Target MarketPhoto Credit: Poster Boy via Compfight (cc)

Atualmente, o marketing é peça fundamental para qualquer negócio, e no e-commerce não é diferente. Um dos assuntos mais estudados por profissionais da área é o mix de marketing, dividido pelo famoso “4Ps”: Produto, Preço, Praça e Promoção. Como estes elementos se apresentam no comércio eletrônico?

Produto

“Produto é a oferta de uma empresa que satisfaz uma necessidade”. É necessário que o produto oferecido satisfaça seu público-alvo em todas as suas necessidades, por isso a construção do mix de produto adequado é fundamental. No comércio eletrônico a estratégia de “Long Tail” (cauda longa) também ajuda muito: você usa carros-chefes, mas também atende demandas periféricas, que seriam impossíveis em lojas físicas. E também pode dar atenção a produtos que atendam a alguns clientes, outros para intermediários, sazonais e os temporários.

Preço

Marketing nada mais é do que trocar benefícios, tanto para o lojista quanto para consumidor. Definir preço não é fácil! Com o mercado extremamente disputado, o preço é a variável de decisão de compra e deve ser definido com muita exatidão. Há 4 fatores que devem ser analisados para determinar preço:

  • Qual objetivo de venda ou lucro?
  • Qual o custo dessa oferta?
  • Existe demanda para esse produto?
  • Como a concorrência trabalha?

Praça

Após definir Produto e Preço, chega a hora de colocar no ar. Como estamos falamos de comércio eletrônico, além de como expor os produtos (clique no link e veja nossos artigos a respeito) é necessário pensar também na entrega – ou seja, em distribuição, armazenagem, logística.

Promoção

O último P, promoção, é a comunicação entre o lojista e o consumidor. No ambiente on-line existem inúmeras maneiras de divulgar um produto: links patrocinados, banners, blogs, compradores de preço, e-mail marketing. O primeiro passo de uma comunicação efetiva é definir qual o público alvo e qual sua verdadeira necessidade. A comunicação quando não é bem planejada pode ser fatal. E com a forte influência das mídias sociais, qualquer erro pode se transformar em uma barreira.

Depois de tudo, conte com o sistema de pagamento mais usado do mercado e use o PagSeguro.

Fonte: http://enext.com.br/blog/

E para você que trabalha diretamente com e-commerce não deixe de se cadastrar no PagSeguro e oferecer aos seus clientes a melhor opção como forma de pagamento. Cadastre-se agora mesmo: