Precificação: saiba o que é como aplicar no seu negócio!

Resumo do texto

  • Saiba o que é precificação;
  • Descubra quais os seus principais tipos;
  • Veja como calcular os preços de venda.

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A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio para aumentar o faturamento. No entanto, para satisfazer o desejo dos clientes por ótimos descontos e ainda conseguir sair no lucro, é preciso saber usar a precificação.

Essa estratégia vai ajudar você a gerir seu negócio de maneira mais tranquila, já que ela torna possível oferecer as promoções que seus consumidores querem, sem ficar no prejuízo.

Continue a leitura e entenda o que é a precificação, quais suas vantagens e como aplicar em seu negócio!

O que é a precificação?

A precificação é uma estratégia usada para definir o valor monetário de algo. Ou seja, a quantia que será cobrada do cliente por um produto ou serviço.

Isso é feito considerando diversos fatores, como os custos para produção, demanda do mercado pelo item e preço da concorrência.

Para que serve a precificação?

O objetivo da precificação é encontrar um equilíbrio entre cobrar um preço justo e lucrativo pelo serviço oferecido, ao mesmo tempo em que atende às necessidades e expectativas dos clientes.

Tipos de precificação

Existem duas formas principais de precificação, para produtos ou serviços. Entenda melhor o que é cada uma e como funcionam:

De produtos

Para precificar produtos, você deve considerar alguns fatores, como:

  • Quanto custa para produzi-los ou comprá-los;
  • Quanto as pessoas estão dispostas a pagar;
  • O que os concorrentes estão fazendo.

É possível incluir outros critérios, mas esses são os principais. O foco deve ser definir um valor atraente para os compradores, mas lucrativo para o seu negócio. Esse preço não precisa ser fixo. Ele pode mudar em ocasiões específicas, como na Black Friday.

De serviços

Precificar serviços, por outro lado, é decidir quanto cobrar por um trabalho que você ou sua empresa oferecem. Nesse caso, leve em conta:

  • Custos, como salários e materiais utilizados;
  • Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por isso.

Aqui, também é importante considerar o nível de conhecimento sobre a área. Quanto mais especializado for, mais caro será. Lembre-se de cobrar um preço justo para o cliente, mas que dê lucro.

Assim como na precificação de produtos, também é possível oferecer promoções ou pacotes especiais para atrair mais consumidores, como no Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras datas.

O que é Precificação?

Por que é importante precificar seus produtos na Black Friday?

A Black Friday é a segunda data mais importante no calendário comercial brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.

Desenvolver uma estratégia de precificação é fundamental para atrair mais clientes e aumentar as vendas. Já que assim, você consegue oferecer descontos que chamem a atenção, sem prejudicar o fluxo de caixa do negócio. 

Qual a diferença entre preço e valor?

Preço e valor podem parecer a mesma coisa, mas não são. Veja o significado de cada conceito:

  • Preço: se refere a quantia em dinheiro que você paga por um produto ou serviço. É o número que se vê na etiqueta ou na fatura em uma compra;
  • Valor: é a utilidade percebida ou benefícios que você recebe do produto ou serviço em troca do preço pago.

O valor é algo subjetivo, ou seja, pode variar de pessoa para pessoa. Ele inclui fatores como qualidade, conveniência, durabilidade e satisfação que um produto ou serviço proporciona.

Fatores que influenciam a precificação

Como você viu até agora, existem alguns fatores com influência direta sobre a precificação de uma mercadoria.

Veja quais você deve prestar atenção na hora de construir sua estratégia de Black Friday:

Custo da matéria-prima

O custo da matéria-prima é o primeiro ponto que você precisa avaliar antes de definir um preço. Isso significa o quanto você paga para ter todos os insumos necessários para produzir seu produto ou serviço.

Esses recursos costumam ter seus valores oscilando, ou seja, às vezes estão mais baratos ou mais caros do que o normal. Uma sugestão é fazer a média dos últimos meses para fazer o cálculo.

Negociação com clientes e fornecedores

A negociação com clientes envolve encontrar um acordo que satisfaça as necessidades deles, como preço atrativo, boas condições de pagamento e descontos no valor do frete

Com fornecedores, o foco está em buscar o menor custo com prazos de entrega mais curtos. Ambas negociações são importantes para o sucesso do seu negócio, pois podem impactar o valor final da mercadoria e a satisfação do cliente.

Regime tributário

O regime tributário tem relação com os impostos pagos pela empresa. Portanto, a escolha influencia os custos operacionais, que impactam diretamente na precificação. 

Confira os principais para lojistas no Brasil:

  • Simples Nacional: adequado para micro e pequenas empresas, oferece simplicidade na tributação, com alíquotas unificadas e simplificadas;
  • Lucro Presumido: indicado para empresas que não se enquadram no Simples Nacional, permitindo a tributação com base em uma margem presumida de lucro;
  • Lucro Real: obrigatório para empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões. O imposto é determinado com base nos lucros reais obtidos.

Mudanças no processo de logística

Mudanças no processo de logística afetam a precificação devido aos custos envolvidos. Se ela se torna mais eficiente e barata, as despesas de transporte e armazenamento diminuem, o que permite preços mais baixos ou margens de lucro maiores. 

Por outro lado, se a logística fica mais cara, os custos aumentam. Isso pode levar a preços mais altos para os clientes.

Então: como posso precificar meus produtos?

Agora, chegou o momento de entender como estipular o valor da sua mercadoria. Considere o seguinte:

Custo

O primeiro ponto que você deve ter em mente é o custo total do produto. Para identificar isso, some todos os gastos associados à sua produção, como materiais, mão de obra, impostos, entre outros. Aqui, você também pode incluir uma porcentagem referente ao custo da infraestrutura do negócio, como aluguel do espaço ou hospedagem do site.

Em seguida, adicione a margem de lucro desejada. Por exemplo:

  • Se o custo total é de R$ 50 e você deseja uma margem de lucro de 30% na Black Friday, seu preço de venda será R$ 65 (R$ 50 + 30%);

Isso garante que você cubra seus gastos e ainda obtenha o lucro desejado com cada unidade vendida.

Valor percebido

Para definir o valor percebido você deve entender o quanto os clientes estão dispostos a pagar com base na qualidade, utilidade e percepção do produto ou serviço. 

Faça pesquisas com os clientes com perguntas, como “você considera o valor pago justo?”. Caso você ofereça funcionalidades únicas ou qualidade superior à da concorrência, pode cobrar um preço mais alto, desde que os clientes estejam dispostos a pagar por esses benefícios.

Concorrência

Analisar a concorrência envolve avaliar como produtos ou serviços similares são precificados no mercado. Isso ajuda a entender o que seu público já espera do valor e como o seu negócio pode se diferenciar. 

Dessa forma, você consegue estabelecer preços que atraiam os clientes na Black Friday.

Sazonalidade

Levar em conta a sazonalidade significa considerar variações na demanda ao longo do ano. Por exemplo, roupas de banho podem ter preços mais altos na Black Friday, devido à proximidade do verão, e preços mais baixos no inverno quando a demanda diminui.

Volume

Quando se vende em grande quantidade, é possível reduzir os preços unitários para atrair os consumidores e aumentar as vendas totais. Isso é comum em atacado

Como esse é apenas um dos fatores envolvidos na precificação, é possível encontrar itens com valores mais altos, mesmo quando vendidos em poucas unidades. É o caso do mercado de luxo, que cobra por exclusividade e qualidade.

Como calcular a precificação?

Se estiver preocupado em não conseguir calcular a precificação, fique tranquilo! Veja como fazer isso de maneira simples:

  1. Some todos os custos relacionados à produção do produto ou serviço, como materiais, mão de obra e despesas gerais;
  2. Adicione a margem de lucro desejada (por exemplo, 30%);
  3. Se o custo total do item é R$ 20 e você deseja uma margem de 30%, seu preço de venda seria R$ 20 + 30%, que resulta em R$ 26.

Isso garante que você cubra os gastos e obtenha lucro. Lembre de ajustar o preço sempre que necessário, com base na concorrência e na percepção de valor do cliente.

Como precificar corretamente na Black Friday?

A Black Friday é o momento de reduzir os preços e aumentar as vendas, mas como fazer isso corretamente? Faça o seguinte:

  1. Comece com o valor de custo, ele será o preço mínimo para que você não saia no prejuízo;
  2. Adicione a margem de lucro pretendida, mas lembre-se que, na promoção, ela será afetada. A sugestão é reduzir o quanto você normalmente cobra. Por exemplo, se o lucro é, sempre, de 30%, em datas como a Black Friday, pratique 20%;
  3. Divulgue os descontos para gerar interesse e mostre quanto custava antes e quanto será cobrado com a oferta.

Veja o exemplo:

  • Se o seu produto custa R$ 20 para ser produzido e entregue na sua loja, este é o valor de custo;
  • Imagine que você deseja ter uma margem de lucro de 20%;
  • Assim, o preço de venda deve ser R$ 24.

É importante que você seja honesto com o consumidor. Portanto, não suba o preço algumas semanas antes para, depois, cobrar o valor original. Além de ser crime, faz com que sua marca perca credibilidade com os clientes!

Considere implementar uma política de precificação

Uma política de precificação é um conjunto de diretrizes e estratégias que uma empresa adota para definir os preços de seus produtos ou serviços.

Para implementá-la, você deve definir suas metas financeiras, como aumentar o lucro e a participação de mercado. Lembre também de analisar os custos de produção dos itens e a concorrência.

Nesta política, você pode incluir o custo do frete e de logística e utilizar promoções, como “frete grátis”, para conquistar o público! Se a sua empresa está com dificuldades de reduzir o preço de envio, conte com o Envio Fácil, o serviço de logística do PagBank.

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