Resumo do texto

  • Aprenda como abrir seu próprio negócio sem ter muitos recursos disponíveis;
  • Confira algumas dicas para cuidar bem do seu negócio;
  • Veja como deixar seu negócio ainda mais organizado.

Baixe o super app PagBank

 

Muita gente deixa de lado o sonho de ter o próprio negócio porque acha que não tem grana suficiente para isso e, de fato, alguns empreendimentos precisam mesmo de um bom dinheiro inicial, porém, tem muita oportunidade para começar seu negócio gastando pouco. 

Você pode começar o seu negócio em casa, controlando gastos e sendo bastante econômico neste primeiro momento. Quer saber como? Então, acompanhe a leitura!

Mas antes de começar, que tal dar uma olhada nessa lista repleta de ideias criativas para começar a empreender? 

Como empreender com pouco dinheiro?

Empreendedorismo não começa só com a escolha do que você vai fazer. Antes mesmo de fazer a primeira venda, é indispensável reservar um tempo para pensar em fatores muito importantes, acompanhe!

1. Estude sobre empreendedorismo

Ter o seu próprio negócio exige disciplina, controle financeiro e bastante dedicação. Quem vai começar com pouco dinheiro precisa ser ainda mais estratégico e certeiro no começo da sua jornada, por isso, fica a nossa dica: estude sobre empreendedorismo antes de dar os primeiros passos.

Encontrar bons materiais sobre este assunto não é difícil. Aqui no Blog a gente sempre dá dicas boas para quem deseja empreender, confira uma pequena seleção de conteúdos:

  1. Saiba quais são os primeiros passos para abrir seu próprio; negócio;
  2. Cinco dicas para ganhar uma grana extra no inverno;
  3. O que você precisa saber para não deixar o seu negócio falir.

Mas é preciso ir além. O SEBRAE, por exemplo, oferece conteúdos sobre empreendedorismo, além de alguns cursos online e gratuitos para você aprender cada vez mais sobre a arte de ter o próprio negócio.

Assim, com mais conhecimento, as chances do seu negócio dar certo são muito maiores.

2. Tenha um plano de negócios

Depois da primeira etapa estudando, chegou a hora de colocar o conhecimento em prática. E é aí que entra o plano de negócios, que é um documento contendo os objetivos do negócio e como você fará para atingir cada um deles.

Pense no plano de negócios como um espaço para você identificar, mapear e solucionar todos os possíveis erros, dificuldades e ameaças que possam surgir. Não se esqueça de traçar um perfil do seu público, determinar algumas metas de produção, estruturar os canais por onde você vai divulgar seus produtos/serviços e criar alguns objetivos de faturamento.

Quanto mais alinhado você estiver com o seu plano de negócios, maiores serão as chances de atingir suas metas e, consequentemente, ter sucesso no mundo do empreendedorismo.

3. Formalize seu negócio

Você não precisa ter um CNPJ e uma conta para seu negócio logo no começo, mas todos os especialistas em empreendedorismo vão recomendar esses e outros passos para formalizar seu negócio.

Atualmente, você pode enquadrar seu negócio como Microempreendedor Individual (MEI). O valor é bem pequeno e esse será um grande salto rumo à profissionalização. Com um CNPJ em mãos, novos horizontes se abrem, e você vai conseguir vantagens como:

  1. Linhas de crédito para investir no seu negócio;
  2. Melhores formas de negociação com fornecedores;
  3. Emitir notas fiscais;
  4. Contribuir para o INSS como empreendedor e seguir construindo sua aposentadoria.

Quem é cliente PagBank pode abrir uma conta grátis para o seu negócio. Com uma conta PJ, você consegue administrar todos os recebimentos e pagamentos além de ter acesso às opções para aceitar VR e VA nas suas maquininhas PagSeguro.

Quer saber sobre as vantagens de ter um CNPJ? Clique aqui e descubra tudo!

Ideias para empreender com pouco dinheiro

Agora é hora falar sobre algumas possibilidades de empreendedorismo. São ideias simples, que não exigem muito dinheiro para começar, mas que podem trazer um excelente retorno.

Serviços em geral

Todo mundo precisa de uma mãozinha para deixar a casa em ordem. Se você tem as habilidades necessárias para fazer reparos domésticos, pinturas e instalações elétricas ou hidráulicas, atuar neste segmento é uma ótima oportunidade.

Só não se esqueça que esse tipo de serviço é presencial, portanto, é preciso estar preparado para receber o pagamento do cliente assim que o serviço acaba. Nossa sugestão é ter uma das Maquininhas PagSeguro sempre a mão.

Elas aceitam diversos tipos de cartão e permitem vendas no débito e no crédito, à vista e parceladas também. Quem opta pelos modelos Moderninha X e Moderninha Smart ainda conta com o PagVendas integrado, que é a nossa ferramenta completa de gestão dentro da própria Maquininha!

Ainda não conhece o PagVendas? Clique aqui e saiba como ele pode ser o braço direito do seu negócio!

Revenda de produtos

Você não precisa ter um estoque pronto para vender. Quem quer empreender nessa área e tem pouco dinheiro disponível pode fazer os pedidos sob demanda, sem riscos de ficar no prejuízo com mercadorias paradas.

Revenda de produtos como cosméticos, roupas e maquiagens, por exemplo, seguem sendo muito populares, por isso, há espaço para você empreender nesta área.

E vale a pena ter em mãos vários tipos de meios de pagamento para receber pelas vendas, como o Link de Pagamento ou a Loja Online do PagVendas, que dá uma cara mais profissional para o seu negócio.

Venda de produtos digitais pela internet

Você pode desenvolver alguns produtos digitais para venda (como, por exemplo, uma apostila de idiomas, uma planilha para controle orçamentário ou um livro com suas receitas) para vender em seu site ou através dos seus perfis nas redes sociais.

Todos esses produtos podem ser vendidos de forma simples com o Link de Pagamento, porém, caso você já tenha um site pronto para vendê-los, é só incluir o Checkout PagSeguro para receber os pagamentos direto pelo próprio site.

O Checkout do PagSeguro é uma ferramenta que facilita os pagamentos do seu cliente em seu site, permite recuperação de carrinho e garante um fechamento de compras bem simples e transparente para seu cliente. Esse tipo de recurso é muito bom para quem pretende ter um negócio focado na venda de produtos online e cursos via internet.

Clique aqui e conheça mais sobre o Checkout PagSeguro 

Produção de doces, marmitas e salgados

Ninguém resiste a um docinho ou um delicioso salgado no meio da tarde, não é? Empreender neste segmento permite que você faça tudo em casa e consiga até mesmo vender e entregar sem precisar colocar os pés na rua.

Com o Pede Fácil, você cria um Menu Digital para deixar a divulgação do seu cardápio ainda mais organizada e consegue gerenciar todas as entregas. O sistema conta, inclusive, com uma parceria com a Loggi para tornar o delivery uma possibilidade até para quem nunca se aventurou nessa área.

Vale a pena conhecer mais sobre o Pede Fácil para entender como ele dá suporte para as suas entregas e deixa a divulgação dos seus produtos ainda melhor.

Pontos que merecem a sua reflexão

Veja abaixo mais algumas dicas e ideias que merecem a sua atenção.

1. Aposte no comércio eletrônico e no delivery

O distanciamento é uma recomendação importante neste instante, por isso, apostar no comércio eletrônico e no delivery é indispensável para você ter um bom volume de trabalho.

Você nem precisa de uma loja virtual para vender online. Se quiser deixar essa preocupação para mais tarde, lembre-se que o Link de Pagamento é a ferramenta ideal para vender online pelo WhatsApp e pelas redes sociais.

Ah, e não deixe de usar o Pede Fácil para deixar a divulgação tão bonita quanto um site. O seu Menu Digital pode ser enviado pelos apps de mensagem (assim como o Link de Pagamento) e ajuda muito a transmitir um ar ainda mais profissional para o seu trabalho.

Veja como é fácil usar o Link de Pagamento:

2. Capriche na divulgação

Além de vender pela internet, você precisa divulgar seus serviços ou produtos. Monte uma página nas redes sociais, faça postagens com frequência, interaja com seus seguidores e esteja sempre pronto para fazer o atendimento online (seja via chat ou WhatsApp).

Promover seu negócio na rede é algo que todo especialista recomenda, por isso, não deixe de montar os perfis da sua empresa para ajudar na divulgação.

Confira como melhorar a divulgação do seu negócio!

3. Use a tecnologia a seu favor.

Quem começa a empreender com pouco dinheiro precisa ser bem controlado com os gastos e acompanhar cada movimento financeiro do negócio. Isso pode parecer fácil quando você faz uma ou duas vendas por dia, porém, conforme seu empreendimento cresce, esse controle fica mais difícil e toma mais tempo.

Usar um sistema de gerenciamento é ideal para aliviar sua carga de trabalho e livrar tempo para que você possa produzir as mercadorias que vende ou atender mais clientes. O PagVendas é um bom exemplo de ferramenta que traz economia de tempo e precisão na análise de resultados.

Além de ser excelente para gerenciar os contatos dos seus clientes, o PagVendas transforma os dados do seu negócio em relatórios super fáceis de entender e que contribuem muito para que você tome as melhores decisões!

4. Reduza seus gastos bancários e cuide do seu dinheiro de forma prática e segura

Você não precisa de dores de cabeça com bancos, tarifas escondidas e contratos cheios de letras miúdas para administrar as contas do seu negócio. Dê um fim à bancocracia agora mesmo!

Clientes PagBank contam com um banco completo e grátis. Tudo se resolve pelo super app e você ainda cuida da sua grana em uma conta que rende mais do que a poupança.

Além de praticidade para controlar seu dinheiro e receber suas vendas, você ainda pode pedir o Cartão da Conta e o Cartão Pré-Pago PagBank. Ambos ajudam você a controlar os gastos e evitar que as despesas saiam do controle.

Empreenda com pouco dinheiro e conte com o Pag pro Pequeno!

Já que você viu que é possível ter o seu próprio negócio sem gastar muito, conte com as ferramentas do Pag pro Pequeno para trilhar essa jornada.

Conheça tudo sobre o Pag pro Pequeno. 

O Pag pro Pequeno reúne recursos que facilitam tirar seu sonho do papel e abrir o seu próprio negócio. Não deixe de conferir tudo o que podemos fazer por você e não se esqueça que você pode contar conosco para o seu negócio ir cada vez mais longe com suas vendas.

Baixe grátis o super app PagBank