Resumo do texto
- O que é faturamento e para que ele serve?
- Aprenda a diferenciar receita, faturamento e lucro;
- Veja como calcular quanto seu negócio fatura no ano.
O faturamento é crucial para o sucesso do seu negócio. Isso porque ele mostra o valor total recebido pela venda de produtos ou serviços, pois é um importante indicativo na análise da saúde financeira da empresa.
Apesar de parecer simples, é importante entender o que é o faturamento, como calculá-lo e o que ele representa em sua gestão. Assim, será possível oferecer descontos sem afetar a lucratividade e aproveitar as datas sazonais, como a Black Friday e o Natal, para manter o caixa positivo.
Aprenda a calcular o faturamento bruto e líquido, e saiba como esses números impactam a gestão do negócio!
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O que é faturamento e para que ele serve?
O faturamento é o total que sua empresa ganha com a comercialização de produtos ou serviços em um período específico. Em outras palavras, é o valor recebido por todas as suas vendas.
Saber como calcular é essencial para compreender a saúde financeira da sua operação, planejar seu crescimento e, principalmente, entender qual o porte do negócio.
É o total faturado que determina se o enquadramento será como pequena, média ou grande empresa. Essa definição vai impactar nos impostos e tributos, como veremos adiante.
Tipos de faturamento
Até aqui, citamos o faturamento como a soma de tudo que o negócio ganhou com as vendas de produtos ou serviços. Mas, é importante entender que existem duas categorias distintas, são elas:
Faturamento Bruto
O faturamento bruto é o valor total ganho, como estamos falando até aqui. Neste cálculo não há qualquer dedução, pagamento de impostos ou despesas.
Para saber quanto é o seu faturamento bruto, basta somar todas as receitas de vendas durante um determinado período.
Por exemplo, se você possui uma loja de roupas e vendeu 100 camisetas a R$50 cada, o seu faturamento bruto seria de R$5.000.
Faturamento Líquido
O faturamento líquido, por outro lado, é o quanto resta após todas despesas da empresa serem pagas, incluindo contas de água e luz, impostos, salários, fornecedores, aluguel, etc.
Ou seja, é o dinheiro que vai estar disponível para investimento no negócio, desde contratação de novos profissionais, até estratégias de marketing digital ou criação de reserva financeira.
Qual a diferença entre receita, faturamento e lucro?
Por mais que estes três termos sejam confundidos com frequência, é importante saber que eles não têm o mesmo significado. Inclusive, receita, faturamento e lucro desempenham papéis diferentes no seu negócio. Vamos entender melhor:
Receita
A receita é o dinheiro total que sua empresa ganha com a venda de produtos ou serviços em um período determinado. A fórmula básica da receita é:
- Receita = Preço de Venda x Quantidade Vendida.
Qualquer dedução de gastos, incluindo despesas operacionais, impostos e custos de produção, é realizada posteriormente para calcular o lucro líquido.
Colocando assim, parece que é igual ao faturamento, certo? Mas eles possuem uma diferença importante. A receita é aquilo que a empresa já tem em caixa.
Faturamento
Como dissemos anteriormente, o faturamento é tudo aquilo que se ganha com as vendas. Mas, quando comparado à receita, ele inclui previsões de ganhos. Ele considera os valores que, futuramente, serão considerados receita.
Por exemplo, negócios que trabalham com vendas consignadas podem ter um determinado faturamento em um período. Porém, a receita será diferente, considerando que alguns itens podem ser devolvidos e aquele valor não entrou no caixa da empresa.
Outro exemplo é a compra parcelada. O empreendedor fatura o valor total, mas a receita vai ser diferente, já que só entrará parte do preço cheio.
Lucro
Por último, o lucro é o valor restante após ter subtraído todas as despesas e custos da operação. É o dinheiro que, de fato, a empresa terá.
Ele é uma métrica essencial para medir o sucesso financeiro do seu negócio. Sua fórmula básica pode ser expressa da seguinte maneira:
- Lucro = Receita – Despesas.
O que o faturamento tem a ver com o regime de tributação da sua empresa?
Como já adiantamos, é o faturamento que determina o regime de tributação da empresa, o que impacta na forma como os impostos serão calculados e pagos.
No caso do Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, o limite de faturamento anual é de até R$81 mil. Isso significa que, se o seu negócio se encaixa nesse valor, seu regime tributário será o Simples Nacional.
Para empresas com faturamento maior, há outras opções de regimes tributários, como o Lucro Presumido e o Lucro Real.
No Brasil, o faturamento máximo para as categorias de MEI, Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e empresas de médio e grande porte funciona assim:
Categoria | Faturamento Anual |
MEI | Até R$ 81 mil |
ME | Até R$ 360 mil |
EPP | De R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões |
Empresa de Médio e Grande Porte | Acima de R$ 4,8 milhões |
Aprenda a otimizar o faturamento da sua empresa
Se o faturamento da sua loja está abaixo do esperado, fique calmo. É possível reverter essa situação seguindo essas 8 dicas que separamos. Confira!
1. Conheça seu mercado
Para que seu empreendimento tenha sucesso, é crucial conhecer o seu ramo de atuação. Isso envolve entender as tendências, principais demandas e preferências dos consumidores.
Como fazer isso? Realize pesquisas de mercado para identificar os desejos do seu público-alvo. Use as informações coletadas para te ajudar a compreender onde estão as oportunidades de melhoria e o que fazer para aprimorar o seu negócio.
2. Entenda sua concorrência
Conhecer os concorrentes, seus produtos e estratégias de preço é vital para definir assertivamente o comportamento da sua empresa. Assim, você identifica oportunidades de diferenciar sua marca das demais e entende quais as melhores áreas para investir no seu negócio.
Como fazer isso? Mantenha-se atento ao que os principais concorrentes estão fazendo, como estão divulgando os produtos, como se comunicam com o público e como agem em datas sazonais. Para isso, utilize as redes sociais e, caso tenham, o e-commerce.
3. Estude o histórico da sua empresa
Olhar para o passado é importante para planejar o futuro. Analisar o histórico de faturamento da sua empresa ajuda a identificar padrões sazonais, períodos de maior demanda, itens que mais vendem e quais fatores influenciaram o desempenho. Assim, é possível se preparar para ciclos de maior ou menor procura.
Como fazer isso? Registre todas as movimentações de vendas, controle de estoque e valores ganhos para poder consultar quando necessário. Utilize programas de automação comercial, como o PagVendas, que te ajudam neste processo.
4. Precifique de forma inteligente
Definir preços muito altos pode afastar a clientela, enquanto preços muito baixos podem prejudicar a lucratividade e passar uma percepção de baixa qualidade. Para encontrar o equilíbrio certo considere os custos, a concorrência e o valor percebido pelos clientes sobre seu produto.
Como fazer isso? Recorra à matemática sempre que necessário. Antes de tudo, saiba qual o custo do produto para não sair no prejuízo, em seguida, some as despesas do negócio e, por fim, analise o mercado para entender como está a precificação de itens similares.
5. Invista em marketing digital
O marketing digital é uma ferramenta poderosa para impulsionar o faturamento. Através de estratégias como mídias sociais, publicidade online e SEO, você pode alcançar um público amplo e direcionado. Isso aumenta as chances de atrair novos olhares e aumentar as vendas.
Como fazer isso? Estude como outras empresas estão usando os canais de marketing e se inspire. Não esqueça, também, de implementar estratégias conforme as datas sazonais. Por exemplo, no Natal, é preciso adaptar o seu site para a data.
6. Explore novos nichos de mercado
Às vezes, a expansão para novos nichos de mercado pode ser eficaz para aumentar o faturamento. Identificar segmentos com demanda não atendida e adaptar seus produtos ou serviços para essas necessidades pode abrir novas fontes de receita.
Como fazer isso? Avalie as necessidades e desejos dos clientes para entender se não há espaço para ir além. Por exemplo, se você vende camisetas de time, pode expandir para a venda de material esportivo, ampliando o nicho de atuação e conquistando novos clientes.
7. Capacite sua equipe de vendas
Vendedores bem treinados e motivados fazem diferença no faturamento. Invista em qualificação para melhorar as habilidades de vendas e conhecimento sobre o produto que estão oferecendo ao cliente.
Como fazer isso? O processo de atendimento no pré, durante e pós venda, impacta não só na conclusão da transação, mas também na satisfação do cliente. Crie roteiros de vendas, defina mensagens padrão para WhatsApp e implemente planos de bonificação para sua equipe.
8. Desenvolva o seu pós-venda
Manter os clientes satisfeitos no pós-venda é essencial para fidelizá-los, e clientes fidelizados voltam para comprar mais! Para isso, demonstre preocupação com a experiência dos consumidores, o atendimento em casos de troca ou devolução e a qualidade dos produtos.
Como fazer isso? Além de preparar a equipe para lidar com as necessidades após a venda, você pode oferecer um programa de fidelidade exclusivo, com oferta de cashback e ofertas de aniversário. Para isso, conte com o ClubePag!
Utilize a Calculadora de Descontos e potencialize seus lucros
Uma das formas de atrair o público é oferecendo descontos. Mas, é importante fazer isso com lógica, especialmente em datas como a Black Friday. Afinal, de nada adianta vender muito se não houver lucro.
Com a Calculadora de Desconto do PagBank, você consegue definir os preços dos produtos de forma eficaz para impulsionar seu faturamento.
Você determina quanto irá de descontar e como essa oferta vai impactar na sua margem de lucro. Veja como é simples usar a Calculadora de Desconto do PagBank:
- Reúna os dados sobre os produtos que estarão em promoção;
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Você pode testar diferentes situações até encontrar um valor que atenda sua margem de lucro esperada. Acesse e use quantas vezes precisar!