gostam. Se esse for o seu caso, começar um novo negócio em uma área de maior interesse é a sua chance de sucesso. Além da satisfação, você terá mais disposição para trabalhar e lidar com os problemas que surgirem.

Dicas para quem vai começar um novo negócio

Se você se identificou com os motivos para começar um novo negócio, é hora de se preparar e colocar a mão na massa!

Faça um plano de negócios

O primeiro passo é fazer um plano de negócios, ou seja, um documento com todas as informações necessárias para estruturar sua nova empresa. Nele, você deve incluir pesquisa de mercado, público alvo e custo da compra de estoque inicial.

Estude sobre o mercado que deseja atuar

Sabendo qual área quer seguir, é hora de entender como o mercado funciona. Quais são os produtos mais procurados? Quais os possíveis diferenciais que pode oferecer? Como a concorrência trabalha e como o seu público se comporta? Tudo isso te ajuda a estruturar o novo negócio.

Formalize sua situação no Portal do Empreendedor

Essa etapa pode ocorrer junto com a pesquisa de mercado. Regularizar a situação fiscal é fundamental para que seu novo empreendimento comece a funcionar de forma legal. Atualmente, é possível facilmente abrir um MEI, para isso, acesse o Portal do Empreendedor e saiba mais.

Divulgue seu negócio nas redes sociais

Com tudo pronto, não deixe de pensar na divulgação. As redes sociais são uma das formas de atingir seu público e mostrar os produtos e serviços que está oferecendo. Crie perfis nos principais canais e tenha um planejamento de conteúdo de acordo com cada um deles.

Monitore e avalie seu desempenho

Inclua metas a serem atingidas no seu plano de negócios e mantenha uma rotina de avaliação e monitoramento do seu novo negócio. Avalie se ele está crescendo como esperado, quais setores estão com menor desempenho e como melhorar os processos internos. Veja, também, se os ganhos e despesas estão dentro do planejado.

Preencha o quiz #PagTeAjuda e receba conteúdos especiais de fim de ano!

Preparamos um quiz para saber tudo que você precisa neste fim de ano e te ajudar a alcançar suas metas. Responda 5 perguntinhas rápidas e receba conteúdos e materiais imperdíveis tanto para quem compra, quanto para quem vende!

Faça a gestão do seu negócio com o PagVendas

Se está se sentindo mais animado e motivado depois de ler esse texto, e sabe que 2022 é o ano para começar um novo negócio, não tenha medo, você não vai estar sozinho.

Para te ajudar e trazer mais controle e simplicidade, conte com o PagVendas. O aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

Clique aqui e conheça o PagVendas!